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Dicas para desinchar e não acumular líquido!

Conheça o que a Renata Spallicci faz para desinchar e eliminar o excesso de líquidos. E veja ainda as dicas da nutricionista Nathalia Califre.

 26 de novembro de 2016
7 min de leitura

Dicas para desinchar!

Uma reclamação geral de nós, mulheres, é a retenção de líquidos! Quem nunca acordou, se olhou no espelho e se sentiu megainchada? Quem nunca?????? Rs  Na verdade, a gente tá só com um inchaço no canto dos olhos, mas parece que engordamos uns 30 quilos, é ou não é??? Rs

E o lance é o seguinte! Isso é real e oficial! Nós, mulheres, retemos mais líquido mesmo, ponto. E tem tudo a ver com nossos hormônios, ciclo menstrual, enfim, com as dores e delícias de ser mulher! É o que eu sempre digo: ser mulher é maravilhoso, mas não é fácil!!

Aí a gente pensa: maravilha, vamos, então, colaborar com o nosso corpo e ver aquilo que nos causa maior propensão a acumular líquidos e eliminar da nossa vida! Fácil, não é? Claro! (SQN).

Por isso pedi para a Nathalia Califre, minha amiga e nutricionista, ajudar a gente, fazendo uma listinha do que causa a retenção de líquido, a fim de resolver de vez o problema.

A Nathalia listou pra gente os 7 pecados capitais da retenção de líquidos:

1 – Estresse que causa o aumento do cortisol, um dos grandes responsáveis pela retenção de líquido. Bom, esse é complicado de eliminar! Quem é que vive no mundo de hoje, corrido, maluco e não tem o nível de estresse lá em cima?

2 – Anti-inflamatórios, antialérgicos, antibióticos. Hum… difícil também ficar 100% longe deles!

3 – Qualidade do sono ruim. Esta é uma coisa que podemos tentar melhorar, mas que, com a vida agitada que a gente leva, nem sempre o sono é dos melhores, não é verdade?

4 –Muitas horas em viagens. Tá aí outra coisa que não tem como evitar.

5 – Pouca hidratação no dia a dia. Maravilha, isso eu já faço e recomendo! Bora tomar muita água, meninas!

6 – Excesso do consumo de carboidratos. Também dá pra evitar, certo?

7 – Excesso do consumo de sódio, glutamato monossódico e industrializados. Com a vida corrida das grandes cidades, também é difícil evitar, mas vamos, no mínimo,  não permitir  os excessos, combinado?

Mas  aí vocês vão me perguntar:  “Poxa, Rê, então não tem jeito???”. Claro que sim! Se não podemos evitar aquilo que causa inchaço, vamos, pelo menos, agir na consequência, certo? Primeiramente, é importante que a gente se hidrate adequadamente!! Quanto mais hidratadas as células estiverem, menor vai ser a retenção de líquidos extracelulares. O ideal é atingir, em média, 30ml por quilo de peso.

Além disso, existem alguns outros segredinhos que a Nathalia me contou, e que funcionam muito! Por exemplo, algumas ervas em infusões podem ajudar bastante, como a cavalinha, hibiscos, salsinha! E ainda alguns vegetais e frutas, como salsão, pepino, melancia, que também ajudam na eliminação do excesso de líquidos. Aliás, nessa fase que eu estou agora, de preparação final para o WBFF, e que tenho limite para muitos alimentos, o pepino é um dos alimentos que posso comer sem restrição! E geeeennnte! Eu costumo brincar que as ações do pepino subiram no mercado do agronegócio! Porque o que eu tenho comido de pepino não é pouco, rs! E, realmente, ajuda demais na eliminação do excesso de líquido!!!

E há aquelas coisas que podemos (e devemos) mesmo evitar! Sabe aquele papo de pedir uma saladinha para manter a forma e ela vir com meio litro de molho industrializado??? Então, esse molho aí deve ser cortado mesmo! É gostoso, eu sei, mas é uma bomba de sódio! Troca por um bom azeite e lhe garanto que seu corpo vai agradecer! Outra coisa que sei que muita gente vai torcer o nariz, mas da qual devemos sempre escapar: bebida alcoólica! Eu cortei totalmente da minha vida, por princípio mesmo, e tenho certeza de que faz toda a diferença no meu corpo!

Como estou me preparando para o WBFF, sigo uma dieta de zero carbo e posso dizer que realmente faz tooooda a diferença em nosso corpo, principalmente para desinchar. Mas, para isso, é necessário todo um preparo e um acompanhamento com nutricionista. Então, é algo que recomendo, porém, com todos esses cuidados e com acompanhamento médico!

A Nathalia também listou como essencial nesse objetivo ter hábitos saudáveis, priorizando sempre os alimentos mais naturais e usar ervas e especiarias, no dia a dia, no preparo dos alimentos.  Outra dica bacana é utilizar água aromatizada e chás que ajudam a gente a se hidratar, variando um pouco. “A suplementação de nutrientes fundamentais para a hidratação, como ácidos graxos essenciais, vitaminas do complexo B, C, E, A, polifenois, zinco, ácido alfa lipoico, silício, exynutriment, também ajudam muito no processo de eliminação de toxinas do corpo e equilíbrio na saúde linfática. “Mas é importante que seja sempre individualizada e manipulada por nutricionista”, ela ensina.

Uma outra dica que eu dou e que funciona muito para mim é a drenagem! Acho muito bom e sinto muita diferença…  então, recomendo. E tem alguns outros segredinhos como usar meia de alta compressão em longas viagens, e eu sou adepta também do uso da cinta pra dormir!

Ah! E controlar o estresse, né, gente! Por mais difícil que isso possa parecer é sempre possível com técnicas de meditação e autoconhecimento!

Espero ter ajudado!! E se você tiver alguma dica bacana para desinchar, compartilhe aqui com a gente nos comentários!

E pra finalizar, segue uma receitinha de um chá que a Nathalia indicou especialmente pra gente!

COMBINAÇÕES DE ERVAS FITOTERÁPICAS QUE AUXILIAM NA DIMINUIÇÃO DA RETENÇÃO DE LÍQUIDOS

renata-cav

cavalinha + hibisco + salsinha fresca

Pode acrescentar gengibre, canela em pau e limão à gosto

Coloque uma colher de sopa de cada erva em um recipiente de vidro. Ferva 700ml de água e jogue sobre as ervas.  Abafe com uma tampa ou pires por 10 minutos. Coe e beba frio ou quente. Faça a quantidade para consumir em um dia.

“Mas lembre-se. Esse chá tem uma base de ervas fitoterápicas que não podem ser usadas em excesso e por qualquer pessoa. Por isso, tome ao máximo duas vezes por semana e consulte sempre um profissional”, ressalta a nutricionista.

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