fbpx dicas de treino – 10 dicas simples para você melhorar seu treino e seus resultados

RENATA SPALLICCI

Fitness

02/07/2019

Dez maneiras de melhorar seus treinos

Saiba por que mais nem sempre é melhor, quando se trata de exercício, e outras dicas incríveis para aprimorar seu treino

Que exercício faz bem, acho que ninguém duvida! Mas a verdade é que, muitas vezes, nos vendem que fazer exercício precisa ser algo muito mais complicado do que realmente é! E, por isso, criamos algumas crenças que, ou nos afastam da academia, ou atrapalham nosso desenvolvimento e nossos resultados.

Assim sendo, hoje resolvi listar dez dicas que você pode seguir para melhorar seu treino e torná-lo algo mais natural e prazeroso. Vamos lá?

Dicas para treinar melhor

1 – Não se exercite demais

Mais não é necessariamente melhor, quando se trata de frequência de exercício. Um estudo recente relatou que as pessoas que se exercitam 60 minutos por dia realmente perdem menos peso do que as que se exercitam 30 minutos. Uma das principais razões para essa tese é psicológica, não fisiológica. As pessoas que se exercitam muito acabam comendo ou bebendo em excesso como forma de se compensar pelo esforço extra na academia. Então, relaxe, pois a moderação é o que melhor funciona quando se trata de exercícios.

2 – Cuide de seus pés e membros inferiores

A maioria das formas de exercício físico envolve algum tipo de estresse nos membros inferiores. Correr, praticar esportes coletivos e aulas de exercícios aeróbicos, como o step, são particularmente difíceis para os joelhos. As pessoas muitas vezes se machucam durante mudanças rápidas de direção, como quando jogam tênis ou basquete. Para continuar a se divertir nessas atividades, você precisa proteger essas articulações.

Isso significa que você tem de desembolsar um dinheiro extra para obter o calçado certo. Um tênis correto para o exercício deve ser no tamanho exato. Você também precisa ter bastante amortecimento no calcanhar e sola do pé. Você pode pagar um pouco mais agora, mas  vai economizar tempo e agonias infinitas com futuras artrites, fraturas ou danos aos seus ligamentos.Cuidado com o volume da música.

3 – Cuidado com o volume da música.

Curtir um som bacana enquanto se exercita é uma delícia, mas cuidado com o volume do seu celular. Música muito alta 30 minutos por dia pode causar danos permanentes na parte do ouvido responsável pela audição. Considere, vez ou outra, desligar seus fones e se sintonizar com tudo aquilo que está ao seu redor.

4 – Encontre algo que o motiva

Se você é uma pessoa que gosta de estar com a galera, uma corrida solitária às 6 da manhã será pura tortura; logo, você deve procurar aulas de ginástica em grupo. Se você é um viciado em notícias, pense em agendar seus treinos na academia durante um período em que poderá assistir ao noticiário da TV. Ser capaz de satisfazer mais de uma necessidade de cada vez aumenta a probabilidade de você desenvolver atividades físicas em sua vida diária.

5 – Invista na variedade

Embora você possa achar que adora correr e nada mais, ainda precisa garantir a inclusão de algum tipo de fortalecimento muscular em seu plano de exercícios. O fortalecimento muscular deve incluir pesos livres, máquinas de resistência, halteres ou alguma combinação destes. Adicione à mistura exercícios suficientes de alongamento, flexibilidade, equilíbrio e postura (Pilates, Tai Chi, Yoga) para se certificar de que a força muscular que você está ganhando não faz com que as articulações fiquem muito apertadas e rígidas. Relacionado ao ponto 1 sobre o exercício com moderação, você não deve trabalhar os mesmos grupos musculares em dias consecutivos. Há uma regra de 48 horas sobre o condicionamento muscular, porque esses tecidos precisam de tempo para se curar entre as sessões de treinamento.

