fbpx Dez dicas para dormir bem e treinar melhor ainda! - Renata Spallicci - Renata Spallicci

Dez dicas para dormir bem

RENATA SPALLICCI

Fitness

09/02/2016

Dez dicas para dormir bem e treinar melhor ainda!

Conheça a importância do sono para o treino e confira algumas maneiras para ter um sono tranquilo no Dicas Fitness da Renata Spallicci.

Todas as pessoas sabem que comer de forma saudável e treinar pesado são hábitos indispensáveis para um bom resultado no treino. Mas vocês sabiam que noites bem dormidas podem também fazer toda a diferença?

É isso mesmo. Dormir é algo pra lá de essencial, seja para a sanidade física, seja para o desenvolvimento intelectual e regeneração  física.

E, como sou uma pessoa hiperativa e estou sempre com a cabeça a mil,  já tive dificuldades na hora de dormir. Afinal, quando deito, a minha cabeça continua funcionando a todo vapor e, por muitas vezes, tenho dificuldade de pegar no sono. Por isso, eu mantenho alguns hábitos que me ajudam a dormir bem. (Veja as dez dicas abaixo).

Afinal, agora, por exemplo, que estou trabalhando para ganho de massa, o sono é ainda mais importante, porque é no descanso que o músculo se regenera.

E é durante o período do sono que o corpo se nutre de forma a repor as células perdidas, construindo tecidos e células. Os músculos se constroem, principalmente após a liberação de hormônios que estimulam a construção celular. Estudos já mostraram que, na infância, 90% do hormônio do crescimento (GH) é produzido durante a primeira fase do sono profundo. Para adultos, a maioria dos lançamentos diários de testosterona nos homens ocorre também durante o sono.

Segundo um estudo da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, e publicado no Journal of the American Medical Association, foram feitas pesquisas em homens que dormem menos de cinco horas por noite. O resultado: diminuição da produção de testosterona em cerca de 15%, o que diminui a libido. além de influenciar na massa muscular, densidade óssea e aumentar os riscos de doenças causadas pelo baixo nível desse hormônio.

Não é à toa que passamos cerca de um terço de nossa vida dormindo. O efeito de uma madrugada em claro é semelhante ao de uma embriaguez leve: a coordenação motora é prejudicada, e a capacidade de raciocínio fica comprometida, ou seja, sem descanso, o organismo deixa de cumprir uma série de tarefas importantes.

Em outro estudo realizado pela Universidade de Chicago – EUA, 11 pessoas com idades entre 18 e 27 anos foram impedidas de dormir mais de quatro horas durante seis dias. Sabe o que aconteceu? No final desses dias sem sono, o funcionamento do organismo delas era comparado ao de uma pessoa de 60 anos de idade. E os níveis de insulina eram semelhantes aos de portadores de diabetes. Em pesquisas de laboratório, ratos usados como cobaias não aguentaram mais de dez dias sem dormir e morreram por infecção generalizada. Impressionante, não?

Por isso, se você quiser ter bons resultados com o seu treino, além de fazer uma alimentação correta e pegar pesado na academia, você precisa de boas noites de sono. Se, assim como eu, você tem dificuldade para dormir, siga as dicas abaixo e tenha uma noite agradável e tranquila de um delicioso sono!

  1. Antes de tudo, escolha um local confortável, fresco, escuro e silencioso. As alterações de ruído, de luz e de temperatura podem atrapalhar o sono;
  2. Prepare-se para dormir. Crie seus próprios rituais como a meditação, o relaxamento, a oração ou outra técnica de controle da tensão. Eu anoto em um caderno ou no bloco e notas do meu celular todos os meus problemas antes de dormir. Não vá para a cama com eles! Isso funciona como um santo remédio para muita gente;
  3. Evite olhar o relógio a cada vez que acordar: este hábito pode piorar uma eventual noite de insônia;
  4. Pratique exercícios regularmente, pois isso melhora as condições do organismo. Mas procure fazer ginástica até duas horas antes de se deitar;
  5. Não durma com fome. Uma boa dica é beber um copo de leite morno antes de ir para a cama: o leite é rico em triptofano, que é um precursor da serotonina – substância envolvida no processo de sono;
  6. Faça apenas refeições leves à noite. A partir dos 16 anos, a capacidade digestiva de nosso organismo começa a diminuir, e uma digestão difícil atrapalha terrivelmente o sono;
  7. Use a cama apenas para dormir, e não para ver televisão, ler ou jogar videogame, pois esses hábitos são desfavoráveis ao sono;
  8. A melhor posição para dormir é de lado, com as pernas ligeiramente flexionadas e um travesseiro não muito alto apoiando o rosto. Não se esqueça de colocar uma almofada entre as pernas na altura dos joelhos. A densidade correta do colchão é fundamental!
  9. Se estiver numa noite de insônia, não fique na cama forçando o sono. Levante-se, procure alguma atividade e só retorne quando sentir sono;

10. Cuidado com líquidos antes e, até mesmo, durante a noite, pois a necessidade de urinar vai interromper a sequência do seu sono.

 

Se você curtiu esta dica e quiser saber muito mais sobre como emagrecer com saúde, de forma fácil e sem dietas milagrosas, você precisa conhecer o Finalmente Magro, método criado por mim com o auxílio de uma equipe multidisciplinar que lhe fornecerá todas as ferramentas para um emagrecimento saudável e todo o conhecimento que obtive na prática e por meio de muitos estudos ao longos dos anos! Conheça mais sobre o programa, inscrevendo-se agora mesmo!

 

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci




Busque seu propósito. Deixe seu legado.
Renata Spallicci



Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

renataspallicci.com.br
fitdobem.com.br
dosonhoarealizacao. com.br