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Gestão e Liderança

O que é employer branding (marca do empregador) e qual sua importância

Fortalecimento da marca empregadora é uma ação realizada por todos da empresa

 30 de agosto de 2021
7 min de leitura

Marca empregadora

Cada vez mais, temos acompanhado o quanto as empresas têm qualificado suas marcas a fim de se tornarem companhias cobiçadas no mercado de trabalho para se trabalhar. Mas afinal, por que isso é tão importante? Quais os diferenciais que uma empresa com uma marca empregadora forte possui?

Em primeiro lugar, vamos definir marca do empregador, ou employer branding: é a reputação de uma empresa como um lugar para trabalhar. Em outras palavras, a marca do empregador é como as pessoas percebem os valores da empresa e o ambiente de trabalho.

Portanto, a marca do empregador é tudo que uma empresa está fazendo – seja intencionalmente ou não – para promover sua identidade única como empregador entre os funcionários atuais e potenciais.

É importante aqui fazermos essa distinção entre intencionalmente e não intencionalmente. Isso porque, embora as empresas possam promover estrategicamente seus locais de trabalho, sua reputação também pode ser afetada por ações que não estão diretamente sob seu controle. Quer ver só?

Por exemplo, os candidatos que não obtiveram uma resposta após a entrevista com a empresa podem deixar comentários negativos on-line, o que podeafetar a marca empregadora. Por outro lado, funcionários que estão entusiasmados com os benefícios que obtêm em uma empresa podem compartilhar suas experiências positivas com seus amigos e familiares.

Quem é responsável pela marca do empregador?

Muita gente acredita que o cuidado com a marca empregadora é responsabilidade apenas da área de Recursos Humanos! Mas é um erro! Na verdade, o fortalecimento da marca empregadora é uma ação realizada por todos da empresa. Até porque, como já vimos, ela não se limita às ações oficiais que uma empresa está realizando para construir e promover sua marca empregadora. Afinal, marca empregadora não é algo que você escolhe – é o que você realmente é. E sua identidade como empresa é moldada por vários stakeholders:

  • Os fundadores ou proprietários de negócios, o CEO e todos os executivos Clevel que têm uma visão estratégica para a empresa e definem os valores que desejam reforçar;
  • Os gerentes que lideram, avaliam e treinam os membros de sua equipe;
  • A equipe de RH que gerencia as relações com os funcionários e estabelece as políticas da empresa;
  • A equipe de marketing que comunica as notícias da empresa externamente (por exemplo, por meio de mídia social, eventos, etc.);

Marca do empregador X marca da empresa

Outra distinção que precisamos fazer é entre a marca do empregador e a marca da empresa. Esses dois termos não devem ser confundidos: o primeiro indica sua reputação como empregador para candidatos a empregos, enquanto que o último indica sua reputação como empresa em geral.

Nesta definição de marca do empregador, quando falamos sobre “marca”, nos referimos apenas à reputação de uma empresa como empregador.

Embora sejam diferentes, uma pode impactar a outra. Uma empresa com uma marca forte geralmente é um lugar atraente para se trabalhar, mas com uma marca empregadora negativa pode desencorajar as pessoas (ou outras empresas) a se tornarem clientes.

Os benefícios de ter uma marca empregadora forte

É mais fácil entender a importância da marca do empregador, se pensarmos nas vantagens obtidas por uma empresa com a marca empregadora forte, como, por exemplo, as listados abaixo:

Obter cadastros de emprego sem ter que gastar muito, já que os funcionários se candidatam de forma proativa a empresas que sabem que têm um ambiente de trabalho agradável.

Reduzir o tempo de contratação, pois os candidatos são mais propensos a aceitar oferta de emprego de uma empresa com reputação positiva.

Melhorar a retenção, porque os funcionários valorizam locais de trabalho saudáveis ​​e permanecem em empresas onde possam prosperar.

Atrair os melhores talentos, pois as pessoas que estão avaliando diferentes ofertas de emprego levarão em consideração todos os critérios – incluindo sua reputação como empregador – antes de tomar a decisão final.

Como construir sua estratégia de empregador de marca

Claro que o primeiro ponto para ser realmente uma boa marca empregadora é ser um bom empregador. Não há marketing ou ação que consiga mostrar algo que a empresa não é.

Em segundo lugar, promover o que você está fazendo como empregador externamente. Para se tornar um bom empregador, é preciso pensar a maneira como tratar aqueles que interagem com sua empresa. Por exemplo:

  • Elabore um processo de contratação inclusivo, no  qual  todos os candidatos a emprego tenham oportunidades iguais de serem contratados, independentemente das características ou histórico.
  • Respeite o tempo dos candidatos, avaliando sua candidatura de forma objetiva e respondendo a eles prontamente.
  • Elabore políticas empresariais justas para garantir que todos os funcionários se sintam seguros, confortáveis ​​e valorizados no trabalho.
  • Ofereça remuneração e benefícios que motivem os funcionários e os ajudem a equilibrar o trabalho com a vida pessoal.
  • Elabore planos de desenvolvimento de carreira, para que os funcionários possam desenvolver suas habilidades e crescerem profissionalmente dentro da sua empresa.

E é claro, como a propaganda é a alma do negócio, elabore campanhas de branding de empregador, a fim de promover sua empresa no mercado. Aqui estão algumas ideias:

  • Compartilhe fotos de seus locais de trabalho e reuniões de grupo nas redes sociais;
  • Crie páginas de carreiras envolventes, em que os candidatos podem aprender mais sobre sua vida profissional.
  • Dê voz aos seus funcionários (por meio de vídeos, depoimentos, postagens em blogs, etc.) para que eles possam compartilhar suas experiências únicas, enquanto trabalham com você.

Mais do quer ser uma marca empregadora de sucesso, eu acredito em ser realmente um empregador de sucesso! A Apsen tem essa característica de valorizar muito as nossas pessoas, e nós colhemos os frutos disso, tendo profissionais capacitados e mais do que comprometidos, verdadeiramente, apaixonados pela empresa. Essa é a melhor resposta que eu recebo diariamente na Apsen. E é isso que eu gostaria que todas as empresas obtivessem de seus colaboradores!

Busque seu propósito. Deixe o seu legado.

Rê Spallicci

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