Dietas

Suco de uva emagrece e seca a barriga!

Você sabia que o suco de uva tem diversas propriedades benéficas para o corpo, desde auxiliar na prevenção às doenças cardíacas até ajudar a conseguir aquela barriga chapada?

 6 de julho de 2017
9 min de leitura

Suco de uva - emagrece e seca a barriga

Um dia desses, eu estava assistindo a um programa de televisão e vi uma reportagem que falava das propriedades do suco de uva como um importante auxiliar na perda de peso e para secar barriga! Wow! Eu pensei! Que demais! Algo saudável, que é supergostoso e que ainda ajuda a deixar a barriga chapada! Preciso saber mais sobre isso!

Fui, então, pesquisar mais a respeito do  tema e buscar informações e literaturas sobre o assunto e percebi que, realmente, há diversos estudos que comprovam não só essas propriedades do suco de uva, como muitas outras mais!E é o fruto (sem trocadilho rs) dessa minha pesquisa que vou compartilhar agora com vocês! Vamos nesta?

Porque ajuda a perder pesoSuco de uva - Emagreça com o suco fitness

Deixemos  claro que o suco de uva entra como um complemento em uma dieta de redução de peso e não como algo milagroso que vai fazer você perder peso só de bebê-lo, sem nenhum outro plano alimentar equilibrado. Tomar suco de uva e comer uma pizza quatro queijos inteira e três brigadeiros de colher para acompanhar não vai fazer você diminuir na balança, isso é certo! Rs. Mas, se estiver com uma dieta de baixas calorias, ele pode ser um importante parceiro por dois principais motivos.

Em primeiro lugar, a frutose (açúcar presente nas frutas) que há no suco de uva  ajuda a diminuir a sua vontade de doces e vai lhe dar energia suficiente para que possa treinar com qualidade. E a segunda razão é que o suco de uva auxilia na diminuição do  apetite! Além disso, ele possui alta dose de Vitamina C que também é essencial para equilibrar seus níveis de energia e manter a fome controlada.

Já sobre a barriga chapada, um estudo realizado no Centro Universitário Metodista (IPA) de Porto Alegre (RS) comprovou que o suco ajuda, sim, a diminuir a circunferência abdominal.

Os pesquisadores acompanharam, durante 30 dias, voluntários que consumiram dois copos de 200 ml da bebida, e todos reduziram peso e a circunferência abdominal, além do colesterol ruim, sem alterar os níveis de glicose e triglicerídeos. E, nesse caso, os voluntários mantiveram a alimentação padrão naquele período!

Bom também para o coração e para a pele

Suco de uva - Veja os benefícios da frutaAlém do benefício da perda de peso, vários estudos concluíram que o suco de uva é altamente eficaz para prevenir doenças do coração. Você já deve ter ouvido falar que beber uma taça de vinho diariamente faz bem ao coração, não é?Isso é verdade, já que o vinho contém resveratrol, um antioxidante excelente para a nossa saúde. Porém o vinho também tem álcool, inimigo número um de qualquer dieta. Já o suco de uva contém  as mesmas propriedades do vinho, sem os malefícios do álcool e com quantidades de resveratrol muito significativas para aumentar o colesterol bom e diminuir o colesterol ruim!

Outra vantagem da bebida é que ela age como antioxidante que protege nosso corpo contra os efeitos nocivos da radiação UV e o envelhecimento, deixando a pele mais jovem e bonita.

Isso de dá porque o mesmo resveratrol, que ajuda a afastar as doenças do coração, tem a capacidade de melhorar e também aumentar o tempo de vida das células. Como o suco de uva nos faz comer menos, ativamos um conjunto de proteínas que se chamam sirtuínas, diretamente associadas à longevidade, porque reparam as células e as protegem dos radicais livres.

Veja aqui uma super receita de sopa detox!

Qual suco é o mais indicado

A primeira opção é fazer o suco de uva de forma caseira! Algo superfácil e barato, conforme a receita abaixo. Mas, se você preferir comprar o suco já pronto, opte sempre pelo suco integral que é aquele vendido em garrafinhas de vidro, sabe?

Suco de uva - como fazer ? O produto pode ser encontrado em supermercados e você deve conferir no rótulo se ele é realmente integral, orgânico e deve ser, preferencialmente, tinto, tendo uma cor roxa bem escura. Esse suco é diferente do suco de uva em caixinha, porque ele leva a uva integralmente, com casca e semente, que é onde se concentram  os maiores nutrientes da fruta. Além disso, o líquido passa por um processo no qual a sua temperatura é elevada a cerca de 80°C, produzindo, assim, mais moléculas antioxidantes.

