Fitness

Mas, afinal, musculação emagrece?

Essa pergunta sempre surge na cabeça de quem começa a malhar. Na verdade, essa dúvida sobre o emagrecimento ou não, normalmente aparece porque algumas pessoas apresentam ganho de peso ao iniciar o treino. A personal trainer Luiza Guirra acaba com as dúvidas...

 26 de setembro de 2015
2 min de leitura

Musculação emagrece?

Isso acontece porque a musculação gera aumento de massa magra que acelera o metabolismo basal, ajudando a reduzir nossa gordura corporal. Mas, para tanto, ela deve ser praticada de forma adaptativa e de acordo com a evolução de cada indivíduo, sendo intensificada sempre com segurança. Se a pessoa nunca fez musculação, o treino deve ser gradativo, mas, mesmo dessa forma, ela já garante um importante gasto calórico.

Essa dúvida sobre o emagrecimento ou não,  normalmente surge porque algumas pessoas apresentam ganho de peso ao iniciar o treino. Na verdade, ao praticar a musculação ou estímulo muscular, a densidade — e algumas vezes, o volume — sofre alterações. Ou seja, existe um aumento da hidratação da fibra e sua densidade muda. É por este motivo que não devemos ter como referência de resultado a balança, mas sim, a boa e velha fita métrica! Ela vai nos mostrar que, com o treino de musculação, o volume é menor, mesmo que haja uma variação de peso. Variação que, com o tempo — é bom lembrar – tende a estabilizar.

Mas lembre-se: para que se obtenham resultados, a musculação deve ser realizada no mínimo três vezes por semana, em dias alternados. E, se os exercícios de musculação forem combinados a uma atividade cardiovascular (por exemplo: bike, corrida, hiit, entre outros) a queima de gordura será otimizada!

Bom treino!

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci