Fitness

Tudo sobre a Arnold Classic South América 2017

De 21 a 23 de setembro, São Paulo foi palco, pela primeira vez, da Arnold Classic South América, e eu estive lá para contar tudinho para vocês!

 27 de abril de 2017
10 min de leitura

Venha saber tudo que aconteceu na Arnold de 2017!!

O último final de semana foi muito especial para mim, pois estive na Arnold Classic South América 2017e pude ver de pertinho o Arnold Schwarzenegger, ao participar da entrevista coletiva de imprensa que ele concedeu na abertura da feira.

Gente! Vocês não estão entendendo! Ele é um superídolo para mim, uma verdadeira referência e estar ali pertinho dele foi mágico! Vi todos os filmes dele, li os livros… enfim, fiquei extremamente honrada e emocionada de estar ali ao lado de uma verdadeira lenda.

E, se já não bastasse ter tido essa oportunidade maravilhosa, toda a experiência do evento foi demais. Passei os três dias lá fazendo uma megacobertura que esta no meu canal do YouTube! E agora, vou contar para vocês o que de mais legal vi e aprendi! Vamos nessa?

 

O que é a Arnold ClassicArnold Classic South America

Se você é apaixonado por fitness ou por fisiculturismo como eu, certamente já conhece o evento! Mas, se você nunca ouviu falar, a Arnold Classic é a maior feira de nutrição esportiva da América Latina. Destinada tanto aos profissionais do setor como ao público em geral, ela atrai milhares de visitantes interessados em conhecer os melhores produtos na linha de alimentação e suplementação para atletas e praticantes de atividade física. E mais, a Expo conta com estandes de empresas fabricantes de equipamentos e acessórios fitness. A Arnold Classic é hoje um evento de alcance mundial. Além da América do Sul e América do Norte, Schwarzenegger ampliou sua área de atuação nos demais continentes, e o evento é realizado também na Europa, Ásia, Oceania e África.

Outra parte muito bacana da mostra são as competições que acontecem ao longo dos três dias de feira. De fisiculturismo profissional e amador ao caratê, passando por luta de braço, pole dance e até pebolim, o encontro reuniu cerca de 10 mil atletas que competiram em 22 modalidades e em diversas categorias, numa verdadeira festa do esporte.

Eu acompanhei algumas provas de fisiculturismo e fiquei realmente impressionada com a qualidade dos atletas que participaram! Como é legal ver o fisiculturismo cada vez mais forte, ainda mais agora que (notícia quente!!!) o esporte passará a integrar os jogos olímpicos! Bom demais!!!

 

Conference

Junto à exposição e às competições, a Arnold Classic conta ainda com a Conference, evento científico voltado para profissionais de nutrição, medicina esportiva, educação física, fisioterapia e atletas, e  já é considerado um dos maiores congressos do segmento no mundo.

Foram mais de 4 mil profissionais no evento técnico e científico que englobou 100 palestras, tendo o foco nas áreas de saúde, alimentação, treinamento e atividade física, apresentando um conteúdo voltado à Nutrição Esportiva, Nutrição Clínica e Preventiva, Nutrição Funcional, Nutrição em Estética, Medicina e o Esporte, Treinamento de Força e Hipertrofia, Treinamento Funcional, Bodybuilding e Gestão de Lojas de Suplementos.

 

Primeira edição em São Paulo

Esta foi a quinta vez que a Arnold Classic aconteceu no Brasil, mas foi a primeira vez que foi realizada em São Paulo, no Transamérica Expo Center.

A mudança, segundo os organizadores do evento, teve por objetivo torná-lo mais continental, tanto que, também pela primeira vez, a feira passou a se chamar Arnold Classic South America, visando atender a todo o continente sul-americano.

Além disso, a maior infraestrutura de São Paulo e a grande quantidade de marcas, que possuem suas sedes aqui, também pesaram na alteração da cidade.

E os números finais da feira comprovaram que a transferência de cidade foi acertada. A mostra teve um crescimento de 30% em relação ao ano passado, quando era realizada no Rio de Janeiro, e o número de lojistas participantes foi recorde, com 4.520 profissionais em busca de produtos, 50% a mais que em 2016. “A enorme movimentação de profissionais do mercado provocará volume de negócios acima de R$ 100 milhões.” Também impactamos positivamente na economia da cidade com a criação de cinco mil empregos diretos e indiretos. Além disso, reunimos um público extraordinário e altamente qualificado de 80 mil pessoas, mesmo no meio de um feriado. Contamos com os fãs de esportes em geral, além de nutricionistas, atletas, professores de educação física e demais pessoas envolvidas com esporte e saúde de todo o País”, afirmou Luis Felipe Bonilha, diretor da feira ao lado de Ana Paula Leal Graziano, ambos sócios de Schwarzenegger no evento.

Realmente, o mercado de nutrição esportiva está de vento em popa! Mesmo no período de crise por que estamos passando, esse segmento não para de crescer!

De acordo com dados da Abenutri (Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais), estima-se que o crescimento anual chegue a 25%! Um dado que demonstra que o estilo de vida fitness vem ganhando cada vez mais adeptos por aqui. Que bom!!!!

