Fitness

Mundo fitness 2017: o que vem por aí…

Confira as 10 principais tendências fitness para 2017 (a #5 é a minha favorita)

 5 de janeiro de 2017
7 min de leitura

Mundo fitness 2017

Como vocês sabem, sou superligada em novidades e quero sempre estar antenada com o que rola de novo, as tendências… e, como já compartilhei aqui, acredito demais que 2017 vai trazer muita coisa boa pra todos nós. O que precisamos é estar “conectados” com essa energia positiva e entras nessa vibração. Por isso, fui atrás de pesquisas e descobri um “Top 10” megalegal do cenário fitness 2017.

Isso mesmo! Todos os anos, o Colégio Americano de Medicina do Esporte (American College of Sports Medicine) elabora um ranking com o que mais vai bombar no mundo da atividade física. Para fazer a “previsão” 2017, a entidade ouviu a opinião de 1,8 mil especialistas do mundo todo das áreas da saúde e dos esportes. E eu quero dividir com vocês essas “top 10 tendências”.

Tendências Fitness para 2017 Fitness

1. Dispositivos eletrônicos

Se você não está fazendo uso de alguma tecnologia para cuidar da sua forma física e da sua saúde, saiba que você anda meio “fora da moda”. Há dois anos, os dispositivos eletrônicos lideram a lista das tendências no mundo dos exercícios físicos e da saúde. De pulseiras que medem a frequência cardíaca a aplicativos capazes de montar percursos de corrida, tem de tudo. Um dos principais focos dessas novas tecnologias é manter em alta a motivação dos usuários para se exercitar ou mesmo praticar hábitos saudáveis como, por exemplo, tomar mais água durante o dia.

2. Treinamentos funcionais

Esses exercícios não são exatamente uma novidade, mas continuam com força total. Em vez de usar aparelhos na academia, o sujeito se vale do peso do próprio corpo — e de halteres, elásticos e afins — para malhar.

3. Exercício intervalado de alta intensidade (HIIT)

O HIIT (High-Intensity Interval Training) chegou a liderar o ranking anos atrás. Nenhuma surpresa, afinal, a maioria de nós hoje em dia tem cada vez menos. E, nesse tipo de treinamento,em vez de gastar um longo tempo se exercitando a um ritmo moderado, você vai fazer sequências curtas de exercícios com a frequência cardíaca no máximo ou quase lá. Qual a vantagem? Você vai queimar mais calorias em 20 a 30 minutos de treino do que você conseguiria em uma loooonga sessão! Que tal? 😉

4. Contar com profissionais experientes e certificados

Na medida em que a atividade física é cada vez mais reconhecida como uma forma de prevenir e tratar doenças, é importante contar com a orientação de profissionais habilitados e especializados, como um personal trainer, que pode, por exemplo, ser uma ótima maneira de obter orientações personalizadas e assegurar que você alcance seus objetivos. Sou superadepta disso: a Lu, minha personal, super me ajuda a manter o foco e cumprir as metas que estabeleci. Creio que é muito esse o papel do professional da área, usar seu conhecimento e experiência para provocar mudanças de atitude, ajudar você a encontrar e desenvolver suas aptidões e assim te motivar a manter o foco e atingir seus objetivos. Mas, lembre-se, é muito importante que o profissional escolhido seja de fato capacitado e habilitado.

5. Treino de força

Esse tipo de teino anda mesmo no centro dos holofotes! Apesar de muitas pessoas, em especial as mulheres, às vezes fugirem da sala de musculação, a verdade é que estudos científicos confirmam cada vez mais os benefícios desse tipo de exercício. O treino de força ajuda a preserver a massa muscular e aumentar o seu metabolismo para queimar mais calorias, até mesmo quando você não está treinando. Realmente, tudo de bom, iuhuuu!

6. Exercícios em grupoVocê costuma treinar sozinha? 2017 pode ser o ano para você experimentar uma atividade em grupo. Elas estão ganhando espaço por sua capacidade de motivação. O treino em grupo pode tornar bem mais divertida a tentativa de uma nova atividade física, como corrida, spinning ou ciclismo. Os laços com a “turma” ajudam a manter a motivação, o compromisso e a pular da cama para se exercitar!

7. Exercício é saúdeHoje já há consenso em torno da afirmação “você é aquilo que você come”. Mas a tendência aponta que, cada vez mais, as pessoas estão tomando também consciência de que “você é aquilo que você malha”. Brincadeiras à parte, o exercício físico vem sendo promovido à condição de verdadeiro “remédio”. Um número cada vez maior de médicos prescreve atividades físicas como parte do plano terapêutico para diversas doenças. Sim, os exercícios podem aumentar o nível de felicidade, reduzir o risco de uma parade cardíaca ou mesmo te ajudar a lembrar onde deixou as chaves do carro… portanto, bora lá se movimentar e cuidar da saúde!

8. Ioga

Diga “Namastê” a mais uma das tendências fitness 2017: a Ioga. Tudo bem que a milenar Ioga não pode ser considerada exatamente uma “nova tendência”, mas a verdade é que ela anda mais popular do que nunca, com os estúdios para a prática se multiplicando pelo mundo todo. Provavelmente porque os benefícios da Ioga tambêm são muitos e extensos: ajuda a diminuir a ansiedade e o estresse, melhora a qualidade do sono, permite que o sangue flua melhor pelo corpo, ajuda a digestão e muito mais… medite sobre isso! 😉

9. Treinamento personalizado

Não confunda essa tendência com a número 4 que mencionei aí acima (Contar com profissionais experientes e certificados). Esta tendência aponta, por exemplo, para o número cada vez maior de estudantes universitários estudando cinesiologia (estudo dos movimentos do corpo humano), indicando que eles pretendem atuar na área da saúde. Mas, para além disso, essa tendência fala de como é cada vez mais frequente e importante que cada um de nós amplie o conhecimento em torno do tema exercícios físicos e saúde para poder fazer a prevenção de eventuais problemas de saúde e manter um estilo de vida saudável.

10. Exercícios para emagrecer

Embora a nutrição seja mais importante para a perda de peso do que os exercícios, a atividade física desempenha um papel fundamental em qualquer programa de redução de peso. O desafio é encontrar exercícios e atividades de estilo de vida saudável das quais você realmente goste. Um estudo descobriu que incorporar o riso em programas de atividade física para idosos melhorou sua saúde mental, resistência aeróbica e confiança em sua capacidade de se exercitar. Bem, como pode ver, 2017 já chegou com tudo e há muitas opções para que você possa se alimentar e se exercitar corretamente. Ao longo do ano, aqui no meu blog, pretendo falar um pouco mais sobre cada uma dessas tendências, trazendo muitas dicas e informações para que você passe 2017 totalmente em forma. Um abraço. Feliz Ano Novo!!!

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci