Fitness

Organização é essencial para o emagrecimento

Confira seis dicas que vão ajudá-la (lo) a organizar a sua vida para emagrecer.

 30 de outubro de 2016
5 min de leitura

Organização na alimentação!

Fazer uma dieta equilibrada e praticar atividades físicas. Falar que esse binômio é o fator primordial para quem quer emagrecer é chover no molhado! Mas por que  antas pessoas fazem isso e não conseguem o resultado esperado? A resposta está nos detalhes!

Passar por um processo de emagrecimento não é fácil. É preciso mudança de hábitos, disciplina e muita organização. E é exatamente neste último ponto que pode estar toda a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Com pequenas atitudes em nossa rotina, tanto em casa como no trabalho, conseguiremos tornar o ambiente ao nosso redor mais propício para buscar nossos objetivos.

O primeiro ponto a ser levado em consideração é a definição de sua rotina alimentar. Pode parecer bobagem, mas, quando se está de dieta, é essencial que logo pela manhã você já tenha em mente quais serão todas as refeições que fará ao longo do dia. Se não se organizar, vai ser muito mais fácil você chegar em casa com fome e acabar cedendo à tentação de pedir uma pizza.

Outra questão essencial na dieta é o sono! Dormir de seis a oito horas por dia e tendo um sono de qualidade é fundamental para que você tenha um corpo equilibrado e esteja forte para se manter na linha. Por isso, faça da hora de ir para a cama um ritual, preparando o ambiente e o corpo para esse momento. Tome um chá relaxante, fique longe do celular e do computador e deixe o quarto pronto para acolhê-la(lo) Uma noite tranquila  de sono  ajuda a regular a produção de cortisol, um hormônio que, quando está em desequilíbrio no organismo, favorece aqueles famosos ataques de gula, além de contribuir para o aumento da gordura abdominal.

A terceira dica é uma das mais difíceis de ser seguida para quem leva a vida corrida das grandes cidades. Mas fazer as refeições sem pressa faz toda a diferença para a sensação de saciedade. Quando comemos muito rápido, o nosso organismo não tem tempo de “assimilar” que  já se alimentou, e ele não envia o sinal para o cérebro de que estamos satisfeitos. Resultado? Acabamos comendo mais do que se necessita! Aproveitar cada garfada, mastigar demoradamente o alimento vai tornar a sua dieta muito mais efetiva e sua vida bem mais saudável.

Emagrecer é um “projeto” para uma vida melhor e mais saudável e, como tal, deve ser tratado com a devida prioridade e com um cronograma preestabelecido. De nada adianta você se matricular na academia, se não respeitar seus horários e transformar a a atividade física em uma prática tão regular quanto tomar banho. Determine os melhores horários para se exercitar e os respeite. Não os flexibilize para dar uma escapadinha para ir ao cinema ou para marcar aquele compromisso profissional de última hora. A sua vida e sua saúde têm de estar sempre em primeiro lugar!

Passamos mais tempo em nossas baias de trabalho do que em casa, motivo pelo qual elas também têm que fazer parte do nosso projeto de emagrecimento. Psicólogos garantem que uma mesa de trabalho sem organização gera ansiedade, o que leva aos ataques à geladeira e às guloseimas fora de hora. Portanto, organize-a e tenha sempre à mão um potinho de castanhas para aquele momento da fome. Segundo nutricionistas, as oleaginosas, como as castanhas, são fonte de gordura boa e ajudam a manter o foco e a concentração.

E por fim! Pare de dar desculpas! Como já falamos, emagrecer deve ser visto como algo realmente importante em sua vida e não como uma futilidade. Por isso, desculpas como ‘estou sem tempo’, ‘hoje eu tenho um compromisso’, ou ‘estou cansada demais para ir à academia’ têm que ser eliminadas. Não se autosabote e encare o processo de emagrecimento como uma conquista e não um sacrifício. Afinal, a melhora da autoestima, do condicionamento físico e da saúde devem ser vistas sempre como um grande benefício!

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Rê Spallicci