fbpx Dietas da moda - Como escolher? - Renata Spallicci - Renata Spallicci

Dieta da moda

RENATA SPALLICCI

Fitness

30/08/2016

Dietas da moda – Como escolher?

Mas, afinal, as dietas da moda funcionam? Saiba o que elas trazem de bom e o que deve ser evitado em cada uma das dietas mais famosas.

Dieta. Tá aí uma palavrinha mágica que sempre chama atenção de todo mundo! Principalmente das mulheres! Graças a ela, livros tornaram-se bestsellers, revistas foram criadas e são mantidas, perfis das redes sociais ganharam milhares de seguidores e notoriedade por inspirar pessoas a perderem peso e ter um corpo saudável, além de uma série de produtos ter sido desenvolvida e comercializada.

Os padrões de beleza, cada vez mais expostos e divulgados na mídia e nas redes sociais, pregam corpos enxutos, fitness, definidos, esculpidos, e nada mais natural que, a cada dia, mais e mais pessoas busquem atingir o novo modelo estabelecido. Porém, ao mesmo tempo que buscamos esse novo padrão, vivemos num mundo das comodidades, cheio de produtos industrializados e hábitos que tendem a nos tornar cada vez mais gordos.

Para se ter uma ideia, no Brasil, segundo estudo publicado na revista científica Lancet, um quinto da população brasileira adulta, ou quase 30 milhões de pessoas, é obesa.O número é maior entre as mulheres: 23% delas, ou 18 milhões. Entre os homens, o índice é de 17% (11,9 milhões).Os números colocam o Brasil entre os países com mais obesos do mundo. Entre os homens, só fica atrás da China e dos EUA; entre as mulheres, o Brasil fica em 5º, atrás também de Rússia e Índia.

Com esse paradoxo, não é à toa, então, que proliferem métodos de perda de peso que prometem emagrecimento rápido, as chamadas dietas da moda: paleolítica, dukan, glúten-free, ravena, do HCG, Atkins, no carb, lowcarb,entre outras.

Entretanto, de acordo com o médico nutrólogo, Dr. Roberto Navarro, especialista na área pelo Conselho Federal de Medicina e Associação Médica Brasileira, qualquer dieta só pode ser prescrita, após uma avaliação global e individualizada do paciente. “O organismo humano é a integração de vários órgãos e sistemas que, para se manterem saudáveis, dependem de um adequado aporte nutricional, produção hormonal em nível ótimo e metabolismo em equilíbrio. Antes de pensar em qualquer tipo de dieta, seja para emagrecer, para ganhar massa, para ganhar peso ou qualquer outro objetivo, é fundamental a avaliação de um médico nutrólogo que vai identificar as necessidades daquele indivíduo no que se refere à alimentação.”

Por isso, segundo o nutrólogo, qualquer dieta que não contiver todos os macronutrientes minerais e vitaminas, que são aqueles necessários em grandes quantidades no organismo e que fornecem energia ao corpo, como carboidratos, lipídios e proteínas, e os micronutrientes, necessários em menores quantidades, porém fundamentais na manutenção do organismo, são prejudiciais ao organismo em médio e longo prazos. “A pessoa vai alcançar o resultado rapidamente, mas não de forma saudável e, provavelmente, depois ganhará novamente o peso que perdeu no perigoso efeito sanfona (emagrecer e engordar repetidamente). Estudos indicam que pessoas que sofrem do efeito sanfona aumentam em duas vezes os riscos de doenças –  diabetes, hipertensão e todas as outras que estão diretamente ligadas à alimentação”, alerta.

enata-info-dieta

Perder peso e ter um corpo saudável é algo que todos devem e podem buscar, mas sempre entendendo que cada organismo possui um funcionamento, e o que dá certo para uma pessoa pode não dar certo para outra. Entender e conhecer os pontos positivos das dietas da moda pode ajudá-la a achar o que mais funciona para você e lhe oferecer a oportunidade de fazer adaptações necessárias para a sua realidade.

Lembre-se, antes de tudo, de que  você precisa querer, se comprometer com esse processo e procurar sempre a orientação de profissionais da saúde, como médicos endocrinologistas, nutrólogos, nutricionistas e educadores físicos. Emagrecer e ter um corpo bonito é ótimo, mas sempre com saúde!

 

Leia também:

Conheça as principais dietas e escolha a melhor para você

Como manter uma dieta equilibrada no inverno

Suplementos alimentares: o que são e para que servem

Sua mente é a principal aliada para emagrecer

Aumentar de peso não significa necessariamente engordar

O limite entre a estética e a saúde

Dos tempos das cavernas

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

renataspallicci.com.br
fitdobem.com.br
dosonhoarealizacao. com.br