Fitness

Cinco dicas para começar o ano com uma detox completa

Cinco passos para você fazer uma desintoxicação completa e começar 2017 do jeito certo.

 1 de janeiro de 2017
5 min de leitura

Comece o ano com uma detox completa

Nunca uma segunda-feira gritou tanto por “dieta já”! Afinal, como resistir às rabanadas, panetones e aquele delicioso salpicão de frango da vovó? Calma, se você enfiou o “pé na jaca” com vontade, durante as festas de final de ano, não se desespere… ainda há tempo para corrigir a rota e ser feliz – e magra! – no novo ano!

Que tal aplacar sua culpa e começar 2017 com uma desintoxicação completa?Preparamos algumas dicas que vão ajudá-la a dar uma “detox” geral no seu corpo.

 

1-Esfoliação

Comece pelo lado de fora! Isso mesmo! Uma boa esfoliação do rosto e escovação com o corpo seco são fantásticas para auxiliar o aumento da circulação e melhorar a aparência da pele. Ambas podem dar uma boa força no visual, se você, ultimamente, andou descuidando do seu rosto e do seu corpo. É melhor usar uma máscara de esfoliação suave ou lavar o rosto a cada dois dias, na primeira semana de desintoxicação; depois, reduza para uma vez por semana para não prejudicar a delicada pele facial. Já o corpo você deve escovar a seco todos os dias. Invista em uma escova corporal e use-a diariamente dos pés para cima, em direção ao coração, para obter uma pele brilhante.

 

2-Limpeza

Vamos combinar que a maioria de nós consome mais alimentos e álcool do que o habitual durante o período das festas. Agora é o momento de limpar o corpo dessas toxinas adicionais. Um importante primeiro passo é começar cada dia com um copo de água morna pré-fervida, ou uma garrafinha de água mineral sem gás, com o suco de um limão fresco. Esta bebida é um desintoxicante fantástico, e seu corpo vai agradecer! Evite completamente o consumo de álcool durante o período de desintoxicação, inclusive,  o ideal é também evitar a cafeína. Se você não se sente capaz de abrir mão da cafeína completamente, uma boa dica é trocar sua habitual xícara de chá ou café pelo chá verde. O chá verde possui muitos antioxidantes, mas vá com calma, pois, como ele ainda contém cafeína, sugerimos que consuma, por dia, uma ou duas xícaras no máximo. Se for necessário adoçar, recomendamos uma colher de chá de mel de manuka como a melhor escolha. O fumo também deve ser evitado.

 

3-Dieta

Depois de tanta comilança, dê ao seu corpo uma “trégua” dos alimentos pesados, ricos ou processados, incluindo carne vermelha e produtos que contenham trigo. Mantenha em sua dieta uma quantidade mínima de laticínios, um iogurte probiótico ou um ovo cozido/pochê, que podem ser uma boa opção. Sopas caseiras de legumes e vegetais são uma excelente alternativa de refeição durante a desintoxicação e, se você puder iniciar com um ou dois dias ingerindo apenas frutas ou legumes, será o começo ideal. Se isso for muito ambicioso, tente substituir o seu lanche por um smothie, e sua refeição noturna por uma sopa caseira. Para a refeição principal, vá de peixe ou frango, acompanhado de arroz ou legumes.

 

4-Aromaterapia

Tente adicionar óleos de aromaterapia ao seu banho. Óleos de patchouli, limão, zimbro, toranja (grapefruit) ou gerânio são ótimos para desintoxicação. Adicione 6-8 gotas para o seu banho ou 2-4 gotas em um óleo para massagem. Mas atenção: é muito importante que 48 horas antes de incluí-los em sua desintoxicação, você faça um teste, em uma pequena parte de seu corpo, com todos os óleos que você ainda não tenha utilizado, para verificar se há qualquer sensibilidade.

 

5-Exercícios

Exercitar-se é, sem dúvida, um adicional valiosíssimo em qualquer plano de desintoxicação. Mas não se preocupe, não é preciso forçar demais. Ioga, por exemplo, pode ser uma opção fantástica para a mente e para o corpo. Cerca de dez minutos pela manhã e dez à noite vão ajudá-la a permanecer focada, relaxada e mais bem  preparada para lidar com as tentações.

 

Viu só? Apenas cinco passos separam você de começar o ano com o pé direito e alcançar todas suas metas, inclusive a de um corpo saudável e bonito. Feliz Ano Novo!

Aproveite e confira algumas receitas exclusivas de sucos detox da chef Malu Lobo.

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci