fbpx Wellness coaching é filosofia que inspira o autoconhecimento e vai muito além de uma técnica para emagrecer - Renata Spallicci - Renata Spallicci

Wellness Coaching ajuda a emagrecer

RENATA SPALLICCI

Fitness

02/07/2016

Wellness coaching é filosofia que inspira o autoconhecimento e vai muito além de uma técnica para emagrecer

Conheça o que é o Wellness Coaching, técnica que vem sendo a queridinha para o emagrecimento, mas que vai muito além de uma dieta.

Recentemente, o Wellness Coaching ganhou destaque na mídia como mais uma forma de ajuda a quem tem dificuldade para emagrecer. De acordo com essa abordagem, a metodologia daria suporte profissional para quem pretende lidar melhor com alimentação, mantendo uma  rotina de exercícios e uma vida saudável. De fato, o Wellness Coaching pode ser um importante aliado na busca pelo emagrecimento. Mas, segundo Carlos Alecrim, Presidente da Sociedade Brasileira de Wellness Coaching,  associar o Wellness Coaching apenas a  isso é, no mínimo, um reducionismo exagerado dessa complexa filosofia.

A filosofia visa elevar o bem-estar do indivíduo e, é claro que, nesse sentido, o emagrecimento é um dos itens do “pacote”. Mas o Wellness Coaching é muito mais amplo, pois abrange seis dimensões do indivíduo na busca pelo bem-estar:  a corporal, emocional, ocupacional, intelectual, social e espiritual. Segundo o National Wellness Institute “essas dimensões estão interligadas e precisam ser trabalhadas para a manutenção do equilíbrio e harmonia constantes”.

Como funciona o Wellness Coaching

Mas, se o Wellness Coaching visa trabalhar com tantas dimensões do ser humano, como esse processo realmente acontece? De acordo com Carlos Alecrim, os indivíduos frequentemente não conseguem alcançar os níveis de bem-estar desejados, porque não conseguem estabelecer essa prioridade na hierarquia de suas necessidades pessoais, não se motivam da maneira correta, permanecem ambivalentes quanto à realização de mudanças ou, simplesmente, não estão prontos para realizá-las. É necessária a ampliação da consciência sobre o estado atual para realmente estabelecer o objetivo para o estado desejado. “O Wellness Coach atua como aliado nesse processo e ajuda o cliente a descobrir a motivação dentro de si mesmo para encarar os desafios e realizar as mudanças desejadas, apoiando a construção da mobilidade necessária. Cabe ao Wellness Coach apoiar o seu Coachee nas decisões e prioridades na ‘Jornada Wellness’, em cada uma das Dimensões Wellness, e orientar os profissionais, técnicos e outras pessoas, eventualmente envolvidas”, tais como: nutricionista, fisioterapeuta, personal, etc.

Segundo explicação no próprio site da SBWCoaching, instituição presidida por Carlos Alecrim, e que forma profissionais para atuar como Wellness Coach, durante todo o processo, o Wellness Coach fica lado a lado com o Coachee e o auxilia a avaliar seu bem-estar, apoiá-lo em sua prontidão para a mudança, na ampliação de consciência em suas escolhas e prioridades, na definição de metas, tornar as mudanças mensuráveis para ele mesmo, apoiar a construção do plano de ações e sua execução para as conquistas, assim como sustentá-lo a manter a mudança comportamental alcançada.

Mas,  afinal, o Wellness Coaching ajuda a emagrecer?

Afastado o reducionismo do Wellness Coaching, podemos entrar agora  na questão do uso da técnica para o emagrecimento. É evidente  que, se o objetivo final for o bem-estar, ter o corpo em boa forma física e a autoestima em dia é um fator determinante e, por isso, a técnica se preocupa, sim, com o emagrecimento, e é uma importante arma na busca por esse objetivo.

Pois, segundo uma pesquisa conduzida pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos e publicada no jornal científico, American Psychologist, perder entre 5 e 10% do peso corporal é fácil, mas é mais fácil ainda recuperá-lo. E, segundo o estudo, esse problema está intimamente ligado ao fato de que as imposições de uma dieta normalmente são incompatíveis com o estilo de vida das pessoas, o que torna o emagrecimento insustentável.

E é exatamente aí que o Wellness Coach entra. O profissional trabalha com as crenças do indivíduo, ajudando-o a alterá-las, identificando e eliminando autossabotagens e trabalhando para o aumento da autoestima. “Muito mais que emagrecer, buscamos a ampliação da consciência. A ideia é que a pessoa perceba o que lhe faz bem e o que a sabota, para que, com o tempo, novos hábitos sejam incorporados ao seu dia a dia, de maneira natural e factível, tendo o emagrecimento como consequência”, finaliza Alecrim.

