ESG


3 min de leitura

Como escolher uma ação de voluntariado?

Em meio a muitas entidades e associações, como escolher uma para a realização de trabalho voluntário? A resposta está na sua identificação com uma causa, seu tempo disponível ou até mesmo uma habilidade que possui.

 29 de setembro de 2015

Já pensou em realizar alguma ação voluntária mas não sabe por onde começar? Tem vontade de colaborar com alguma entidade, mas não sabe qual e nem como? Realmente, o número de Organizações Não Governamentais (ONGs) e de associações que prestam auxílio e realizam trabalhos sociais é enorme, e a carência por ajuda se dá na mesma proporção.

Como fazer para saber qual a melhor forma para colaborar?

A primeira pergunta que você deve se fazer ao intencionar realizar um serviço voluntário é saber qual a causa que mais lhe toca. Prefere uma causa que envolva crianças, idosos, animais, que promova a educação, a saúde ou a melhoria do meio ambiente? Sua resposta a essa questão já será um grande direcionador para sua escolha.

Assim, respondida esta primeira pergunta, você pode escolher outros filtros, como localização e possibilidade de trabalhos no tempo que você possui disponível. Há até mesmo ações que podem ser realizadas à distância.

Muitas pessoas preferem participar de uma ação na qual ela possa contribuir com alguma habilidade que possui. Por exemplo, você é fera em informática? Procure uma entidade na qual seus serviços poderiam ser úteis. Ou então, é fotógrafo? Muitas associações precisam registrar suas ações, e esta pode ser uma boa forma de colaborar.

Outro fator que deve ser levado em consideração na escolha é optar por um local onde haja um grupo de voluntários com o qual você se identifique. Afinal, fazer as coisas entre amigos é sempre mais prazeroso.
Uma opção para lhe ajudar na escolha é a Plataforma Atados (www.atados.com.br), um site com mais de 200 ONGs cadastradas e que é uma excelente ferramenta para lhe ajudar a escolher a entidade que mais lhe agrada. (conheça mais sobre a Atados clicando aqui).

logo_atados

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E o mais importante! Voluntariado não tem nada a ver com obrigação, com coisa chata, triste ou motivada por sentimento de culpa. Voluntariado é uma experiência espontânea, alegre, prazerosa e gratificante. O voluntário doa sua energia, tempo e talento, mas ganha muitas coisas em troca: contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidades de viver outras situações, aprender coisas novas e a satisfação de se sentir útil e de ajudar na construção de um mundo melhor e mais justo!

Leia também: 

Plataforma EngajaBrasil conecta empresas e organizações sociais 

Fit do Bem – Vem você também

Instituto ProSaber quer criar pessoas mais sensíveis e capazes de transformar seu mundo e o mundo a sua volta

Mais felizes e com mais oportunidades

Uma vida dedicada a educação 

Busque seu propósito. Deixe  seu legado.

Rê Spallicci






O Dia da Terra em meio à pandemia ESG

O Dia da Terra em meio à pandemia
Pessoas que transformam: Os social makers e as mudanças de que o mundo precisa ESG

Pessoas que transformam: Os social makers e as mudanças de que o mundo precisa
Um Natal de Paz e Harmonia ESG

Um Natal de Paz e Harmonia
1 2 3 4 5 6 7 8


Open chat
Fale comigo!
Siga nas redes sociais

Política de Privacidade   Contato   Sobre


Open chat
Fale comigo!