Fitness

Prepare-se para o verão apostando nos hábitos saudáveis desde já

Nathalia Califre, nutricionista responsável pela alimentação da Renata Spallicci, dá dicas de como aproveitar o ultimo mês antes do verão para eliminar umas gordurinhas e chegar arrasando na próxima estação.

 10 de novembro de 2016
6 min de leitura

Hábitos saudáveis para o Verão!

Estamos nos meados da primavera e a pouco mais de um mês do verão! Esta é aquela época que está todo mundo querendo recuperar o prejuízo, no famoso “Projeto Verão”.

Verão é quase sempre sinônimo de calor, praia, piscina, roupas mais curtas e muita diversão. Como o corpo fica mais exposto, também é época da gente ficar preocupada com aquelas gordurinhas que vão aparecer no biquíni ou arrependida pelas bobagens que comeu no inverno. Mas Calma! Temos uma boa notícia para você! Ainda dá tempo de dar um gás na alimentação e chegar no verão com o corpo mais em forma! Afinal, nunca é tarde para apostar em uma alimentação e um estilo de vida mais saudáveis.

Segundo a nutricionista Nathalia Califre, sempre é tempo de buscar hábitos saudáveis, bem-estar e qualidade de vida. “O ideal é que a construção diária de um estilo de vida com alimentação balanceada e prática de atividade física seja durante o ano inteiro, mas, em um mês de dedicação, é possível enxugar umas boas gordurinhas e já se sentir melhor para o verão”, comenta.

De acordo com a especialista, para um plano específico de alimentação é essencial levar em consideração a individualidade bioquímica de cada pessoa, para que, assim, a alimentação seja 100% de acordo com os hábitos e necessidades de cada um. Mas há alguns conselhos que a nutricionista recomenda, que são gerais e funcionam para todos.

  • Prefira alimentos de verdade! Folhas, vegetais, frutas, tubérculos e proteínas animais.
  • Evite ao máximo os industrializados, como refrigerantes, bolachas (inclusive as que parecem ser saudáveis, mas não são!), doces, etc.
  • Controle a ingestão dos carboidratos (pães, arroz, batata, massas). Prefira as fontes de vegetais como tubérculos, frutas, legumes!T, Tente, neste mês, passar longe das farinhas, mesmo as versões integrais, sem glúten, etc. Em todas as refeições do dia, tente combinar uma fonte de proteína e uma de carboidrato (Por ex: iogurte desnatado com uma fruta picada). Isso aumenta a saciedade e diminui a resposta glicêmica.
  • Mantenha-se disciplinado, inclusive aos finais de semana.
  • Faça atividade física diariamente.
  • Procure dormir bem.
  • Capriche na hidratação. Mas apenas de água. Passe longe de sucos naturais, com exceção da limonada.

Para quem realiza atividades físicas somente com o intuito de se manter ativo fisicamente e sem buscar uma performance esportiva, Nathalia recomenda que não é necessário direcionar a alimentação com refeições específicas pré e pós-treino. “No entanto, é importante respeitar a necessidade de cada pessoa. Há aquelas  que se sentem bem em se exercitarem em jejum e sem problemas, desde que seja moderadamente. Mas, de qualquer maneira, uma opção saudável, que sempre funciona, é uma porção de fruta ingerida de 30 a 40 minutos antes do exercício”, ensina.

E é claro, muito foco e disciplina, principalmente nos primeiros dias que são sempre os mais difíceis. “Logo o organismo começa a se adaptar e o resultados são motivadores.”

Mas, cuidado! Mesmo que você esteja correndo do prejuízo do inverno e com pouco tempo para entrar em forma, nada de apostar nas dietas da moda sem a ajuda de um especialista! “Elas podem até gerar um resultado imediato, mas, sem um bom acompanhamento, a orientação para a continuidade de uma alimentação, para se levar para a vida inteira, não oferece  uma verdadeira mudança, e a pessoa acaba recuperando novamente todo o peso perdido”, finaliza Nathalia.

Confira abaixo uma dieta sugerida pela nutricionista e se prepare para arrasar no próximo verão!

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Desjejum

Café ou chá sem açúcar

1 a 2 ovos mexidos, cozidos ou poché– adicionar ervas e temperos naturais!

1 porção de fruta

Lanche da Manhã

1 porção de fruta

Almoço – folhas verdes e legumes (de preferências cruas ) à vontade + 1 porção de proteína magra( peixe, frango, porco, carnes) + 1 porção moderada de batata doce ou abóbora ou inhame assados ou cozidos

Lanche da tarde – 1 iogurte desnatado + 1 porção de fruta

Jantar – folhas verdes e legumes (de preferências cruas) à vontade + 1 porção de proteína magra

Agora é só seguir as dicas e a dieta da especialista e estar pronta para ficar ainda mais bonita e, principalmente, mais saudável!

 

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Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci

 

 

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Dra. Nathalia Califre é graduada em nutrição pelo Centro universitário São Camilo. Especialista em nutrição funcional pela Vp consultoria nutricional. Especialista em Fitoterapia pela Vp consultoria nutricional. É membro da sociedade brasileira de nutrição funcional, participa ativamente de congressos e cursos de extensão.Com vasta experiência em atendimento clínico e esportivo, tem como base a individualidade bioquímica nos diversos tratamentos como emagrecimento, desordens estéticas, ganho de massa muscular e saúde em geral.








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