Fitness

Uma cidade inteira com um só objetivo: conseguir uma vida mais saudável

Uma das pessoas mais influentes e respeitadas na área da saúde do País, Márcio Atalla realizou, neste ano de 2016, um de seus projetos mais audaciosos, o Vida de Saúde, que teve por objetivo mudar os hábitos de vida de uma cidade inteira. Saiba mais sobre esse desafio em entrevista exclusiva com o professor.

 8 de dezembro de 2016
7 min de leitura

Conseguindo uma vida mais saudável!

Professor de Educação Física, com especialização em Treinamento de Alto Rendimento e pós-graduação em Nutrição pela USP, Marcio Atalla é especialista em levar qualidade de vida para as pessoas, por intermédio de programas de preparação física e alimentação saudável.

Formado em 1993, Márcio iniciou sua carreira preparando atletas de alto desempenho, tendo treinado profissionais do tênis, como a brasileira Mirian D´Agostini, a grega Christina Papadaki, a holandesa Seda Noorlander, entre outras.

O campeão olímpico de vôlei, o capitão Carlão, e seu parceiro Paulo Emílio, do vôlei de praia, também foram treinados por Atalla, assim como outros atletas da modalidade.

Mas foi depois das Olimpíadas de 2000, em Sydney, que Atalla resolveu partir para o seu  projeto mais significativo: levar qualidade de vida para o maior número de pessoas que conseguisse atingir.

E é assim que ele cria a marca BemStar, com o portal www.bemstar.com.br que evolui ao longo dos anos para outras mídias: revista, programa de TV no GNT, que ficou no ar durante cinco anos, e o livro Segredos do GNT para o seu BemStar.

Logo, Marcio se torna uma referência em qualidade de vida e passa a assinar artigos para a revista Época. Com o sucesso alcançado pelos artigos, surge  seu primeiro reality show, chamado Época Saúde, que consistia em mudar o estilo de vida de seis pessoas sedentárias, a fim de terem mais qualidade de vida. Foram três meses de acompanhamento registrados em 13 dvd’s e fascículos semanais encartados pela revista.

E é em 2011 que Márcio ganha de vez projeção nacional. Cria e lança o quadro Medida Certa no programa Fantástico, da Rede Globo, mudando hábitos de celebridades. Os primeiros participantes foram Zeca Camargo e Renata Ceribelli, e depois ainda vieram Ronaldo Fenômeno, Fábio Porchat e Gabi Amarantos, entre outros, , além de uma edição somente com crianças. O programa é um enorme sucesso, e todos os participantes conseguem bons resultados!

Comentarista da CBN, palestrante e autor de livros, depois de todos esses anos, comunicando com todo o Brasil sobre a importância do movimento, como conquistar uma vida com melhor qualidade e  como fazer uma boa alimentação sem ficar escravo dela, o professor Márcio Atalla tornou-se uma das pessoas mais influentes e respeitadas na área da saúde do País.

E, em 2016, lança seu projeto mais audacioso: mudar a qualidade de vida de uma cidade inteira, reduzindo custos com saúde e melhorando o estilo de vida de cerca de 50 mil habitantes. O palco é a cidade de Jaguariúna, no interior de São Paulo.

A poucos dias de concluir o projeto Vida de Saúde e começar a analisar os dados que vão se transformar em  um livro, conversamos com exclusividade com Atalla, para que ele nos contasse mais sobre o projeto. Acompanhe:

 

Site Renata Spallicci – Conte-nos como surgiu o projeto Vida de Saúde.

Marcio Atalla – Este projeto surgiu depois que fiz inúmeros programas mostrando a importância do movimento na vida do ser humano e quando, cada vez mais, os estudos científicos apontam para o combate ao sedentarismo como a medicina preventiva mais eficiente e barata. Fui amadurecendo a ideia de fazer uma intervenção populacional e medir o impacto em indicadores de saúde. Vi que era um projeto inédito no mundo, e que não era simples realizá-lo. Foram três anos criando condições até conseguir transformar em realidade. A Amil felizmente acreditou nesse projeto e me deu condições de efetivá-lo.

 

SRS -E por que Jaguariúna?

MA – A escolha de Jaguariúna se deu por ser uma cidade próxima a grandes centros como São Paulo e Campinas, por ter um perfil de sedentarismo, sobrepeso, obesidade e hábitos alimentares muito parecidos com a média do Brasil. Também porque a cidade tem o Cartão Cidadão, o que permite saber quem é exatamente cada morador, proporcionando-nos um histórico, com endereço, etc. Outro motivo foi que a cidade possui 12 parques bem distribuídos pela cidade, tornando a prática da atividade física bem democrática.

renata-atalla-2

SRS -Quais os principais objetivos do projeto? E quais os meios para alcançá-los?

MA – É diminuir nível de sedentarismo, melhorar a qualidade da alimentação e reduzir o número de pessoas acima do peso. Tendo esses índices alcançados, estaremos diminuindo fatores de risco para doenças crônicas e melhorando a qualidade de vida da população.

 

SRS – Como você sentiu o engajamento da cidade no projeto?

MA – Como todo projeto populacional, existem pessoas e entidades que se engajam, e outras não. De maneira geral, foi muito bem aceito, principalmente pelas crianças. Tivemos também o apoio das secretarias de saúde e educação, médicos, enfermeiros, professores e vários outros profissionais.

renata-atalla-3

SRS – O que mais o impressionou nessa experiência?

MA – A falta de investimento na prevenção e a falta de informação. E, principalmente, como esse tema ainda é pouco ou quase nada abordado quando se fala em saúde pública. Ao mesmo tempo, fiquei impressionado com a boa receptividade dos profissionais de saúde e da população em geral.

 

SRS – Você acredita que os objetivos foram cumpridos?

MA – Espero que sim. Ainda não temos resultados, estamos na fase de coletar os dados finais para compará-los aos dados iniciais.

 

SRS – Há planos de replicar o projeto em outras cidades?

MA – Sim, a ideia é ampliá-lo.

 

Registro científico

Além da mudança na vida das pessoas. O Vida de Saúde terá um importante respaldo científico coordenado pelo professor Atalla, ao lado de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Faculdade de Jaguariúna (FAJ). Mais do que isso: será o primeiro registro científico da mudança de comportamento e hábitos feito em massa.

Este estudo vai analisar como o movimento e a alimentação saudável influenciam na saúde das pessoas, usando os fatores de risco para doenças crônicas como parâmetro. Também será analisada a redução dos gastos públicos com medicamentos e tratamentos de saúde.

Antes e após o projeto, foram realizadas avaliações laboratoriais da população (glicose, colesterol total, HDL-colesterol, triglicérides, VLDL-colesterol, LDL-colesterol e proteína C-reativa), circunferência abdominal, IMC (índice de massa corporal), pressão arterial, nível de atividade física, padrão alimentar e estado de saúde.

renata-atalla-4

Professor de Educação Física, com especialização em Treinamento de Alto Rendimento, e pós-graduação em Nutrição, pela USP, Marcio Atalla tem sua filosofia de vida fundamentada  em hábitos saudáveis, por meio da prática regular de atividade física, com uma alimentação balanceada e baseada em boas escolhas e livre de culpas e dietas. É autor dos livros Sua Vida em Movimento, A Dieta Ideal e Segredos do GNT para o seu Bem Star.

 

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci