Dietas

Sopa proteica – boa para o inverno, para perder peso e ganhar músculos!

Três receitas deliciosas de excelentes opções para esquentar o inverno e afinar sua cintura

 10 de julho de 2018
9 min de leitura



Muita gente comenta comigo que, no inverno, tem mais dificuldade de comer salada: “Ah, Re, dá vontade de comer algo mais quentinho…”, falam!

Tá certo, eu entendo! Mas, gente, esta comida quentinha não precisa ser sinônimo de enfiar o pé na jaca, né? Não precisa ser um fondue de chocolate com um bilhão de calorias!

Uma alternativa show são as sopas! Elas são supersaborosas, ajudam a emagrecer e, acredite, algumas também auxiliam a ganhar músculos! Ah, e são quentinhas, né?

Para perder peso

Sopas para perder peso

Uma pesquisa publicada no British Journal of Nutrition mostra que, em média, as pessoas que tomam sopa têm pesos corporais mais baixos e cinturas menores do que aquelas que não tomam.

Por quê? Bem, em primeiro lugar, a sopa, que é recheada com vegetais saudáveis, ​​lhe dará uma alta dose de fibras necessárias para aumentar a saciedade e conter a gula.

Segundo, bases de baixa caloria, como água, caldo de legumes e caldo de galinha, fazem das sopas uma das refeições menos densamente calóricas que você pode comer.

Embora existam muitas sopas prontas, aconselhadas para perda de peso e disponíveis nas prateleiras dos supermercados, fazer a sua própria em casa com ingredientes naturais garante que você consiga o máximo possível de tudo o que ela nos traz de bom: vegetais, carnes magras e grãos nutricionalmente densos. Além disso, você reduz o consumo de sódio, de produtos químicos e de quaisquer ingredientes menos saudáveis que sempre estão presentes nas comidas industrializadas.

Outra vantagem das sopas é que elas são moleza para preparar, né? Basta combinar os vegetais e proteínas em uma panela grande e depois congelar o que sobrar. E, sempre que quiser, é só reaquecer para uma refeição rápida e saudável.

Mas é bom lembrar que, se o objetivo for perder peso, não é qualquer sopa que rola, hein? Ela tem que ser leve e nutritiva para que você elimine os quilinhos extras sem perder a vitalidade. Existem algumas medidas básicas para quem quer chegar a essa receita: trocar o carboidrato simples (batata, macarrão) pelo complexo (cará, grãos, verduras) e evitar o excesso de gordura (creme de leite, bacon), além de apostar um pouco mais na proteína magra (carne sem gordura, frango, quinoa, cogumelo).

Outra coisa que pode dar um up no sabor e na cintura é juntar um ingrediente termogênico (gengibre, pimenta); assim, a sopa também ajudará a acelerar o metabolismo, dando um empurrãozinho a mais para você emagrecer em pleno inverno!

Para ganhar músculos

Já vimos que uma sopa proteica, preparada com ingredientes nutritivos e com baixa quantidade de carboidratos simples, auxilia na perda de peso e proporciona a sensação de saciedade, certo? Mas você sabia que uma dieta baseada em sopa proteica é uma excelente opção não apenas para quem deseja emagrecer, mas também para quem quer ganhar massa muscular?

Isso mesmo! Se você fizer uma sopa com uma quantidade extra de proteína manterá o metabolismo mais acelerado, evitará o acúmulo de gorduras e ainda poderá ganhar músculos.

Não acredita? É sério, a sopa de proteínas é uma das mais incríveis alternativas da nutrição funcional para fortalecer os músculos, facilitar a queima de gordura corporal e proporcionar saciedade de forma natural, saudável e, claro, extremamente saborosa!

Versáteis e saborosas

As sopas oferecem, dentre as receitas mais tradicionais, uma variedade interessante de possibilidades para deixarmos a refeição ao nosso gosto. Por isso, as proteínas podem fazer parte tranquilamente do prato, desde que tenhamos atenção às calorias e gorduras. Presentes em todas as células e tecidos que formam as estruturas do nosso corpo, as proteínas, quando consumidas de forma correta, são fundamentais para  estimular o crescimento dos músculos e repará-los, quando danificados.

Legumes, caldo e frango são os ingredientes básicos de uma sopa proteica. Os vegetais incluem dente de alho, cebola, cenoura, aipo, abobrinha e tomates, por exemplo. Para o componente proteico, pedaços de frango desossados ​​e sem pele, ou carne magra, cortados em pequenos pedaços e temperados com sal e pimenta são uma excelente opção.

