ESG

Como escolher uma ação de voluntariado?

Em meio a muitas entidades e associações, como escolher uma para a realização de trabalho voluntário? A resposta está na sua identificação com uma causa, seu tempo disponível ou até mesmo uma habilidade que possui.

 29 de setembro de 2015
3 min de leitura



Já pensou em realizar alguma ação voluntária mas não sabe por onde começar? Tem vontade de colaborar com alguma entidade, mas não sabe qual e nem como? Realmente, o número de Organizações Não Governamentais (ONGs) e de associações que prestam auxílio e realizam trabalhos sociais é enorme, e a carência por ajuda se dá na mesma proporção.

Como fazer para saber qual a melhor forma para colaborar?

A primeira pergunta que você deve se fazer ao intencionar realizar um serviço voluntário é saber qual a causa que mais lhe toca. Prefere uma causa que envolva crianças, idosos, animais, que promova a educação, a saúde ou a melhoria do meio ambiente? Sua resposta a essa questão já será um grande direcionador para sua escolha.

Assim, respondida esta primeira pergunta, você pode escolher outros filtros, como localização e possibilidade de trabalhos no tempo que você possui disponível. Há até mesmo ações que podem ser realizadas à distância.

Muitas pessoas preferem participar de uma ação na qual ela possa contribuir com alguma habilidade que possui. Por exemplo, você é fera em informática? Procure uma entidade na qual seus serviços poderiam ser úteis. Ou então, é fotógrafo? Muitas associações precisam registrar suas ações, e esta pode ser uma boa forma de colaborar.

Outro fator que deve ser levado em consideração na escolha é optar por um local onde haja um grupo de voluntários com o qual você se identifique. Afinal, fazer as coisas entre amigos é sempre mais prazeroso.
Uma opção para lhe ajudar na escolha é a Plataforma Atados (www.atados.com.br), um site com mais de 200 ONGs cadastradas e que é uma excelente ferramenta para lhe ajudar a escolher a entidade que mais lhe agrada. (conheça mais sobre a Atados clicando aqui).

logo_atados

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E o mais importante! Voluntariado não tem nada a ver com obrigação, com coisa chata, triste ou motivada por sentimento de culpa. Voluntariado é uma experiência espontânea, alegre, prazerosa e gratificante. O voluntário doa sua energia, tempo e talento, mas ganha muitas coisas em troca: contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidades de viver outras situações, aprender coisas novas e a satisfação de se sentir útil e de ajudar na construção de um mundo melhor e mais justo!

Leia também: 

Plataforma EngajaBrasil conecta empresas e organizações sociais 

Fit do Bem – Vem você também

Instituto ProSaber quer criar pessoas mais sensíveis e capazes de transformar seu mundo e o mundo a sua volta

Mais felizes e com mais oportunidades

Uma vida dedicada a educação 

Busque seu propósito. Deixe  seu legado.

Rê Spallicci