Conheça as 6 dimensões da Jornada Wellness

Baseada em dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) que defende que a prática de atividade física moderada e constante, e uma alimentação balanceada de acordo com as necessidades de cada indivíduo, são um remédio natural e eficaz para se obter saúde e longevidade, o Wellness Coaching trabalha a dimensão corporal, ajudando a pessoa a se empenhar para construir força, flexibilidade e resistência física, ao mesmo tempo que toma precauções médicas para concluir a jornada com sucesso. O objetivo da filosofia é fazer o indivíduo assumir a responsabilidade por pequenos desafios de saúde e procurar tratamento médico, quando necessário,  conseguindo monitorar os próprios sinais vitais e reconhecendo os avisos do próprio corpo. Com o conhecimento que a “Jornada Wellness” leva ao indivíduo, ele terá a capacidade de entender e avaliar a relação entre uma boa nutrição e a maneira como o seu corpo responde a ela.

Já a dimensão emocional trabalha os conceitos de autoconfiança, autoestima e autocontrole com foco nos relacionamentos intra e interpessoal. Contempla a consciência e aceitação dos próprios sentimentos e os de pessoas ao seu redor, incluindo o grau de otimismo acerca de si mesmo e de sua vida, além da  capacidade de lidar com seus sentimentos e comportamentos relacionados. O objetivo do programa de Wellness Coaching é levar o indivíduo à capacidade de expressar e lidar com seus sentimentos de forma eficiente; tomar decisões e fazer escolhas de forma consciente; viver e trabalhar independentemente, mas valorizando e buscando o apoio de outros, formando relações interdependentes baseadas em respeito, confiança e comprometimento mútuos; aceitar desafios, assumir riscos e reconhecer conflitos como potencialmente saudáveis.

A dimensão ocupacional trata da formação e desenvolvimento profissional, procurando a realização, o aprimoramento e o reconhecimento, tanto pessoal quanto profissional. Baseia-se na premissa de que o desenvolvimento ocupacional está relacionado à atitude da pessoa com relação ao seu trabalho. Durante a “Jornada Wellness”, o indivíduo vai direcionar seus dons, habilidades e talentos para um trabalho que tenha significado e satisfação pessoal; transferir seus valores mediante o envolvimento em atividades gratificantes para ele. A escolha de profissão, satisfação no trabalho, ambições de carreira e performance pessoal são componentes significativas  do terreno de sua jornada.

Fomentar o senso crítico, a curiosidade e a criatividade na busca de novos horizontes, descobrindo o potencial de compartilhar seus dons com outros. Esse é o objetivo da dimensão intelectual que contempla as atividades criativas e mentalmente estimulantes. Essa dimensão leva o  indivíduo a explorar questões relacionadas à resolução de problemas, criatividade e aprendizagem,  passando mais tempo perseguindo interesses pessoais e lendo livros, revistas e jornais, mantendo-se a par de questões e ideias atuais. Enquanto o indivíduo desenvolve sua curiosidade intelectual, vai  se empenhar ativamente para expandir e desafiar sua mente, de maneira criativa.

A dimensão social trabalha a comunicação e relacionamento com familiares, amigos e com a comunidade em que a pessoa vive. Enfatiza a interdependência com outros e a natureza, levando o indivíduo a tornar-se mais consciente de sua importância na sociedade, assim como do seu impacto em múltiplos ambientes.

E por fim, a dimensão espiritual vai desenvolver os valores que intentam dar sentido à vida ou explicar-lhe a origem, ajudando o indivíduo a enfrentar momentos difíceis e a buscar um novo caminho, quando necessário.

A ideia da “Jornada Wellness” é levar o indivíduo a experimentar sentimentos de dúvida, aflição, medo, decepção e desarticulação, assim como sentimentos de deleite, alegria, felicidade e revelação, componentes e experiências valiosas para o autoconhecimento que levará a pessoa a construir o significado e o propósito de sua existência.

O indivíduo saberá que está no caminho certo, quando suas ações começarem a se tornar mais consistentes por meio de  seus valores e crenças, resultando numa nova “visão de mundo”.

pilares do Wellness Coaching

renata-alecrim

Carlos Alecrim é Mestre em Gestão Empresarial pela FGV, com Certificação Internacional em “Wellness & Health Coaching”, certificado pelo próprio Michael Arloski, PhD. Certificação Internacional em “The Inner Game”, é um dos 10 “Inner Game Coaches” certificados pelo próprio Timothy Gallwey (o Pai do Coaching nos EUA). Certificação Internacional em “Transpersonal Coaching”, certificado pelo próprio John Whitmore. Membro Fundador da ICF (International Coaching Federation) – Capítulo Rio. Foi Diretor de Marketing da ICF Brasil (International Coaching Federation). Nos últimos seis anos se  especializou  em Executive Coaching e Career Coaching, para altos executivos (Presidentes, CEO’s), e em Wellness & Health Coaching, para empresários e empreendedores.       

Fonte: Wellness Coaching for Lasting Lifestyle Change via site da Sociedade Brasileira de Wellness Coaching

 

Leia também:

 O poder da mente e do autoconhecimento no esporte

MIndfullness – atenção plena no presente      

Em busca constante pelo autoconhecimento 

Coaching ou Mentoring? Escolha a melhor opção para seu autodesenvolvimento    

Conheça as principais dietas e escolha a melhor para você

Cinco aplicativos que vão ajudar você a entrar em forma

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

renataspallicci.com.br
fitdobem.com.br
dosonhoarealizacao. com.br