6. Primeiro a obrigação, depois a diversão

Sabe aquela frase da vovó que primeiro temos de fazer a obrigação para depois nos divertir? Isso serve para a academia também. Muitas pessoas abrem seus treinos fazendo o de que gostam primeiro, e depois, o de que menos gostam. Isso significa que, quando terminam as atividades de que gostam, ficam sem tempo ou cansados ​​demais para fazer o exercício de que realmente não gostavam. Aí, eles prometem que vão pegar pra valer “amanhã”, mas o amanhã nunca chega. Em vez disso, siga o que os psicólogos chamam de “Premack Principle” e o que as pessoas comuns chamam de “lei da vovó”. Guarde sua sobremesa até terminar o jantar. Em termos de exercício, faça o  de que você menos gosta, e depois,  o de que mais gosta. Isso não apenas garantirá um treino completo, mas, de acordo com a teoria do reforço (Princípio de Premack), a atividade menos desejável acabará ganhando suas propriedades recompensadoras.

7. Não se exercite quando estiver com fome

Falando em sobremesa, exercitar-se quando você está com fome pode levar a um dos dois cenários indesejáveis. O primeiro é baseado na fisiologia. Se você está com fome porque não comeu, corre o risco de ter uma performance inferior à sua capacidade máxima ou, pior ainda, desmaiar. A segunda razão para não se exercitar quando você está com fome é psicológica. Se você está se sentindo privado de comida durante o exercício, é mais provável que você coma demais após o treino.

8. Preste atenção à dor

Quando algo doer, pare de fazer o que está fazendo imediatamente. Isso pode parecer uma regra simples, mas é surpreendente o número de pessoas que sentem que precisam “enfrentar a dor”. O velho ditado “sem dor, sem ganho” pode descrever melhor o tipo de dor psicológica do que físico, quando se trata de exercício saudável. É verdade que você pode sentir algum desconforto quando começa a se exercitar até que essas endorfinas se instalem, mas, quando você sente dores e tensões prolongadas, precisa repensar sua estratégia. Talvez você precise simplesmente de tênis melhores de treino, mas até chegar à origem da dor e conseguir descobrir como corrigi-la,  precisa mudar para uma forma menos árdua de exercício.

9. Meça seu progresso (e seja honesto)

Alguns dos programas de controle de peso mais bem sucedidos envolvem fazer um levantamento de ingestão calórica versus consumo e registrar os resultados diariamente. Esses sites podem ser gratuitos, como o About.Com Calorie Counter, que também possui aplicativos móveis complementares. No entanto, essas ferramentas de autorrelato funcionam tão bem quanto o autorrelato. Se você decidir trapacear com alguns quilos, você não estará mostrando nenhum benefício e, eventualmente, desistirá completamente.

10. Reconheça que você terá contratempos

Ter uma recaída é um dos pilares dos programas de mudança comportamental. Ninguém pode progredir em uma linha reta de um estilo de vida sedentário para um ativo e saudável sem alguns fracassos de vez em quando. Contanto que sejam falhas devido à força de vontade e não a ferimentos ou doenças, elas podem ser facilmente consertadas. Não faça drama porque perdeu um ou dois treinos. Por que você pulou esse treino? Você realmente odeia essa academia a que você vai e, portanto, você deve considerar a mudança para uma nova? Você está desmotivado porque é uma pessoa social fazendo exercícios isolados? Os treinos são muito exigentes? Muito chatos? Se você descobrir por que saiu da linha, estará mais bem preparado para evitar futuras recaídas.

E aí, pronto para ir à academia? Com seus tênis bem ajustados e confortáveis, o iPod em volume moderado e um programa de atividades variadas e agradáveis ​​(economizando o melhor para o final), você estará pronto para colocar essas dez regras em teste. Em pouco tempo, seus treinos se tornarão uma parte fácil de sua rotina e você se perguntará por que precisava tanto dessas regras!

Leia também

Quer começar na academia? Chega de desculpas, comece já!

15 dicas matadoras para você usar no seu treino

Você tem trabalhado a periodização de seu treinamento?

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

renataspallicci.com.br
fitdobem.com.br
dosonhoarealizacao. com.br