 

Curiosidade

Ahhh! E uma curiosidade! Esta foi também a primeira vez do Schwarzenegger em São Paulo e, durante a coletiva, ele contou pra gente que, apesar do pouco tempo na cidade, ele estava gostando do que via, citando a grandiosidade de São Paulo, especialmente os arranha-céus.

E eu acho que ele curtiu mesmo! Não sei se vocês viram, mas acreditam que ele saiu para dar um rolê de bike pela cidade?? No domingo, último dia do evento, ele rodou por mais de uma hora em São Paulo e elogiou as belezas urbanas da capital paulista, que tem quase 500 quilômetros de malha cicloviária, extensão que cresce aos finais de semana, com as ciclofaixas. “Eu adoro pedalar pelas ruas, parques e avenidas…  é o melhor meio de conhecer os lugares. E faço isso em todas as cidades em que me hospedo, especialmente onde a Arnold Classic está sediado”, comentou.

Já imaginou estar andando de bike no domingão de manhã e dar de cara com o Exterminador do Futuro na bicicleta ao lado?? rs Arnold Schwarzenegger

“Fiquei extremamente feliz com o sucesso representado pelo crescimento de 30% da feira, com a geração de mais de 100 milhões de reais em volume de negócios e com a presença de milhares de pessoas, incluindo 10 mil atletas disputando 37 modalidades. Além disso, ver a alegria e o entusiasmo dos brasileiros, especialmente das crianças, é sempre muito bom.” – Arnold Schwarzenegger.

 

O que mais me chamou atenção

Eu visitei vários estandes ao longo dos três dias da feira, e o que mais me impressionou foi o quanto o mercado de nutrição e suplementação está investindo na quantidade de opções de sabores. Se antes tudo ficava meio restrito a opções com sabores mais lácteos, como chocolate, baunilha, morango, agora há uma infinidade de produtos que apostam em sabores cítricos e muito mais variedade.

Acho isso muito bacana porque mostra que está havendo uma ampliação do público que consome esses produtos e, por isso, as empresas estão investindo em produtos que sejam mais saborosos e palatáveis.

Isso porque, um fisiculturista ou atleta em geral, como tem o foco mais voltado para o resultado, consome suplementos e produtos de nutrição esportiva meio que independentemente do sabor. A gente brinca que fisiculturista, se tiver que comer pedra por bons resultados, come de boa…rs. Mas, a partir do momento que o mercado começa a ficar mais amplo, as pessoas que não vivem disso querem um alimentação mais saudável, um corpo mais bacana, mas também alimentos mais saborosos.

E é esse fator que vem impulsionando maior quantidade de produtos e com sabores cada vez melhores!

Outro fato que também achei muito bacana, foi a quantidade de pessoas jovens na feira. Vejo que para a geração mais nova, na faixa de 20 e poucos anos, esse estilo de vida já é algo que faz parte do cotidiano deles, o que só confirma o porquê desse mercado crescer tanto.

A geração dos meus pais, por exemplo, vê com desconfiança os suplementos e produtos de nutrição esportiva e, consequentemente, nos passou um pouco disso. Eu lembro sempre que, cada vez que eu chegava na minha casa com um potão de suplemento, minha mãe olhava meio torto, e eu até brincava com ela: “Mãe, fique preocupada quando eu estiver com frascos bem pequenos, porque é lá que se escondem os piores venenos”…

Já a geração atual cresceu vendo Body Shops, acompanhando personalidades fitness e possuem uma relação muito mais bacana com um estilo mais saudável de vida!Novos Produtos da Arnold

 

Bate papo com celebridades

Juju Salimeni e Renata Spallicci

Mendigata e Renata Spallicci

Renan 4fitClub e Renata Spallicci

Renata e Renata!

Além de ver o meu mestre Arnold, a minha estada na feira foi demais, porque entrevistei um montão de gente superbacana e aproveitei para convidar a todos para a festa do lançamento do meu livro, que acontece no dia 18 de maio! Juju Salimeni, Renata Molinaro, Eva Andressa, Fernanda D’avila, Priscila Santana, Fernanda Lacerda, Carol Saraiva, Eduardo Correa,Sheila Carvalho e Renan Correa.

Confira o vídeo completo aqui!

Renata Spallicci traz todas as novidades da Arnold South America

Foram papos superlegais, desde a trajetória da Fernanda D’avila até o Eduardo Correa me contando sobre o sonho dele de ter filhos e sobre a dieta, passando por uma conversa longa com a querida da Sheila Carvalho, um atleta de braço de ferro muito bacana e interessante que contou sobre esse esporte… enfim, muita coisa legal, mas os detalhes eu vou deixar de surpresa para o vídeo que logo, logo, vou colocar no meu canal do youtube e nas minhas redes sociais.

Por isso, fiquem atentos para conferir tudo!

Espero que tenham curtido e, na próxima edição da Arnold Classic, quem sabe a gente não se vê por lá, hein?

 

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci