ESG

Plataforma Engaja Brasil conecta empresas e organizações sociais

Plataforma Engaja Brasil será lançada amanhã para trazer conexão entre empresas, pessoas e instituições sociais.

 28 de março de 2016
6 min de leitura

Plataforma Engaja Brasil conecta empresas e organizações sociais

O Brasil passa por um dos momentos mais conturbados de sua história com uma crise moral e ética afetando todos os poderes da república. Isso acaba nos levando a uma onda de descrença no País e nas instituições, o que mina a nossa esperança por um futuro melhor. Mas há pessoas que ao invés de reclamarem da falta de perspectiva, preferem se perguntar: o que todos nós podemos fazer pelo Brasil agora? E Cristiane Motta de Almeida é uma dessas personagens que preferiu arregaçar as mangas e batalhar por dar sua contribuição ao País. Ela acaba de lançar o Engaja Brasil, uma plataforma de engajamento social que visa à construção coletiva de uma sociedade justa e responsável.

Com lançamento nacional que ocorrerá amanhã, dia 30 de março, no 9º Congresso do GIFE (Grupo de Institutos Fundações e Empresas), o Engaja Brasil tem como missão engajar e conectar pessoas, empresas e organizações da sociedade civil em causas sociais de impacto, por meio da tecnologia e de forma inovadora, viabilizando maior captação de recursos e transformação social efetiva.  “A ideia é que sejamos um local no qual empresas e pessoas que queiram investir em engajamento social possam encontrar institutos e associações que realmente proponham ações relevantes e idôneas”, revela.

Por trabalhar com recursos financeiros e não financeiros, a Engaja Brasil possibilita amplo engajamento social. Com foco principal no terceiro setor, aproxima as pessoas e as empresas das organizações da sociedade civil, dando visibilidade aos projetos e direcionando recursos para aqueles que, comprovadamente, geram impacto social.

A plataforma está alinhada com os 17 ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), agenda mundial divulgada pela ONU em setembro de 2015, com metas até 2030. Pessoas, empresas e organizações da sociedade civil interagem em função dos ODS, com que se identificam, e colaboram para a sua implementação.

Outra vantagem da plataforma é que ela apresenta quantidade e diversidade de projetos sociais (com ou sem incentivo fiscal) a serem escolhidos pela Empresas. “As empresas conseguem fazer a escolha dos projetos com agilidade, a partir de editais padronizados de projetos, potencializando o uso dos incentivos fiscais. Além disso, trabalhamos com programas de engajamento dos funcionários em projetos  voluntários que possibilitem melhorias em comportamento e habilidades dos profissionais envolvidos”, revela Cristiane.

Por só conter instituições que passam por todo um processo de seleção para entrarem no banco de plataforma, a Engaja Brasil proporciona transparência quanto ao impacto social dos recursos doados, propiciando o acompanhamento tanto da empresa como por parte dos funcionários. “Todos os empreendedores sociais cadastrados na Engaja Brasil passam por um crivo contábil e jurídico. E, além da transparência, seus projetos precisam prever impacto social e interesse público”, complementa Cristiane.

Em busca de um sonho

A concretização do Engaja Brasil é um sonho que Cristiane começou a construir há pouco mais de dois anos, quando deixou o mundo corporativo para se engajar no terceiro setor.  “Senti que eu precisava fazer algo que fizesse sentido para o mundo. Foi quando resolvi criar a Improve Up, uma empresa que nasceu com o propósito de atuar no fortalecimento da gestão estratégica e financeira das organizações da sociedade civil, visando seu crescimento sustentável, para que juntos possamos contribuir para uma sociedade mais justa e sustentável. Ao começar me dedicar  mais fortemente  a esse segmento, senti a necessidade de um local que proporcionasse  maior conexão entre quem quer ajudar e instituições que precisam de apoio, e assim, nasceu a Engaja Brasil ”, revela Cristiane.

A Engaja Brasil trabalha em parceria com a Atados, outra plataforma de conexão, mas que é   voltada a incentivar o voluntariado. “A ideia é que a pessoa física ou jurídica possa colaborar, ou financeiramente, por meio da Engaja Brasil, ou com o seu tempo, por meio da Atados. O importante é que as pessoas se engajem e ajudem na construção de um país melhor e mais justo para todos”, finaliza Cristiane.

São pessoas como Cristiane e iniciativas como o Engaja Brasil que nos faz ter a certeza de que, apesar das dificuldades e obstáculos que encontramos no caminho, temos um país repleto de oportunidades e de coisas das quais podemos nos orgulhar! E você, o que você pode fazer pelo Brasil agora?

renata-cris1

Cristiane Motta de Almeida é idealizadora e co-fundadora da Engaja Brasil. Também fundadora da Improve-up Gestão Institucional.

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Mackenzie, Pós-Graduada com MBA Executivo Internacional em Gestão Empresarial pela FGV/SP e Ohio University e Pós-Graduada em Administração para Organizações do Terceiro Setor pela FGV/SP. Possui também cursos de especialização em Controladoria pela FGV/PEC e IFRS/CPC pelo FIPECAFI. Carreira iniciada em Big Four de Auditoria e experiência consolidada de mais de 23 anos como Executiva Financeira nas áreas administrativo-financeira, planejamento e controladoria de Empresas nacionais e multinacionais, inclusive Instituto Empresarial.

 

Para conhecer mais sobre a Engaja Brasil acesse:

https://www.facebook.com/EngajaBrasil

Quer conhecer mais sobre a Atados?

http://renataspallicc.wpengine.com/bem-viver/plataforma-atados-possibilita-escolher-acoes-de-voluntariado/

Quer saber como escolher uma ação de voluntariado?

http://renataspallicc.wpengine.com/bem-viver/como-escolher-uma-acao-de-voluntariado/ 

Busque seu propósito. Deixe  seu legado.

Rê Spallicci