Fitness

Superando os sinais do tempo

Conheça a história de Adriana Miranda que, aos 60 anos, mantém o corpo sarado e inspira mulheres de todas as idades nas redes sociais.

 1 de outubro de 2016
6 min de leitura

Idosa Fitness

Hoje se­­­­ comemora o Dia do Idoso, data para  refletir sobre a situação do idoso na sociedade. O primeiro de outubro foi escolhido porque, nesta data, no ano de 2003, foi aprovada a Lei nº 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso.

Segundo o Estatuto, idoso é qualquer pessoa acima dos 60 anos. Mas, em decorrência do  aumento da longevidade e  das pessoas cuidando cada vez melhor de seus corpos e de sua alimentação, a imagem do idoso como aquela pessoa “velinha” e frágil está ficando cada vez mais distante.

E um exemplo disso é a influenciadora fitness, Adriana M. Miranda. Com 60 anos recém-completados, ela é um exemplo para milhares de seguidoras de todas as idades, por seu corpo malhado e pela determinação com que leva seus treinos e sua dieta.

Procuradora do Estado, aposentada  há 5 anos, Adriana sempre foi muito vaidosa e preocupada com a saúde. Mas as atividades profissionais a impediam de se dedicar à prática esportiva como gostaria. “Eu sempre gostei de malhar, mas não tinha tanto tempo quando trabalhava como procuradora! Minha vida era muito corrida. Depois que me aposentei, comecei a treinar com mais foco e determinação”, revela.

Por sempre se cuidar, Adriana constantemente era questionada pelas amigas  sobre saúde, qualidade de vida, exercícios e bem-estar em geral. Então,  incentivada pelo marido, Clayton Miranda, também com 60 anos, seus dois filhos e uma enteada,  foi que ela resolveu estender esses conselhos a um público maior, criando um perfil no Instagram (@adrianammiranda) e um blog.

O resultado foi surpreendente. Em pouco mais de um ano, Adriana recebe, em seu perfil, cerca de 300 mensagens diárias de agradecimento pela inspiração  e já conta com  mais de 70 mil seguidores.

“Sempre optei por um estilo de vida saudável, combinando exercícios físicos com alimentação regrada e, de uns tempos para cá, percebi a necessidade de compartilhar minhas experiências e aprendizados com mulheres que, assim como eu, buscam o bem-estar integral”, explica Adriana.

Musculação e dieta

Musculação e dieta de uma idosa fitness

“Sempre pratiquei atividades físicas e fiz dieta, mas, aos 50, anos decidi que precisava de mais disciplina, mudei meus treinos e comecei a cortar as ‘escapadinhas’ da dieta. Fazer dieta durante a semana e ‘jacar’ no fim de semana não dá resultado”, brinca Adriana.

Foi então que ela substituiu horas de atividades aeróbicas por um treino focado em musculação. Parou com as famosas “escapadinhas” e colocou mais atenção ao cardápio, acompanhada por nutrólogo e nutricionista. Os resultados foram chegando e hoje ela se sente mais segura com seu corpo e saúde. “Ter um corpo bonito e saudável com tantas mudanças que o tempo proporciona é um verdadeiro desafio. É aqui que começamos a sentir os claros sinais do tempo. Mas, tudo isso não pode nos abalar! Ao contrário, é uma nova fase da vida na qual temos, inclusive, mais tempo para nós mesmas”, analisa.

E o corpo de Adriana provoca inspiração em muita gente. Tanto que a maioria das mulheres que a seguem são muito mais novas e querem saber o segredo de chegar aos 60 super em forma.

“Sempre fui muito vaidosa e tinha receio de falar sobre a minha idade, mas o Instagram me ajudou a falar sobre este assunto. Quando comecei as postagens, vi que muitas mulheres se identificaram com meu perfil, começaram a me elogiar, agradecer pela inspiração. Com isso, fui ganhando confiança para falar sobre minha idade”, revela.

A relação com as seguidoras

Adriana Miranda

Adriana comenta que não esperava ter tantos seguidores e se tornar conhecida nas redes sociais. E ela credita o seu bom desempenho à relação que construiu pouco a pouco com suas amigas virtuais, principalmente devido à interação dela com as pessoas que a procuram. “Essa resposta que tenho tido dos meus seguidores é muito gratificante, tem me feito muito bem. Saber que estou ajudando outras mulheres, servindo de inspiração, principalmente para aquelas que já se achavam velhas, sem muita perspectiva na vida, não tem dinheiro que pague. Não imaginava que teria tantos seguidores nas redes sociais e que esse número aumentaria tão rápido. A minha relação com meus seguidores é muito boa, existe uma interação enorme, um grande engajamento. Minhas postagens têm muitas curtidas e, principalmente, muitos comentários. Procuro responder a todas as dúvidas e perguntas de meus seguidores”, conta.

Para o futuro, Adriana pretende continuar aumentando a divulgação do seu trabalho, para, assim, poder estimular cada vez mais pessoas a terem um estilo de vida saudável e chegar à Melhor Idade na sua melhor forma.

Com relação aos treinos, a busca pelo aprimoramento continua.

Questionada sobre o segredo da boa forma, ela incentiva. “Nunca é tarde para começar! É possível estar bem e saudável em qualquer idade! Basta ter foco, determinação e muita disciplina”, finaliza.

 

Leia também:

Juliana Hernandes, do Em Busca do Corpo Perfeito, em entrevista exclusiva

Jaqueline  Khury em entrevista exclusiva fala sobre WBFF, planos e sua vida fitness

Como manter uma dieta equilibrada no inverno

Atitudes e alimentos que aceleram o seu metabolismo

Nutricionista lista alimentos que aceleram o metabolismo e ajudam a emagrecer

Quinze benefícios surpreendentes da perda de peso

Conheça as principais dietas e escolha a melhor para você 

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci