Fitness

Comece a treinar com saúde

Esporte é saúde. Por isso, antes de começar a treinar é fundamental passar por uma série de exames médicos e posturais. Afinal, ninguém quer começar a treinar e se lesionar, não é mesmo?

 12 de outubro de 2015
2 min de leitura

Comece a treinar com saúde

Está muito tempo parado e vai começar a treinar? Ou pior, nunca treinou e resolveu encarar o desafio?

Que ótimo! Afinal nunca é tarde para começar. Mas não pense que é só comprar aquela roupinha bacana de academia, se matricular e começar a milhão.

Para começar um treino com saúde, você precisa seguir alguns passos. O primeiro deles é procurar um médico que vai realizar uma avaliação física completa, incluindo anamnese, eletrocardiograma e outros exames que ele julgar necessário. De posse do atestado médico que comprove que você está apto, aí você pode ir para a segunda etapa: a avaliação física.

Algumas academias já oferecem este serviço, mas mesmo que a sua não ofereça, é essencial que você busque um profissional de educação física para realizá-la. O exame deve incluir uma avaliação de movimento com o objetivo de identificar se há algum desequilíbrio corpóreo que possa prejudicar a realização de determinado movimento.

Essa informação é muito importante para que o professor possa montar um treino direcionado para trabalhar a sua estabilidade e mobilidade, além de ajudá-lo a tornar todos os movimentos corretos.

Pronto. Após essa bateria de exames, você estará apto para iniciar, mas lembrando que deve sempre respeitar a sua individualidade e os limites do seu corpo.

Eu sei, pode parecer burocrático e exagerado, mas, começar com segurança e conhecendo bem o seu corpo, fará com que o seu treinamento seja 100% seguro, e os resultados possam ser comparados ao longo do tempo.

Bom treino!

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci