Fitness

Sua mente é a sua principal aliada para emagrecer

Renata Spallicci apresenta algumas técnicas motivacionais que vêm ganhando força lá fora e também aqui no Brasil, com a finalidade de ajudar as pessoas que querem emagrecer.

 26 de junho de 2016
6 min de leitura

Sua mente é a sua principal aliada para emagrecer

Emagrecer é algo que todas nós mulheres quase sempre estamos buscando né? Seja para perder só mais um quilinho, ou realmente perder bastante peso, achar meios de diminuir os números da balança é sempre uma boa pedida!

Não é que agora vários estudos comprovam que a mente é uma das principais aliadas nessa nossa busca? Bom, eu sempre acreditei muito nisso e, no meu recente desafio do WBFF, tive a convicção de que a mente é mesmo a nossa principal aliada para buscar qualquer objetivo, seja esportivo, profissional ou pessoal.

Aliás, esse assunto me interessa tanto que recentemente eu publiquei no

meu site uma matéria que fizemos sobre a importância da mente e do autoconhecimento no esporte, (Coloquei o link  no finallzinho do post para vcs). Na ocasião, falamos com Gabriel Puopolo de Almeida, psicólogo do esporte, que atua em equipes de alto desempenho no futebol e em diversas outras modalidades. Gabriel demonstrou que a mente é cada vez mais um fator de diferenciação na excelência dos resultados para atletas de alto desempenho e também para atingir metas em atletas amadores.

Então, se ela faz diferença no esporte de auto desempenho nada mais óbvio do que esses estudos que agora demonstram que a mente é também fundamental para alcançar o emagrecimento, não é mesmo! Então, a partir de agora vamos pensar magro!

E é justamente usando esse poder da mente para ajudar na perda de peso que algumas técnicas motivacionais vêm ganhando força lá fora e também aqui no Brasil. Elas têm por objetivo ajudar as pessoas que querem emagrecer a mudar hábitos por meio do autoconhecimento.

Uma dessas técnicas é a que os especialistas chamam de mindful eating. Essa metodologia vem do mindfullness (já publiquei uma reportagem superbacana sobre esse tema também e coloquei o  link lá no final do post para vcs ) e sugere que devemos usar a atenção plena, pregada pelo mindfullness, também em nossa alimentação. O que isso significa? Significa que, na hora das refeições, você deve dar um tempo no celular, esquecer aquele probleminha do trabalho, enfim, deve focar única e exclusivamente no momento de sua alimentação, sentindo melhor a textura e o sabor dos alimentos. Há inclusive um estudo da Universidade da Califórnia (EUA), que fala que só esta pequena mudança já pode ser uma excelente aliada na perda de peso! A pesquisa diz que, ao termos essa atitude, conseguiremos entender melhor os sinais do nosso corpo que indica que estamos satisfeitas e, desse modo, a gente percebe o verdadeiro “tamanho” da nossa fome, não comendo além do que realmente é necessário.

Ajuda de um coach:

Além do mindfullness, outra técnica que vem ganhando força nessa tendência de aliar os esforços físicos a uma “reprogramação mental” para a perda de peso é a utilização de coaching nesse processo. Eu mesma já utilizei coachs para vários momentos de minha vida (depois confere o meu post – Em busca constante para o autoconhecimento. O link também está abaixo), tanto pessoal como profissional, e posso dizer que sempre me ajudaram muito. E a ideia da utilização desses profissionais na busca pela perda de peso é exatamente a mesma utilizada para outro casos. Ou seja, o profissional aplicará técnicas e metodologias cientificamente comprovadas que permitem identificar quais são as barreiras emocionais e comportamentais que impedem que aquela pessoa consiga emagrecer

Nesse processo, o coach sugere desde criar um diário para entender por que você devorou aquela barra inteira de chocolate, te ajudando a entender os motivos que levam à compulsão, até listar seus pontos fortes e aqueles que pretende melhorar, identificando quais os hábitos que você precisa mudar para chegar lá.

Utilizando a neurolinguística:

Já a última técnica, segue a Programação Neurolinguística (PNL), metodologia que permite compreender buscarmos o autoconhecimento e identificar nossos modelos mentais, para que possamos questioná-los, refletir sobre eles e se preciso ressignificá-los. Isso porque, a forma como pensamos tem enorme poder sobre nossas atitudes e é possível reprogramar esse modelo mental para que alcancemos nossos objetivos.

E isso serve para todos os segmentos de nossa vida, inclusive para a perda de peso. Segundo essa técnica, simples mudanças em nossa forma de enxergar o mundo podem trazer resultados significativos. Trocar frases negativas, como “Eu NÃO quero engordar” por “Eu quero emagrecer” ou “Vou ter uma alimentação saudável” ao invés de “NÃO posso comer doces e massas” seriam aliadas importantes na busca pela vitória contra a balança. Portanto, muito cuidado com o que falamos porque as palavras tem sim poder! Eu tenho certeza disso!

Leia também:

O poder da mente e do autoconhecimento no esporte

MIndfullness – atenção plena no presente

Em busca constante pelo autoconhecimento

Coaching ou Mentoring? Escolha a melhor opção para seu autodesenvolvimento    

Conheça as principais dietas e escolha a melhor para você

Cinco aplicativos que vão ajudar você a entrar em forma

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci