Fitness

Projeto verão 2016: ainda dá tempo?

Com o verão já rolando, ainda dá tempo de melhorar a sua forma e o seu condicionamento até o fim da estação. Saiba como, na coluna da personal trainer Luiza Guirra.

 26 de dezembro de 2015
3 min de leitura

Projeto Verão 2016

No dia 21 de dezembro entramos oficialmente no verão. Estação da praia, da piscina, do biquíni e do calção. Mas, e aí? Como você se preparou para estar com tudo em cima para a época mais animada do ano? Hum, ainda nem começou? Calma, não se desespere. Ainda dá para tentar fazer alguma coisa para salvar a temporada.

Se você começar assim que passarem as festas (afinal, ninguém é de ferro!)  ainda dá tempo de alcançar alguns objetivos efetivos. Lembre-se: o verão termina somente em 20 de março e, nestes quase três meses, é possível melhorar   o condicionamento, diminuir o percentual de gordura, aumentar o tônus muscular e melhorar a flexibilidade. Claro que seus resultados acontecerão em proporção ao tempo de estímulo.

O primeiro passo é evitar os maiores pecados para quem treina, como pular refeições (quando pulamos refeição, o corpo fica lento e acaba armazenando gordura como uma forma de proteção para as próximas horas), realizar mais de uma hora e meia de treino intenso (isso porque, após este tempo, o corpo entra em processo de catabólico, que é a degeneração de tecido muscular, causando danos) e realizar somente treino cardiovascular (é importante que realize também treino resistido que deixa o corpo com curvas e densidade muscular).

Para alcançar resultados mais rápidos, há  os exercícios que otimizam a queima de gordura,  como os multiarticulares, treino HIIT, corrida e circuito funcional com kettlebell, corda naval e movimentos que aumentam a frequência cardíaca, aumentando a capacidade cardiovascular.

Outra dica: monte uma planilha de treino, com a ajuda de um profissional, ajustando o seu objetivo com o tempo disponível para treino e descanso, considerando o macrociclo, mesociclo e microciclo.

Mas, fique atento: o objetivo maior para quem quer atingir suas metas físicas é entender que as mudanças de hábitos são necessárias não só para o final de ano ou para um verão, mas para uma vida inteira!

Por isso, seja sensato na hora de pensar as suas metas. Não é possível perder dez quilos de maneira saudável em pouco tempo. Afinal, o corpo necessita de um tempo de adaptação ao seu novo peso e só assim o efeito rebote ou sanfona será evitado.

Que a meta seja terminar 2015 e começar 2016 com um novo pensamento: qualidade de vida! E quando o objetivo finalmente for alcançado, a nova meta será estabilizar o peso que, diga-se de passagem, é a parte mais desafiadora, mas não impossível!

Por isso, vamos lá! Mãos à obra, bom treino, boas festas e bom verão!

Luiza

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci








Abrir Conversa
Fale comigo!
Abrir Conversa
Fale comigo!