Fitness

Planeje seu treino, sua dieta e termine 2017 com o corpo que sempre sonhou!

Depois de dar dicas para o seu planejamento de carreira, hoje vou expor como você pode se preparar para alcançar seus objetivos físicos!

 28 de dezembro de 2016
5 min de leitura

Veja como seu treino e sua dieta pode ser eficaz

E lá estamos nós chegando ainda mais perto de 2017! Agora são apenas quatros dias para a entrada em um novo ano! E, como prometi no meu último post, nesta semana vamos falar de planejamento em todos os setores de nossas vidas. Já falamos de carreira, e agora é a hora de falarmos do seu corpo e da estratégia que você deve montar para alcançar os seus objetivos.

Hoje, vou dividir o post em duas fases. A primeira é para quem vai aproveitar 2017 para começar a praticar uma atividade física. Se esse é seu caso, leia a primeira parte do infográfico e se credencie para a segunda parte da matéria. Agora, se você já é dos veteranos, pule direto para a casa 4… e bom treino!!!

renata-treino-info-dez

Fase 1 – Para os iniciantes!

Uma das suas promessas de ano novo é finalmente se matricular na academia e começar a levar uma vida mais saudável??? Wow! Que bom!! Tenho certeza de que, ao final do ano, você vai se orgulhar por ter tomado essa decisão. Mas, só prometer não adianta, certo? É necessário realmente agir! Porém, não pense que é só comprar aquela roupinha bacana de academia, se matricular e começar a milhão. Para um treino com saúde, você precisa seguir alguns passos.

1 – Procure um médico!

Fazer uma avaliação física completa, incluindo anamnese, eletrocardiograma e outros exames. Essencial antes de começar a treinar! De posse do atestado médico que comprove que você está apto, aí você pode ir para a segunda etapa: a avaliação física.

2 – Faça uma avaliação física!

Algumas academias já oferecem este serviço, mas, mesmo que a que escolheu  não ofereça, é essencial que você busque um profissional de educação física para realizá-la. O exame deve incluir uma avaliação de movimento, com o objetivo de identificar se há algum desequilíbrio corpóreo que possa prejudicar a realização de determinado movimento.

3 – Monte seu treino

Escolha um profissional capacitado para montar um treino direcionado para trabalhar a sua estabilidade e mobilidade, além de ajudá-lo a tornar todos os movimentos corretos, lembrando que deve sempre respeitar a sua individualidade e os limites do seu corpo.

Agora que você está em segurança e conhecendo bem o seu corpo, pule para a fase seguinte e vamos planejar seus objetivos!

Fase 2 – Para todos

4 – Defina seus objetivos

Não importa se você já treina há anos ou se está começando, definir objetivos é fundamental para alcançar bons resultados. Afinal, se não sabemos para onde estamos indo, qualquer caminho serve!

5 – Trace metas palpáveis

Perder x quilos, diminuir em X % a porcentagem de gordura corporal, ganhar X de massa, perder X centímetros de cintura, ganhar X de braço, enfim, trace metas numéricas e palpáveis.

6 – Divida as metas por partes

Ao estabelecer suas metas, divida-as ao longo do ano. Por exemplo, se seu objetivo é perder seis quilos, estabeleça uma meta para os primeiros dois meses, outra para quatro, e assim por diante.

7– Melhore sua alimentação

Junto às suas metas físicas, trace também objetivos alimentares. Não vive sem chocolate? Planeje  r diminuindo o consumo aos poucos. Come poucas frutas e verduras? Trace um objetivo de incluí-las na sua alimentação, também aos poucos.

8 – Diminua a ingestão de álcool

Um dos maiores inimigos de um corpo saudável são as bebidas alcoólicas. Eu não bebo mais nenhuma gota, mas sei que isso é bem difícil para a maioria das pessoas. Então, que tal traçar planos com a finalidade de  diminuir o consumo?

9 – Faça avaliações físicas regulares

Para saber como andam suas metas, é necessário que você avalie seu corpo periodicamente. Trace pontos ao longo do ano para checar se está no caminho certo e, se houver qualquer desvio, refaça a sua rota!

10 – Escolha os melhores horários para o seu treino

Tenha uma rotina fixa de treinamento. Estudos comprovam que é muito mais fácil você se comprometer com o treino, se o realizar sempre nos mesmos dias e horários. Priorize a saúde em sua vida!

E é claro! Sue muito a camisa! Não existe resultado sem esforço, nem mágica para alcançar bons resultados! Treine, treine e treine! Não desista na primeira dificuldade e seja persistente! Tenho a certeza de que você vai chegar lá e vou ficar muito feliz, se você compartilhar seus resultados comigo! Ahhh, e nada de esperar o carnaval chegar, hein! Segunda, dia 2, é o dia! Bora treinar!!!