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HIIT

3 min de leitura

HIIT: o treino para queimar gordura e ganhar massa

HIIT, o treino que virou o queridinho de muitos atletas e febre em algumas academias. Conheça tudo sobre esse treino e, principalmente, a respeito de seus benefícios.

 29 de setembro de 2015

Quem é antenado em fitness certamente já deve ter ouvido falar muito sobre o HIIT, o treino que virou o queridinho de muitos atletas e febre em algumas academias. Mas será que você já conhece tudo sobre o treino e, principalmente, a respeito de seus benefícios?

O HIIT é um método recomendado a pessoas que querem otimizar seu treino cardiovascular, uma vez que é realizado em tempo curto e em alta intensidade. Cada exercício deve ser realizado com 1 a 2 minutos de intensidade máxima para o mesmo tempo de recuperação, de onde deriva o nome HITT, do inglês High Intensity Interval Training ou Treino com Intervalos de Alta Intensidade.

Ele chegou à indústria da malhação graças aos resultados benéficos estabelecidos em relatos não científicos e em estudos científicos publicados. Os estudos que o compararam ao exercício contínuo constante, mostraram que o HIIT é bem superior no quesito perda de gordura, mesmo sendo de menor duração.
Um dos primeiros estudos a apontar que o HIIT era mais eficaz na perda de gordura foi realizado em 1994 por pesquisadores da Laval University, no Canadá. Eles descobriram que jovens de ambos os sexos, que seguiram o programa HIIT de 15 semanas, perderam muito mais gordura corporal do que aqueles que realizaram um programa de 20 semanas de exercícios contínuos constantes. Isso apesar de o programa de exercícios constantes ter queimado cerca de 15.000 calorias a mais que o programa HIIT.
Um grande benefício do HIIT é que pode ser praticado em qualquer lugar, com qualquer aparelho ou, até mesmo, sem aparelhos. Ou seja, não precisa ser feito necessariamente em aparelhos aeróbicos, o que abre um leque de possibilidades infinitas. Podemos utilizar cordas de pular, pesos, faixas elásticas ou até o peso do próprio corpo.

Mas atenção: existem muitas metodologias de treinamento, porém nem todas as pessoas estão aptas a realizá-las. Por isso, procure sempre orientação de um profissional. Afinal, muitas vezes, algo que parece positivo pode atrapalhar a sua evolução funcional e estética.

Bom treino!

Curiosidade
O HIIT foi desenvolvido há décadas por técnicos de atletismo para melhor preparar os atletas de provas de corrida. À época, era conhecido pelo nome sugestivo de treinamento “Fartlek”, a junção das palavras suecas para velocidade (fart) e brincar (lek). “Brincar de velocidade”, uma descrição perfeita do método HIIT.

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci






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