ESG

Instituto Pró-Saber: investindo em cidadania e tranformando vidas

Renata Spallicci visita o Pró-Saber SP para realizar a entrega dos pacotes de leite arrecadados no Fit do Bem e conversa com os adolescentes do projeto!

 23 de outubro de 2016
8 min de leitura

Doações para o Pró-Saber

Hoje quero compartilhar com vocês uma experiência incrível que vivi na quinta-feira da semana passada!

Sabe estes dias que fazem tudo valer a pena?

Dias e mais dias de trabalho, noites sem dormir, nervoso, julgamento, medo de falhar e tudo mais que eu senti enquanto nascia o Fit do bem?

Este foi um dia destes!!!

Fui recebida com muito carinho na ProSaber para um bate-papo com a turminha dos adolescentes e entrega das doações do Fit do Bem!

Pense numa idade que eu amo! Se há uma faixa etária com a qual me dou bem é a dos adolescentes. Eu vibro com aquele brilho no olhar que eles têm, o senso de urgência, certa arrogância de quem “acha que sabe” o que quer, enfim, eles são sempre uma turma alegre e divertida. Acho que curto tanto porque de alguma forma me sinto meio adolescente até hoje, e não quero perder este meu lado meio menina meio mulher nunca!!! Esta capacidade que eu tenho de me juntar e me misturar com eles que adoro demais!!!

E foi exatamente com a galerinha dessa idade, entre 12 e 17 anos, que eu tive a oportunidade de ter um bate-papo onde eu aprendi horrores com eles, e estou até agora com saudades daquela turminha!!!

O Pró-Saber-SP já é um velho conhecido para aqueles que acompanham meu site, mas, se você ainda não o conhece, vou contar um pouquinho sobre essa maravilhosa instituição. O Pró-SaberSP fica na comunidade de Paraisópolis e leva educação de qualidade para crianças e adolescentes. Eu os conheci há pouco tempo quando estava mapeando trabalhos sociais bacanas existentes ali em Paraisópolis e, desde que os visitei pela primeira vez, me apaixonei pela seriedade e qualidade do projeto.

A comunidade de Paraisópolis é uma das maiores de São Paulo e fica encravada no bairro do Morumbi, um dos mais luxuosos do Brasil. Creio que poucos lugares em São Paulo evidenciam tanto a desigualdade de nosso país como essa região!!

renata-evento-2

Não foi à toa, então, que eu os escolhi como uma das entidades beneficiárias do Fit do Bem, e essa visita da semana passada teve exatamente a ver com isso: fui entregar os pacotes de leite em pó que arrecadamos no nosso evento de estreia do Fit do Bem, realizado em 9 de outubro e presenteá-los com kits do bem!

renata-evento-3

E foi assim, sentada no chão daquela sala, cercada por olhinhos brilhantes, que percebi quantos sonhos estão ali naqueles coraçõezinhos esperando uma oportunidade para se tornarem realidade!

Foi uma conversa mais leve, informal e deliciosa!

Eu contei um pouco sobre minha experiência como executiva e como atleta fitness, focando sempre na necessidade de buscar formação, do esforço para alcançar resultados, dedicação e disciplina.

Sem fazer aquele papo de “tia chata” (afinal com meus 35 anos, mesmo me sentindo uma adolescente, lembro muito bem que quando tinha a idade deles achava as pessoas de 30 velhas….!!! Rs) , fui falando sobre valores, propósito, a importância de buscarmos nossos sonhos e, principalmente, mostrando que na vida nada vem fácil ou cai do céu, e cabe a nós batalharmos pelo legado que queremos deixar e como queremos ser lembrados após a nossa partida.

renata-evento-4

Por mais que eles tenham uma situação socioeconômica muito diferente da minha, eu quis mostrar que as oportunidades aparecem para todos, e o segredo é estar preparado para agarrá-las e ter força para superar as dificuldades que surgirão ao longo da vida.

Contei que na idade deles eu sofria MUITOOOOOOO bullying por ser gordinha e ter o cabelo cacheado o que me trouxe o apelido que eu odiava: Bob Marley.

Naquela época, nunca podia imaginar que hoje seria uma atleta fitness, disputando uma competição em uma categoria chamada “Divas”! E que isso só foi possível porque eu não desisti, porque tive foco e muita vontade de correr atrás daquilo que sempre quis.

renata-evento-5

Também brinquei com o fato de que aquela Nerd que alguns playboyzinhos discriminavam hoje esta muito melhor do que muitos deles que se achavam no direito julgar ou discriminar as pessoas.

Sei bem, e já senti na pele o que é sofrer bullying e por isso fiz questão de compartilhar estas experiências com eles, para que, caso algum deles esteja passando por isso, saiba que tudo pode se transformar drasticamente se nós verdadeiramente quisermos!

Foi megabacana, pois, conforme fui contando minha trajetória, vi os olhinhos deles brilharem e eu senti que, de alguma forma, consegui plantar ali uma sementinha! Como eu os presenteie com os kits do Fit do Bem, e nele há uma pulseira com o meu mote, busque seu propósito, deixe o seu legado, eu combinei com eles que deveriam usá-la no pulso esquerdo e que sempre que passassem por alguma dificuldade olhassem para a pulseira e lembrasse da nossa possibilidade de sempre conseguirmos a superação!

As meninas me perguntaram muito sobre a questão da mulher como executiva, e isso deu a chance de falar também sobre empoderamento feminimo, das causas da mulher… e percebi que elas curtiam muito! É claro que também teve o tempo para o papo de garotas e falamos sobre cílios, alimentação, cabelos, maquiagem, etc. Nem gosto né???! Rs

Também rolou um pique-nique top na área externa, maaaaasssssss eu precisei manter o foco no WBFF! Com sonho não se brinca!!!

renata-evento-6renata-evento-7

E o mais legal em um bate-papo como esse é que, por mais que eu saiba que possa tê-los inspirado, eu sempre tenho a certeza de que mais aprendi do que ensinei. Como é gostoso ouvir as histórias e as percepções sobre o mundo deles e poder contribuir de algum modo para que possam buscar um caminho melhor!

Tive a honra de conhecer a Maria Cecília que é a idealizadora e diretora geral do Pró-Saber SP, a quem tenho extrema admiração e fiquei muito grata pelo carinho e oportunidade!

renata-evento-8

Agradeco também a queridíssima Nat (Nathalia Gonçalves), que é meu contato mais direto na instituição, e que é uma fofa, e a todos os coordenadores do projeto que me receberam tão bem!!! Vocês são Tops demais! Mega admiração!

renata-evento-9

Saí de lá certa de que quero muito estreitar meus laços com o Pró-Saber SP, porque instituições como esta merecem todo o nosso apoio e respeito.

E na certeza absoluta de que o Fit do bem esta só começando! Que ainda podemos fazer muito para ajudar as pessoas, levando esperança, autoconhecimento, esporte, saúde e acima de tudo contagiando com alegria!

Minha mente incansável e insaciável saiu de lá cheia de planos! Já estou num grupo no whatsapp com a Nat e Maria amadurecendo muitas ideias bacanas!

Vem você também! Fit do bem!

PS: Turminha em breve estarei ai novamente!!!

 

Leia também:

Instituto Pró-Saber quer criar pessoas mais sensíveis e capazes de transformar seu mundo e o mundo a sua volta

Uma tarde de esperança no Pró-Saber SP

Espalhando a semente do Fit do Bem

Fit do bem: vem você também 

Busque seu propósito. Deixe  seu legado.

Rê Spallicci