fbpx Ame seu corpo – ter amor próprio é essencial para ter o corpo com que você sempre sonhou - Renata Spallicci

Ame seu corpo - Entenda seu corpo

RENATA SPALLICCI

Fitness

20/04/2017

Você ama seu corpo?

Para buscar o corpo dos sonhos você precisa, antes de tudo, estar bem com você mesmo e amar aquilo que é em sua essência.

Todo mundo sonha em ter o corpo dos sonhos. Quem está um pouquinho acima do peso quer emagrecer, quem está magro quer ganhar massa, quem está ganhando massa quer definir, e assim por diante!

Mas a questão é que só querer e não fazer nada para alcançar seus objetivos não vai possibilitar que você chegue lá! É preciso querer, sim, mas, sobretudo, ter disciplina para mudar hábitos e fazer sacrifícios em busca do seu objetivo final.

Olha que eu sei bem o que estou falando. Afinal, eu era uma adolescente gordinha que sofria bullying e cheia de complexos, porém, com muita determinação, foco e trabalho duro, posso dizer que alcancei o padrão com que eu sonhava, tanto que me tornei uma atleta profissional de fisiculturismo!

E eu acredito que o primeiro grande segredo para a transformação é, primeiramente, se amar do jeito que você é. É isso mesmo! Claro que você quer mais para o seu corpo, mas, se não se aceitar da forma como é agora, vai buscar um ideal sempre inatingível e, principalmente, vai se autocolocar uma pressão por essa mudança que não vai ajudá-lo em nada nessa jornada!

Você está acima do peso e quer mudar isso? Ótimo, vamos trabalhar uma dieta rigorosa, vamos dar duro na academia, mas sempre com amor próprio e sabendo que essas mudanças são algo que podem, sim, fazê-lo se sentir melhor, mas que, se você não se amar desde o princípio, nada do que possa fazer vai mudar isso!

Eu acredito que você nunca vai conseguir chegar e manter um corpo dos sonhos até que aprenda a amar a si mesmo, com suas gordurinhas, imperfeições e tudo mais. Se a sua busca por um corpo perfeito for alimentada por vibração mental negativa e auto-ódio, esse processo será quase que uma tortura ou uma forma de punição.

Pense comigo! Você está em um dia ruim, com problemas no trabalho, ou seja lá o que for. Aí, você vai para a geladeira e pega um pote de sorvete. Por alguns momentos, o sabor doce e a sensação gelada da guloseima lhe dão um alívio dos problemas diários, mas enquanto o sorvete derrete em sua boca, você começa a se repreender:  Você é um perdedor. Você não tem força de vontade. Eu não posso acreditar que você está tomando sorvete. Você não tem disciplina nem para seguir uma dieta mesmo! Vai ser gorda e feia para o resto de sua vida…

Caramba! Pensando assim, mão me admira que você esteja tendo problemas para perder peso ou alcançar os seus resultados.

Se você não acreditar em si mesmo e não tiver uma postura de amorosidade em relação ao seu corpo, nenhum esforço valerá a pena! Seria como investir dinheiro em um negócio fadado ao fracasso. Agindo assim, mesmo que você alcance o corpo com que sonhou, quando chegar lá, vai descobrir que, mesmo com o peso e a forma que julgava ideal, você ainda se odeia. E, quando você tiver problemas no seu dia a dia novamente, é certo que vai pegar o pote de sorvete e se acabar nele e, com o tempo, todo o esforço será jogado por água  abaixo, e você voltará a ter o corpo que tinha antes.

Portanto, antes de mais nada, ame o seu corpo e, aí sim, vamos juntas na busca pelo corpo dos seus sonhos.

A mente é quem comanda

Ame seu corpo - Entenda que é a mente que comanda

O primeiro passo para uma mudança que vai levá-lo a ter o corpo dos sonhos não começa em sua dieta e muito menos na academia. Ela começa em sua cabeça!

Você precisa ter a consciência de que quer mudar, e que esse processo será algo que lhe trará benefícios. Se você começar uma dieta ou um programa físico só por fazer ou para agradar aos outros, os resultados não virão.

Você precisa entender que a mente é a principal ferramenta para o nosso desempenho físico e, por isso, para perder peso ou ganhar músculos e resistência é muito importante que você desenvolva também a sua força mental.

A mente é um valioso instrumento para tudo o que você fizer em sua vida e, se você não estiver totalmente preparado para suportar as dificuldades de uma dieta e de um treinamento mais rigoroso, este descompasso se refletirá automaticamente no resultado final.

É aí que o autoconhecimento se torna essencial, a fim de compreender que a mente e o corpo não são separados, mas são diferentes expressões da mesma coisa: a vida humana. O que ocorre na mente, ocorre no corpo e vice-versa. Por isso, o esporte é uma maneira bastante interessante de se trabalhar a consciência de si mesmo.

Seja para competir em alto nível, seja para praticar seu esporte favorito, ou somente se exercitar para atingir um melhor físico, o preparo mental e o autoconhecimento são tão importantes quanto a alimentação.