Um copo de suco de uva integral tem mais ou menos 140 kcal. Já um copo de suco light de caixinha pode apresentar apenas 70 kcal. Se você fizer essa comparação, o de caixa engorda menos, porém, seus aditivos químicos e conservantes geram inflamação e intoxicam as células, o que faz o metabolismo ficar mais lento e a ganhar gordura. Já o suco integral é rico em antioxidantes e anti-inflamatórios e tem efeito contrário: estimula a célula para não gerar gordura.

 

Como consumir

O ideal é tomar o suco de uva sempre meia hora antes das refeições principais e sozinho. Se tomar junto com o almoço, por exemplo, ele vai demorar para ser digerido, e esse processo vai gerar gases.

A quantidade indicada é de um copo de suco de uva integral por dia, ou seja, se você optar por diluí-lo em água, isso representará em torno de três copos por dia. Mais do que isso, já não é indicado. Ah! E  o bom mesmo é tentar tomar sem açúcar!

Suco de uva - Veja os benefícios do suco de uva

 

Dieta de desintoxicação do suco de uva

A desintoxicação, como o nome sugere, é um processo pelo qual toxinas ou substâncias venenosas são removidas do corpo. Basicamente, significa uma limpeza do sangue. Ao eliminar as toxinas e, em seguida, alimentar seu corpo com nutrientes saudáveis, a desintoxicação pode ajudar a protegê-lo de muitas doenças e renovar sua capacidade de manter a saúde ideal.

E o suco de uva se apresenta como um indutor desse processo, auxiliando a eliminar as toxinas produzidas no corpo todos os dias e que precisam ser excretadas.

A desintoxicação, usando uvas, é feita consumindo apenas água e uvas por determinado período. As uvas contêm oligómeros procianidólicos (PCOs) que atuam como antioxidantes. PCO é o flavonoide que dá cor, suculência e sabor às uvas. Portanto, as uvas mais escuras possuem maior propriedade antioxidante e melhor efeito de desintoxicação.

O alvo da desintoxicação pelos antioxidantes são os radicais livres presentes nas toxinas e outras substâncias venenosas que entram em nosso metabolismo, por meio de várias fontes.

 

Como funciona o processo detox

Alguns dias antes do processo de desintoxicação, é preciso manter uma dieta saudável e leve, com base em saladas, evitando alimentos com alto teor de colesterol. Isso prepara o corpo para o processo de desintoxicação.

Ao entrar efetivamente no processo, deve-se consumir as uvas a cada duas a três horas, chegando ao limite de dois quilos de uvas. Além das uvas, deve-se tomar bastante água, porque é ela que promove várias reações bioquímicas no corpo, as quais vão ajudar o processo de desintoxicação.

Além do consumo da fruta in natura, outra opção é o nosso astro do dia, o suco de uva, do qual podemos consumir até oito copos por dia.

Os benefícios do processo detox

  • A desintoxicação ajuda a prevenir doenças crônicas, como distúrbios neurológicos e cardíacos, e cânceres.
  • As toxinas interferem no funcionamento normal do corpo e causam problemas como dor, fadiga e depressão. Um corpo livre de toxinas funciona mais suavemente e resulta em uma melhor qualidade de vida.
  • Muitas toxinas são acumuladas devido a hábitos alimentares irregulares e pouco saudáveis. Essas toxinas são acumuladas nas células de gordura ou adipócitos. A desintoxicação ajuda na perda de peso, além de remover toxinas do corpo.
  • Uma vez que o funcionamento do órgão do corpo é interdependente, o mau funcionamento de um órgão afeta todos os outros.
  • As toxinas tendem a causar distorções nos processos de digestão corporal e a criar desequilíbrios hormonais. A desintoxicação ajuda a restaurar a homeostase.

Bom, acho que motivos não faltam para você consumir, com regularidade, o suco de uva, não é? Afinal, quem que não quer ter um metabolismo saudável, uma barriga chapada e uma pele sempre bonita?

Como sempre eu ressalto nos meus textos sobre dietas, essas informações são uma forma de eu  ajudá-lo a entender o que rola pelo mundo em termos de alimentação, por meio de vários estudos que pesquiso! Mas nunca faça nenhum tipo de dieta sem acompanhamento médico e nutricional, certo?

E agora, que tal um suquinho de uva para finalizar?

Tim tim! Saúde

Leia também:

Dieta da abóbora promete resultados rápidos e consistentes

Saiba tudo sobre a dieta alcalina

Como manter uma dieta equilibrada no inverno

Busque seu propósito. Deixe  seu legado.

Rê Spallicci








Fale comigo!
Fale comigo!