Gestão e Liderança

Colaborador feliz e engajado é mais produtivo

Oito maneiras baratas de manter sua equipe engajada, motivada, feliz e produtiva

 10 de novembro de 2021
5 min de leitura

Colaborador feliz

No meu livro, “Sucesso é o resultado de times apaixonados”, friso por diversas vezes a importância que nós da Apsen damos às pessoas, e o quanto isso é essencial para os resultados que alcançamos.

E, muitas vezes, não é preciso muito investimento para se fazer uma equipe feliz, engajada e produtiva. Dicas simples, como as que listo abaixo, podem ajudar bastante nesse objetivo. Confira:  

1. Reconheça e valorize sua equipe

Os funcionários que se sentem reconhecidos e apreciados normalmente serão mais engajados e mais produtivos, e, como resultado, a retenção deles também aumenta. Uma forma de reconhecer o trabalho árduo é por meio de incentivos como benefícios extras. Outra forma é mediante pequenos gestos. E, mesmo o mais barato dos gestos – como enviar e-mails para sua equipe para dizer o quanto você os aprecia – pode fazer maravilhas para o engajamento e a felicidade.

2. Ofereça horários flexíveis

Qualquer pessoa que trabalhe sem descansar acabará ficando exausto. É por isso que é importante incentivar o afastamento do trabalho para todos os funcionários, independentemente de seu nível ou função. Portanto, certifique-se de adicionar o termo “programação flexível” ao seu vocabulário. É essencial  permitir que sua equipe tenha alguma flexibilidade, ao se tratar de quando e onde eles trabalham. Permitir a flexibilidade ajudará muito a manter sua equipe feliz, engajada, energizada e produtiva.

3. Busque a educação contínua

Todos na sua organização devem aprender, não importa a idade. A aquisição de novas habilidades capacita os funcionários. Faz com que se sintam melhor sobre si mesmos e os torna mais informados e, portanto, mais produtivos – eles serão capazes de oferecer mais para sua empresa do que antes.

4. Organize atividades de integração

As atividades em equipe proporcionam às pessoas que trabalham juntas tempo para se conhecerem e se valorizarem. Permite que as pessoas interajam umas com as outras como seres humanos, não apenas como colegas. Dar à sua equipe tempo de qualidade longe do trabalho para interagir ajudará sua equipe a se sentir mais conectada entre si e com a empresa. Como resultado, sua equipe ficará mais ansiosa para trabalhar arduamente e todos  juntos.

5. Busque informações

Pedir a opinião de sua equipe é uma maneira de permitir que os funcionários se sintam mais engajados em seu trabalho e com os objetivos da empresa. Pedir contribuições produtivas também inspira confiança,  e funcionários confiantes são  mais felizes. Observe que esse tipo de cultura que promove a entrada pode levar algum tempo para ser construído. Também é importante observar que buscar a opinião de sua equipe ajuda a gerar ideias que podem mudar para melhor  os procedimentos em  sua organização.

6. Comunique-se de forma clara e frequente

Uma linha de comunicação aberta é sempre um sinal de um relacionamento saudável. E no local de trabalho, a comunicação eficaz e frequente é a chave para atingir os objetivos. Quando você permite que as ideias fluam entre sua equipe, e as linhas de comunicação sejam abertas, os funcionários se sentem mais à vontade, mais confiantes e mais engajados.

7. Facilite o crescimento e celebre as promoções

Facilitar o crescimento significa oferecer oportunidades e caminhos claros para promoções. Isso incentivará sua equipe a trabalhar mais e permitirá que saibam exatamente o que precisam fazer para progredir. Além disso, comemore as promoções. Isso mostra o quanto você está investido no crescimento dos funcionários. Destaque as carreiras de indivíduos no boletim informativo ou no quadro de avisos digital da sua organização. O modo como os membros de sua equipe conseguiram promoções também deve ser incluído.

8. Concentre-se no bem-estar

É importante promover o bem-estar  dos funcionários, tanto mental quanto físico. Oferecer seguro-saúde de alto nível é uma forma de cuidar do bem-estar de seus funcionários. Oferecer benefícios de bem-estar, como aconselhamento subsidiado, aplicativos de atenção plena e inscrições em academias, é outra maneira.

A carga de trabalho da sua equipe também deve ser administrável. Como tal, as pausas do trabalho são muito importantes, pois  permitem que os funcionários se reenergizem. Para ajudar a reenergizar aqueles que trabalham em seu escritório, você pode fornecer áreas confortáveis ​​que os ajudem a relaxar. No caso de  funcionários remotos, você pode incentivá-los a reservar um tempo durante o dia para se desconectar do trabalho e sair de casa ou fazer exercícios.

O importante aqui é dar o exemplo. Concentre-se no seu bem-estar e faça pausas também. E informe sua equipe quando estiver de férias. Isso mostrará à sua equipe que também não há problema em se descontrair, desconectar, relaxar e se reenergizar.

Leia também:

Chega de deixar para amanhã

Alavanque a sua carreira

Decisão, atitude e começar 

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci








Abrir Conversa
Fale comigo!
Abrir Conversa
Fale comigo!