fbpx manter a forma nas férias – Dicas para conseguir conciliar a diversão das férias com a dieta e exercícios físicos - Renata Spallicci

RENATA SPALLICCI

Fitness

09/12/2019

Como manter a forma nas férias

Saiba o que fazer para não ganhar aqueles quilos extras no período de descanso. Dicas para conseguir conciliar a diversão das férias com a dieta e exercícios físicos

As férias de verão estão aí. E é normal a gente saber que este período do ano acaba chegando com um pouco de indulgência. Os excessos começam nas festas de final de ano e podem se prolongar com um sorvetinho a mais na praia, mais noites comendo fora… Tudo isso, aliado a menos tempo para treinar, pode ser um sério problema para a sua forma. 

Por isso, é natural que muita gente se preocupe com o impacto que a temporada de férias pode ter no corpo. Afinal, você trabalhou duro e progrediu ao longo do ano e não quer que as férias sabotem suas conquistas. Mas, calma! Com a estratégia certa, você pode aproveitar a estação e manter seus objetivos de condicionamento físico. Quer saber como? Então, continue lendo este artigo e confira as dicas que preparei para você!

SEMPRE PLANEJE À FRENTE

Quando se trata de manter sua dieta e seu plano de exercícios, durante o Natal,  Ano Novo e férias, você simplesmente não fará isso, se não planejar com antecedência. Por isso, antes de tomar um café da manhã com aquela rabanada encharcada de gemada, pense bem: não estrague tudo no café da manhã! Em vez disso, reorganize suas calorias para o dia, para que você tenha uma margem de manobra à noite para as festas ou  ceias e opte por um shake de proteína de soro de leite em vez de uma refeição rica em carboidratos para manter a fome afastada.

Pense sempre no que  vai comer em uma festa ou jantar social e desenvolva sua nutrição em torno disso. Por exemplo, se você sabe que desfrutará de alguns alimentos ou bebidas ricos em calorias, mantenha a ingestão leve, no início do dia, para não acumular ao final do dia. Dessa forma,  poderá socializar e aproveitar o tempo com amigos e familiares, mantendo seus objetivos de condicionamento físico.

REORGANIZE SEUS EXERCÍCIOS

À medida que as obrigações de férias surgem, manter sua rotina normal de exercícios pode parecer uma missão impossível. Mas lembre-se  de que uma programação agitada não dá um passe para você não se exercitar. Você deve fazer o seu treino acontecer, independentemente de as circunstâncias serem ideais.

Não se esqueça: o único treino ruim é o que você não fez. Seu treino não precisa ser perfeito. Se você estiver com problemas no tempo, ou limitado por recursos, faça as alterações que achar melhor. Se  estava planejando treinar uma parte ou habilidade específica do corpo, mas não tem muito tempo, pode transformar seu treino regular em um circuito rápido ou alternar de conjuntos padrão para superconjuntos. Ambas as técnicas o  ajudarão a maximizar seu tempo na academia, para que você treine e ainda aproveite as férias.

TENTE O HIIT

O HIIT é uma excelente opção para quando o tempo de treino é curto. É mais rápido que o cardio de baixa intensidade e é tão eficaz quanto, se não mais. Se você está procurando maneiras de fazer uma sessão rápida de suor de 10 minutos, tente fazer um treinamento intervalado em uma máquina de cardio, alternando sprints de 30 segundos de corrida e caminhada.

Essa sessão de cardio não apenas queima calorias e ajuda a deixá-lo em forma, mas também o mantém atento ao que  coloca em seu corpo. Afinal, na maioria das vezes, depois de treinar duro é menos provável que você coma mal.

PROCURE NOVAS FORMAS DE GERIR O ESTRESSE

Outra coisa a fazer na temporada de férias é aprender a gerenciar melhor seus níveis de estresse. Lembre-se:  o estresse aumenta o cortisol, afeta a insulina e torna a queima de gordura um processo difícil. O estresse só tornará sua vida muito mais difícil.

Aproveite as férias para desacelerar, mastigar sua comida e apreciar as coisas bacanas ao seu redor.  E mais:  você não precisa aceitar todos os convites que recebe. Às vezes, uma agenda lotada é a fonte de todo o estresse de suas férias; então, comece a praticar dizendo “não” quando necessário. Quem se importa com você entenderá que  não pode fazer tudo.

OPTE POR RECEITAS MAIS SAUDÁVEIS

Com tantas receitas saudáveis ​​diferentes e disponíveis, não há motivo para não encontrar uma que satisfaça seu paladar e seu plano de dieta! Ao sair com os amigos, procure no menu pratos saudáveis repletos de proteínas, que vão alimentar seus músculos e seus desejos!

TENTE MÉTODOS ALTERNATIVOS PARA TREINAR

Não pense que a prática de exercício está ligada somente à academia! Aproveite as férias e o verão para correr no parque, andar de skate, surfar, fazer escalada, rafting, até mesmo jogar Wii com as crianças está valendo! Se você começar a se divertir enquanto se exercita, tudo fica mais fácil e prazeroso.

BEBA MUITA ÁGUA

A água é necessária para o corpo funcionar em seu nível ideal e pode ajudar a acalmar uma falsa sensação de fome. Beba bastante água para ajudar a se sentir saciado e evitar aqueles docinhos das “horas mortas” do dia.

Se você se cansar de água pura, tente adicionar algumas fatias de limão, algumas frutas frescas ou aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs), a fim de  adicionar uma pitada de sabor e apoiar sua recuperação.

COMECE SUAS METAS AGORA

A maioria das pessoas estabelece metas para o Ano Novo, o que significa que, basicamente, anula dezembro e se deixa relaxar até primeiro de janeiro, ou  pior, para depois das férias. Mas pense bem: por que esperar até o próximo ano para iniciar seus objetivos de saúde e fitness? Anote seus objetivos agora e comece já!

Embora você possa modificar ligeiramente suas metas, em virtude da natureza das festas de fim de ano, há algumas coisas que você pode começar desde já: balancear suas refeições, comer com  certo número de calorias, fazer cardio certo número de vezes por semana, entre outros.

Fazer isso agora ajudará a manter o foco e seguir em frente!

Bom, é isso! Espero que essas dicas o ajudem a não enfiar o pé na jaca nas férias e a manter sua rotina de exercícios e de dieta em dia, neste final de ano e no período de descanso! Lembre-se de que não vale a pena jogar todo o esforço de um ano fora por alguns dias de relaxamento. Curta, aproveite, mas com moderação para não se arrepender depois.

Leia também:

Quer começar na academia? Chega de desculpas, comece já!

15 dicas matadoras para você usar no seu treino

Você tem trabalhado a periodização de seu treinamento?

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

renataspallicci.com.br
fitdobem.com.br
dosonhoarealizacao. com.br