E olha só: pra você não ter desculpa, seguem três receitas matadoras de sopa para emagrecer e ganhar músculos!

Sopa de legumes e frango

Sopa de legumes e frango

Ingredientes

– Filé de peito de frango com baixo teor de gordura

– 1 xícara de cevada, perolizada, cozida
– Duas cenouras cruas
– Um caule médio de aipo, cru
– Duas colheres de sopa de cebola picada, crua
– Uma colher de sopa de alho picado
– Tomilho fresco
– Salsinha
– Caldo de galinha
– 1 xícara de água
– Uma pitada de sal
– Pimenta preta

Modo de fazer

Corte o frango em cubos pequenos. Em uma panela funda, aqueça caldo de galinha, água, cubos de frango, tomilho, salsa e alho picado. Enquanto isso, preparar legumes: pique cebola, aipo e cenoura. Adicione legumes e cevada à panela, deixe ferver e reduzindo o fogo. Cubra e cozinhe por 30 minutos ou até que o frango esteja cozido.Quando o frango estiver macio, adicione sal e pimenta para ajustar o tempero.

Sopa de lentilha com músculos

Sopa de lentilha

  • 1/2 colher (sopa) de óleo de girassol
    · 1 cebola pequena picada
    · 1 dente de alho amassado
    · 2 pratos (sobremesa) de couve-flor
    · 1/4 de pimenta dedo-de-moça picada sem a semente
    · Sal a gosto
    · 1 litro de caldo de carne (adicione 500 ml de água e aqueça)
    · 200 g de músculo cozido, em cubos
    · 1 concha de lentilha cozida
    · 6 folhas de couve em tirinhas
    · 1 colher (sobremesa) de azeite extravirgem (ou semente de girassol sem sal)

Modo de fazer

Em uma panela funda, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho. Junte a couve-flor, a pimenta,  o sal e refogue por mais 10 minutos, acrescentando aos poucos o caldo misturado com a água. Espere amornar e bata no liquidificador. Volte o caldo para a panela, junte o músculo, a lentilha e a couve. Cozinhe por 5 minutos. Adicione o azeite no final do preparo. Dá para congelar em porções individuais.

Sopa de grão de bico

Sopa de grão de bico

Ingredientes 

  • 1/2 cebola grande picada
    • 1 dente de alho amassado
    • 4 filés finos de frango cortados em tiras (ou cubos)
    • 1 cenoura sem casca cortada em cubos
    • 1 xícara (chá) de nabo cortado em cubos
    • 1 xícara (chá) de vagem picada (ou ervilha fresca)
    • 1/4 de repolho cortado em tiras (ou 4 folhas de couve)
    • 1/2 tomate sem pele cortado em cubos
    • 2 colher (sopa) de cebolinha picada
    • 1/2 talo de salsão picado (use 2 folhas inteiras)
    • 1 xícara (chá) de grão-de-bico cozido al dente
    • Sal, pimenta-do-reino, curry e salsa picada a gosto
    • 1 litro de água fervente
    • Salsa ou coentro (para decorar)

Modo de fazer

Em uma panela funda, refogue a cebola e o alho com 2 colheres (sopa) de água (ou mais, se necessário). Coloque o frango, um pouco de sal e pimenta-do-reino e refogue até o frango ficar branco. Adicione a cenoura, o nabo, a vagem e o repolho e refogue. Junte o tomate e refogue por mais alguns minutos. Acrescente o salsão, o grão-de-bico, os temperos e a água fervente aos poucos (2 conchas a cada 2 minutos, até terminar a água). Tampe e cozinhe em fogo baixo por cerca de 30 minutos. Ajuste o sal e sirva com o coentro (ou salsa). Congele as outras porções.

Bom,  é isso! E uma coisa é certa, né? Se você quer perder peso, a inserção da sopa proteica na sua dieta deve vir acompanhada de uma reeducação alimentar e atividades físicas, para que os resultados sejam mais eficientes, e o emagrecimento ocorra de forma saudável. E o mesmo para quem quer ganhar músculo! É o que eu sempre digo, não existe forma mágica ou atalho para um corpo dos sonhos! Só muita dedicação, disciplina e reeducação alimentar!

Leia também:

Extima promove o ganho de massa e a diminuição da gordura corporal
Dicas e dieta para ganhar massa magra
Como ganhar massa e definir o seu corpo

Busque seu propósito. Deixe seu legado.
Rê Spallicci