Em minhas jornadas para competir no WBFF, mais do que os músculos que ganhei, as minhas maiores conquistas vieram da força mental e da noção corporal que desenvolvi. Hoje, conheço muito mais sobre o meu corpo do que conhecia antes, o que me possibilita ter bastante controle sobre o meu treino e tirar vantagem de cada exercício e cada movimento!

Posso dizer com conhecimento de causa que usar o esporte como uma forma de melhor se autoconhecer e usar o autoconhecimento dos limites do seu corpo para melhorar o seu desempenho esportivo, é um círculo virtuoso que todos aqueles que encaram uma atividade esportiva deveriam experimentar.

Encontre a dieta certa para você

Encontre a dieta certa

Estando com a mente forte e com amor próprio em dia, aí sim, vamos falar de alimentação e dieta!

E isso vocês sabem tão bem quanto eu. Há dietas para todos os tipos e gostos, inclusive já fiz uma matéria aqui supercompleta sobre o tema com o nome conheça as principais dietas e escolha a melhor para você.

Mas o segredo não está somente em escolher o melhor tipo e o mais indicado para os seus objetivos e seu metabolismo, mas, sim, conseguir levar a dieta à risca, driblando todas as dificuldades que envolvem uma alimentação regrada e saudável.

No artigo nove dicas para fazer a sua dieta dar certo eu já havia falado sobre o quão é difícil a gente conseguir levar um plano alimentar a sério. Até porque, fazer dieta é muito mais do que uma decisão somente alimentar! É uma decisão social, já que vivemos em uma sociedade em que a comida é uma forma de reunir as pessoas e de promover o relacionamento entre elas.

Vocês já repararam como todos os eventos envolvem comida?  Então, manter o foco na dieta e não ser visto como antissocial é uma tarefa e tanto!

E para isso, reitero, estar bem com você mesmo e se autoconhecer será o segredo para conseguir manter a disciplina e saber dizer não para todas as tentações.

No entanto, é essencial que você veja a busca pelo seu corpo dos sonhos como uma conquista e não uma tortura! Cada escolha significa uma renúncia e, se você quer conseguir o corpo que sempre desejou, tem de saber que vai ter que deixar algumas coisas pelo caminho. Mas lembrando sempre que está agindo dessa maneira porque ama o seu corpo e quer o melhor para ele!

Fazer exercício é o grande segredo!

Ame seu corpo - Fazer exercícios é o grande segredo

Muita gente costuma pensar que, se for mais magro, será mais feliz – não apenas com o corpo, mas com a vida em geral. Muitos de nós acreditamos que a perda de peso é a resposta para muitos de nossos problemas. Nós pensamos que, ao ter o corpo com que sempre sonhamos, nos sentiremos mais confiantes, melhoraremos nossos relacionamentos, seremos mais bem sucedidos, teremos mais amigos, ou apenas nos sentiremos mais felizes.

Entretanto, eu conheço muitas pessoas que perderam peso, alcançaram o corpo que queriam e se deram conta de que a vida não havia mudado muito.  Você é a mesma pessoa, com a mesma perspectiva, mesma personalidade, mesmo nível de felicidade geral. Perda de peso por si só não vai curá-lo de sua falta de confiança, sua personalidade tímida ou sua baixa autoestima.

Por outro lado, percebi que quem começa uma atividade física e a realiza de forma regular e com amor por aquilo que está fazendo, aí sim, são pessoas que passam a se sentirem mais fortes e poderosas.

O exercício o faz trabalhar mais e melhor e ser uma pessoa mais disposta, o que vai inspirá-lo a alcançar novos objetivos e a ter uma vida verdadeiramente melhor.

Ao iniciar uma atividade física, será natural que você queira estar mais forte e saudável. Então, os sacrifícios alimentares e a perda de peso serão uma consequência e não um fim em si mesmo!

Eu sempre gostei de malhar e, quando tomei a decisão de competir em fisiculturismo, foi uma opção que fiz por amor pelo esporte e pelo desafio que uma competição desse nível representaria em minha vida. Ter conquistado o corpo que eu conquistei foi somente uma consequência do meu processo de autoconhecimento e da busca por competências como foco, autocontrole, disciplina, entre outros.

E é isso que quero deixar de mensagem para você! Ter um corpo bacana e buscar a construção desse ideal é incrível, mas desde que seja acompanhado de um crescimento mental, além da percepção de que o corpo é apenas o reflexo do nosso interior e, portanto, de nada adianta tentar mudá-lo, se não estivermos bem com nós mesmos!

Essa é a maior jornada e a principal mudança! E é a isso que eu o desafio! Busque o corpo dos sonhos, mas, antes de tudo, procure ser uma pessoa melhor a cada dia!

VEJA MAIS:

A dieta ideal para cada tipo de corpo

Siga estes 12 passos e conquiste o corpo dos sonhos definitivamente

Treinamento do Core é fundamental para um corpo em equilíbrio

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci

 

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

renataspallicci.com.br
fitdobem.com.br
dosonhoarealizacao. com.br