Gestão e Liderança

Como formar equipes de alto desempenho

Invista em sua equipe e tenha resultados incríveis

 23 de novembro de 2021
7 min de leitura

como formar

Na Apsen, temos como nossas principais convicções a valorização de nossa equipe e a busca incessante pelo desenvolvimento de nossos profissionais. Desse modo, conseguimos equipes de alto desempenho que nos proporcionam resultados incríveis.

E, por mais que haja muitas teorias e formas de se criarem times de alto desempenho, aprendi na prática que, por meio de alguns hábitos e atitudes relativamente simples conseguimos tornar as equipes mais fortes, com resultados individuais e coletivos.

Em primeiro lugar, se você quer pessoas de alto desempenho, foque nas equipes! Equipes têm muito mais a oferecer do que indivíduos. Por exemplo, mais ideias, melhores tomadas de decisão…

A sinergia é a principal razão pela qual o trabalho em equipe é e sempre será melhor do que o trabalho solo. É uma das características mais significativas das equipes de alto desempenho. Lembrando que,nesse contexto, sinergia é a combinação de esforços de dois ou mais trabalhadores para obter resultados melhores do que a soma de seus esforços. O principal trabalho do líder é encontrar essas sinergias e ajudar os membros da equipe a lucrarem com elas.

Conheça seus colaboradores

O primeiro passo para construir uma equipe de alto desempenho começa com o conhecimento de seus colaboradores. Você iria a um restaurante que não soubesse nada sobre o menu? Aposto que não. Então, antes de formar uma equipe, qualquer equipe, você deve ter um conhecimento profundo do potencial de todos os profissionais.

Esse conhecimento deve passar por saber quais os propósitos de cada membro, quais seus desejos e incômodos. A abordagem certa para formar equipes de alto desempenho é o pré-planejamento, em vez de seguir o seu instinto. Esforce-se para interagir com os funcionários, tanto dentro como fora do escritório. Passe algum tempo com cada um para obter uma perspectiva melhor.

Depois de saber que opções você tem, o processo de construção de equipe ficará muito mais fácil.

Encontre as pessoas certas

Após conhecer o seu time, você deve selecionar as pessoas certas para o trabalho certo. Escolher as pessoas certas para uma equipe aumenta MUITO a possibilidade de sucesso. É como se você tivesse os ingredientes perfeitos para sua receita…

Os profissionais devem possuir algumas características específicas que ajudarão toda a equipe a trabalhar de forma complementar.

Outro fator crucial na formação de equipes de alto desempenho é o tamanho da equipe. Um relatório da McKinsey sugeriu que as equipes de melhor desempenho em um local de trabalho são constituídas por  mais de seis membros. Poucos membros da equipe resultarão em falta de diversidade e menos ideias. Por outro lado, grupos muito grandes normalmente geram problemas

Dê à equipe um objetivo comum

Uma das características mais distintas das equipes de alto desempenho é um propósito comum. As equipes que não  detêm esse fator estão destinadas ao fracasso.Nas palavras de James Cash Penney:  “O melhor trabalho em equipe vem de pessoas que trabalham independentemente em direção a um objetivo em uníssono”.  Sem direção, nenhuma equipe pode alcançar nada. Isso não é algo a ser abordado depois que a equipe é formada; deve fazer parte do seu pré-planejamento.

O propósito comum deve ser claro, orientado para a organização e adequadamente comunicado aos membros da equipe. É um dos elementos que distinguem uma [grande equipe]= uma equipe numerosa (?)  de uma boa equipe.

Defina funções claras

Infelizmente, essa é uma consideração que muitas vezes é esquecida por muitos.Cada membro deve conhecer seu papel. Qualquer ambiguidade no nível individual causará problemas a toda a equipe. Alcançar a clareza nas funções enquanto monta seu time fará com que você aproveite o potencial real de todos os envolvidos. Os membros da equipe trabalham melhor, se souberem o que se espera deles.

Comunique-se com clareza

A comunicação desempenha um papel vital em ajudar as equipes de alto desempenho a atingirem seus objetivos. Fatos comunicados em tempo hábil salvam uma empresa mais do que qualquer um gostaria de admitir. Não estou falando apenas sobre comunicação dentro da equipe; trata-se da interação da equipe com a organização e também com outras pessoas envolvidas.

Para começar, faça sua parte encorajando a comunicação aberta dentro de uma equipe. Lidere pelo exemplo. Receba feedback frequente da equipe e mantenha contato com cada membro diariamente.Em seguida, lembre a equipe sobre a importância de dizer as coisas em voz alta, em vez de guardar as ideias e os problemas para si.

 Finalmente, incentive a equipe a ter uma estratégia de comunicação eficaz para se conectar com todas as partes interessadas.

 Você também deve receber ajuda da tecnologia. Informe a equipe sobre as ferramentas colaborativas mais recentes para tornar o trabalho mais divertido e conveniente.

Deixe a inovação fluir

Outra das principais características das equipes de alto desempenho é permitir que a criatividade flua.Deixe os membros da equipe enlouquecerem com sua imaginação e explorar novas maneiras de resolver problemas.

Nunca critique uma ideia. Não importa o quão estúpido pareça no início. Sempre pratique a crítica construtiva, pois a  inovação vem dos lugares mais incomuns. Talvez o membro da equipe que não parece tão brilhante tenha algumas ideias guardadas  em mente. Dê-lhe espaço para falar o que pensa.

Equipes de alto desempenho não são um meio para um fim!

E tenha sempre em mente! Equipes de alto desempenho são um ativo indispensável de qualquer empresa. Eu diria mesmo que eles podem fornecer uma vantagem competitiva para as empresas.

 Para tanto, as organizações modernas precisam levar a sério a tarefa de formar equipes. É lamentável ver empresas investirem milhares de reais no recrutamento de novas contratações, mas fracassarem miseravelmente no aproveitamento de seu potencial.

Comece a trabalhar em suas equipes já!!  E veja a diferença você mesmo.

Leia também:

Colaborador feliz e engajado é mais produtivo

Chega de deixar para amanhã

Decisão, atitude e começar 

Busque seu propósito. Deixe o seu legado.

Rê Spallicci








Abrir Conversa
Fale comigo!
Abrir Conversa
Fale comigo!