Fitness

Suplementos alimentares: o que são e para que servem

Os suplementos alimentares são substâncias químicas produzidas especialmente para complementar a alimentação.

 15 de julho de 2016
4 min de leitura

Suplementos -Para que servem ?

Ganhar músculos e conseguir o corpo dos sonhos não é uma missão das mais fáceis. É necessário muito treino, alimentação correta e a suplementação alimentar pode ser uma grande aliada na busca por esses objetivos.

Os suplementos têm como princípio complementar a alimentação, no caso de ela não fornecer a quantidade suficiente de alguns nutrientes, o que pode acontecer quando se praticam atividades físicas regulares e dietas muito restritivas.

Usados de forma correta, o uso dos suplementos feitos à base de proteínas, carboidratos, aminoácidos e creatina, nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo, não apresentam risco à saúde, mas mesmo assim só devem ser consumidos com a correta orientação profissional.

Muitas vezes, na busca pelo corpo perfeito, as pessoas iniciam uma dieta e começam a consumir suplementos alimentares sem antes consultar um médico ou nutricionista. Os primeiros suplementos consumidos por essas pessoas, normalmente são Whey Protein ou BCAA (conheça estes e outros suplementos no quadro abaixo) por serem mais comuns, porém é preciso saber a real necessidade de utilizá-los e os benefícios que podem proporcionar.

Apesar de muitos profissionais ressaltarem que os suplementos são mais indicados para grupos específicos, como atletas de alto nível, gestantes e pessoas desnutridas ou vegetarianas, eles garantem que qualquer pessoa precisa recorrer às proteínas para fortalecer os músculos. E, como elas são um componente de difícil absorção, quando consumidas in natura, os suplementos com a proteína isolada constituem  a melhor escolha  para a  recuperação muscular mais acelerada.

Entretanto, os suplementos só funcionam, se forem associados a uma alimentação adequada, senão os resultados podem ser opostos dos desejados. Por exemplo, se uma pessoa usa suplementos de proteína, mas ingere muito carboidrato, terá acúmulo de componentes energéticos no corpo, o que acabará sendo revertido em gordura corporal e não em músculo.

Outros tipos de suplementos também podem ter consequências específicas,  se houver uso desmedido, como inchaço, devido à retenção de líquidos (aminoácido creatina), aumento da produção de gases intestinais (consequência do uso de quase todos os suplementos, mas principalmente da albumina, proteína existente no ovo) e aparecimento de acne (comum nos usuários de massa hipercalórica, rica em carboidratos).

Mas é importante frisar que esses suplementos não são prejudiciais à saúde por si só, mas somente se forem usados de formas incorreta e sem orientação adequada.

Por isso, o primeiro passo para que você decida usar ou não alguma suplementação é ter conhecimento sobre o que cada um deles oferece e, depois disso, procurar um profissional médico ou nutricionista para lhe prescrever o mais correto para as suas necessidades.

Para  ajudá-la  nessa escolha, listamos alguns dos suplementos mais comuns no mercado. Confira:

Suplementos - Saiba mais

Lembre-se: Em primeiro lugar, deve-se saber qual é a meta a ser atingida, procurar um orientador físico e um nutricionista. Eles vão indicar os exercícios e os suplementos necessários para que você atinja seus objetivos.

Se quiser conhecer mais sobre a importância dos aminoácidos essenciais, os EAA, tem uma matéria super completa no site do Pasqualotto Team –

EAA : Você sabe o que é? E a importância ?

E lembre-se: em primeiro lugar, deve-se saber qual é a meta a ser atingida….

Leia também:

Quinze benefícios surpreendentes da perda de peso

Dicas simples para entrar em forma 

Como alcançar aquele abdômen trincado dos sonhos  

Treino de peitoral para mulheres também é essencial

Existe um horário certo para malhar

Dez exercícios para pernas lindas e torneadas

Aumentar de peso não significa necessariamente engordar

 

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci