Daniela Romani, Personal Shopper do grupo Iguatemi São Paulo e Jk Iguatemi, professora de Consultoria de Imagem e Coloração Pessoal na FAAP e consultora de imagem, dá dicas de roupas para viagem e para o dia a dia da executiva moderna.
Na matéria sobre o guarda roupa da nova executiva, abordamos as mudanças pelas quais o guarda-roupa da mulher de negócios passou e vem passando nos últimos anos. Os terninhos mais masculinizados deram espaço para roupas mais femininas, e a executiva pode agora imprimir mais facilmente seu estilo na hora de se vestir.
E para nos ajudar a entender melhor o que as mulheres podem usar, conversamos com Daniela Romani, Personal Shopper do grupo Iguatemi São Paulo e Jk Iguatemi, professora de Consultoria de Imagem e Coloração Pessoal na FAAP e consultora de imagem.
Segundo a profissional, que é especializada pelo Fashion Institute of Technology e pelo Image Resource Center of New York, o que não pode faltar no guarda-roupa é calça preta, vestido preto para noite, camisa branca, calça jeans e blazer. Estas são as peças básicas e que podem ser utilizadas em diversas situações. “Uma calça preta flare ou pantalona fica bem tanto para sair como para trabalhar, assim como um blazer boyfriend mais moderno e uma camisa branca. Para deixar o visual mais leve, na hora de sair é só colocar um acessório”, ensina.
E para completar o look, um scarpin preto. “Um lenço pode ser usado na hora do trabalho e depois, para sair, na alça da bolsa”, complementa.
Mas, mesmo com todas as mudanças no dress code corporativo, Daniela alerta para um detalhe que a mulher não pode errar: o tamanho da saia. “Para trabalhar, as saias devem ter de dois a quadro dedinhos acima do joelho ou o comprimento midi”. Menos do que isso, a consultora desaconselha.
Viagem de Negócios
Com as empresas cada vez mais globais e atuantes em diversos mercados, a executiva do século XXI tem que estar sempre pronta para encarar uma viagem de última hora. E nesse momento, não perder tempo no preparo da mala é essencial para que ela possa dedicar mais horas para fechar suas apresentações, planilhas e tudo mais que precisará em suas reuniões.
Para uma mala simples e completa, Daniela recomenta um sapato de salto médio, calça social ou saia, blusa de seda ou camisa, blazer ou cardigã. “Um cardigã, blazer ou jaqueta de cor neutra é a peça coringa que você poderá usar em diversas situações”, explica.
E por falar em peças que são sempre os coringas do guarda-roupa, a profissional dá mais uma dica preciosa. “Tenha sempre peças mais lisas e sem muitos detalhes. Eu aconselho uma proporção de 70% de peças neutras (branco, off, marinho, preto , cinza , marrom e bege) e 30% coloridas ou estampadas. Isso porque conseguimos combinar essas peças com a maioria das outras, lembrando que o ideal seria: para cada uma parte de baixo, precisamos de duas partes de cima, para que os looks não fiquem repetitivos”, conclui.
Busque seu propósito. Deixe seu legado.
Rê Spallicci