Gestão e Liderança

Desafios em gestão de pessoas – 5 gerações trabalhando juntas

Estamos vivendo um momento único em relação à gestão de pessoas no mundo corporativo.

 1 de outubro de 2015
3 min de leitura

Desafios em gestão de pessoas – 5 gerações trabalhando juntas

Estamos vivendo um momento único em relação à gestão de pessoas no mundo corporativo.

Desde que estudiosos começaram a publicar trabalhos sobre as gerações e suas diferenças cada vez mais significativas, é a primeira vez que temos 5 gerações convivendo e trabalhando juntas! Baby Boomers, X, Y, Z e Millennials: tudo junto, ao mesmo tempo e misturado!

Enfrentamos também algumas inversões de papéis, gerações mais jovens em cargo de liderança fazendo a gestão de gerações mais experientes e vice-versa.

Estamos todos em um grande processo de quebra de paradigmas e de aprendizado!

Os valores são diferentes uma vez que temos históricos diferentes, nascemos em épocas diferentes! O mundo vem mudando numa velocidade assustadora e é claro que as gerações mudam junto.

Nós somos a somatória de nossas vivências, de tudo que nos impacta desde nossa infância até o momento atual. Na infância aprendemos muito observando nossos pais e definindo o que queremos e o que não queremos para nossas vidas, isto explica algumas das grandes diferenças entre as gerações Baby Boomers, X e Y que foram buscando equilibrar aquilo que seus pais não tiveram!

Eu particularmente não gosto de rotular pessoas, nem dividir grupos de acordo com a data de nascimento, acredito que somos muito mais do que a geração à qual pertencemos. Não gosto de ser resumida a características destes grupos, mas estudar as tendências de cada geração me interessa muito. Vejo muito sentido quando analiso as gerações através dos porquês e dos aspectos históricos desde o momento do nascimento, da bagagem das gerações que antecederam, crenças e paradigmas que foram sendo passados de geração em geração sem nos darmos conta, e hoje questionamos alguns comportamentos dos jovens os quais  somo nós e nossos antepassados os responsáveis!

Eu sou geração Y pela minha data de nascimento. Segundo definições desta geração considero que tenho muitos aspectos parecidos e alguns que definitivamente não me descrevem!

Por exemplo, esta geração é considerada inquieta, sou muito!!! Mas também é caracterizada pela busca por resultados imediatos, definitivamente não me vejo assim, costumo planejar, organizar e me dedico para conquistar meus objetivos, com cautela.

Tenho convicção de que este momento é riquíssimo e se houver respeito de todos os lados, a convivência entre as gerações permite a combinação perfeita entre experiência, inquietude, ambição saudável, propósito no trabalho e qualidade de vida! Sim temos muito a aprender uns com os outros!

Juntos somos mais fortes!

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci