Fitness

Agachamento: o exercício mais efetivo para membros inferiores

A personal trainer Luiza Guirra explica o porquê dos agachamentos serem tão importantes para qualquer modalidade de treino.

 17 de janeiro de 2016
2 min de leitura

Agachamento -Como ter pernas lindas e malhadas

Quer fazer um exercício realmente efetivo para seus membros inferiores? Então, não precisa inventar! O agachamento é o mais importante,  não só quando nos referimos à  preparação de alto rendimento, mas também  para estética e até mesmo para o condicionamento do dia a dia.

Isso porque o exercício de agachamento trabalha uma grande quantidade de músculos, como bíceps femural (isquiotibiais), eretores da coluna e abdômen, e é um valioso estimulante na produção de testosterona, o hormônio que age diretamente no processo de construção de músculos no corpo, assim como o hormônio do crescimento.

Além de auxiliar na hipertrofia, o agachamento aumenta o desempenho do atleta em vários  esportes, como futebol, tênis, artes marciais, entre outros.

Um dos mitos dos exercícios de agachamento é que eles podem ocasionar lesões, principalmente nos joelhos, devido ao exercício repetitivo e de alta intensidade. Mas isso realmente não é uma verdade. Quando ele é feito de maneira correta, depois de uma boa quantidade de alongamentos, a possibilidade de lesões é muito pequena. Na verdade, o agachamento bem feito ajuda a fortalecer os tendões e articulações, protegendo-os de lesões dentro e fora da academia.

E existem muitas formas para realizar o agachamento, com os pés afastados (sumô), pés unidos, sobrecarga, velocidade de execução, amplitude de movimento, livre ou barra guiada (Smith). E  quem vai definir qual tipo e quantas repetições são  mais indicadas para o seu treino é o seu preparador ou instrutor.

O importante é respeitar sempre os limites do corpo e realizá-los com segurança e gerar o resultado programado…

Bom treino e até a próxima!

Luiza Guirra

 

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Rê Spallicci








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