fbpx Você conhece o que é e para que serve a quiropraxia? - Renata Spallicci

Você conhece o que é e para que serve a quiropraxia?

RENATA SPALLICCI

Fitness

02/04/2016

Você conhece o que é e para que serve a quiropraxia?

Conheça a terapia que cuida de problemas ligados aos ossos, ligamentos, tendões, nervos, articulações e músculos, com destaque à coluna vertebral.

O que Madonna, Victor Belfort, Mel Gibson, Tiger Woods e Liza Minelli têm em comum? Todos eles são adeptos da quiropraxia, uma prática terapêutica reconhecida e incentivada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de distúrbios biomecânicos, ou seja, ossos, ligamentos, tendões, nervos, articulações e músculos, com destaque à coluna vertebral, o grande pilar de sustentação do nosso corpo.

Um pouco de história

A prática teve início em 1895, nos Estados Unidos, em Davenport, Iowa. Naquele ano, o canadense Daniel David Palmer realizou uma manobra de manipulação articular em um paciente que tinha uma deficiência auditiva e obteve um excelente resultado. Palmer, então, cunhou o nome “Quiropraxia”, que tem origem no  grego: “Queirós”, que significa mãos e “Práxis”, que significa prática.

Mas foi na segunda metade do século passado que a quiropraxia teve extraordinária aceitação pelo público americano, com o aparecimento de diversas clínicas. A prática foi legalizada nos EUA como profissão autônoma na área de saúde, com cursos universitários de formação específica, de cinco anos de duração. O mesmo aconteceu no Canadá, Austrália, Nova Zelândia e em alguns países europeus.

No Brasil, a prática chegou na década de 1980, quando os brasileiros formados em faculdades internacionais de quiropraxia reconhecidas chegaram  ao Brasil e iniciaram o processo de estruturação da profissão, de acordo com os moldes estabelecidos internacionalmente.

Com o surgimento da ABQ (Associação Brasileira de Quiropraxia), em São Paulo, em 1992, e dois anos mais tarde, mediante  reconhecimento da Associação como membro da Federação Mundial de Quiropraxia (World Federation of Chiropractic – WFC), a prática se estabeleceu definitivamente no País.

Mas ainda faltavam cursos de formação superior no Brasil, lacuna que foi preenchida em 1998,  com a introdução do  programa da Feevale, no Rio Grande do Sul, em convênio com a Palmer College, cuja finalidade era   formar docentes para o programa de graduação.

Hoje, o Brasil possui duas universidades de quiropraxia, a Anhembi Morumbi ( SP) e a própria Feevale, que oferecem o curso de graduação com duração de 4 a 5 anos.

Indicações e benefícios

Natacha Felix, formada em Quiropraxia desde 2014 e que atende na Fluire, clínica multidisciplinar localizada na Vila Olímpia, e no Espaço Edu Veiga, localizado na Vila Madalena, conta que a quiropraxia tem como objetivo lidar com o diagnóstico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuromusculoesquelético e dos efeitos dessas desordens na saúde em geral. “O objetivo é encontrar e corrigir o Complexo de Subluxação Vertebral e, assim, melhorar a relação entre o sistema nervoso, a coluna vertebral e os músculos”, explica.

Desse modo,  a prática é indicada para pessoas de todas as idades, desde bebês até idosos, e trata qualquer problema relacionado com coluna e articulações, como: dores na coluna cervical, torácica e lombar, dores de cabeça, tensão e estresse, hérnia de disco, problemas no nervo ciático, contraturas musculares, lesões por esforços repetitivos (LER/DORT), alterações na ATM (articulação temporomandibular), artrose, tonturas e  qualquer interferência nos sistemas neurológico, muscular e esquelético.

“As atividades comuns do dia a dia, os movimentos repetitivos e posturas viciosas podem fazer com que as articulações do nosso corpo, principalmente da coluna vertebral, percam seu alinhamento ou movimento normal. Isto é chamado de disfunção articular ou complexo de subluxação vertebral. Com o tempo, essas alterações podem afetar as vértebras, músculos e a função do nervo que passa entre as vértebras, além de poder levar a alterações degenerativas como a osteoartrose, por exemplo. Por meio da  quiropraxia, corrigimos essas alterações e melhoramos sensivelmente a qualidade de vida dos pacientes”, explica Natacha.

Como é feito o tratamento?

Além de corrigir, a prática visa também prevenir problemas articulares. “Tendo sido feito o diagnóstico, é definido um plano de tratamento apropriado a cada condição. Existem diversas técnicas que foram desenvolvidas para restaurar a movimentação articular. O ajustamento, quando indicado, é muito específico e indolor. Com isso, normalmente, se observa uma diminuição importante da dor, relaxamento muscular, aumento da mobilidade e restauração da função articular”, revela a profissional.

O tratamento é feito em três etapas: a primeira visa eliminar ou reduzir os sintomas da subluxação, a segunda, a estabilização e, por último, a manutenção, para que haja prevenção de futuras lesões. “O tempo de recuperação depende de vários fatores, como idade, estilo de vida e duração do problema”, explica Natacha. Mas o mais usual é que os tratamentos durem de um a três meses.”

Atualmente, estima-se que, diariamente, 2 milhões de pessoas se sirvam da quiropraxia com ótimos resultados e sem a necessidade de recorrer ao uso de medicamentos ou procedimentos cirúrgicos.

No Brasil, segundo a Associação Brasileira de Quiropraxia, há aproximadamente  650 profissionais formados que atuam em 16 estados do País.

O site da Associação traz mais informações sobre a disciplina e possui cadastro de todos os profissionais associados. http://www.quiropraxia.org.br. Conheça também a federação internacional https://www.wfc.org/website/

 

Leia também

Cuidado com as lesões – http://renataspallicc.wpengine.com/boa-forma/cuidado-com-as-lesoes/

De pernas para o ar – http://renataspallicc.wpengine.com/beleza/de-pernas-pro-ar/

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

renataspallicci.com.br
fitdobem.com.br
dosonhoarealizacao. com.br