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Negócios

Tendências de Futuro para as Empresas Familiares

As empresas familiares estão entre as principais forças motrizes da economia global. Elas representam cerca de 80% das empresas dos Estados Unidos, 60% das do Brasil e mais de 80% […]

 25 de abril de 2023
4 min de leitura



As empresas familiares estão entre as principais forças motrizes da economia global.

Elas representam cerca de 80% das empresas dos Estados Unidos, 60% das do Brasil e mais de 80% das do Japão (Forbes, 2020). Como tal, elas são extremamente importantes para a saúde econômica dos países.

No entanto, as empresas familiares também enfrentam um número significativo de desafios únicos, especialmente quando se trata de gerenciar o crescimento da empresa e se preparar para tendências globais.

Para abordar esses obstáculos, é importante compreender como as tendências globais estão afetando o setor e identificar maneiras que as empresas familiares podem se adaptar a elas.

Empresas familiares e a globalização

Uma dessas tendências é a globalização. Com a globalização, os mercados globais estão se tornando cada vez mais interconectados, permitindo que as empresas familiares expandam sua presença para novos mercados. Além disso, é importante destacar que a globalização também abre portas para novas parcerias estratégicas que podem ajudar uma empresa familiar a capitalizar esses mercados emergentes.

Empresas familiares e a tecnologia

Outra tendência que tem impactado as empresas familiares é o avanço tecnológico. A tecnologia digital está mudando o modo como os negócios são conduzidos em todo o mundo.

Por exemplo, com o uso da Inteligência Artificial (IA), as empresas familiares podem melhorar sua produtividade e gerir melhor seus negócios (IBM Watson Analytics Solutions, 2020).

Outras tecnologias digitais como Big Data, Cloud Computing e Blockchain também são ferramentas poderosamente úteis para auxiliar esses negócios a gerenciarem melhor sua operações globais.

Empresas familiares a digitalização

Mais uma tendência importante é o uso crescente dos meios digitais para marketing e publicidade.

Devido às mudanças na forma como os consumidores consomem informações hoje em dia, é vital que as marcas façam uso de plataformas digitais como redes sociais e mecanismos de busca online para alcançarem seu público-alvo (HubSpot Research, 2019).

O uso correto destes canais pode ser extremamente benéfico para uma marca familiar pois permite que ela alcance um público muitíssimo maior do que seria possível através de meios tradicionais de publicidade.

No Brasil especificamente, existem alguns desafios únicos enfrentados pelos negócios familiares devido às condições políticas instáveis do país nos últimos anos (The Economist Intelligence Unit Limited & FT Confidential Research Ltd., 2018). No entanto, mesmo neste ambiente desafiador existem algum potencial positivo nas perspectivas futuras para o setor familiar brasileiro pois existem grandes oportunidades relacionadas à exportação devido à demanda por produtos brasileiros nos mercados externos (Agora Advisory Group & Microsoft Corporation US., 2018).

Há um grande potencial na adoção da tecnologia digital por parte desses negócios já que isso permitirá um maior controle sobre processos internos complexos bem com uma maior acessibilidade por parte dos consumidores finais brasileiros.

Portanto, apesar dos desafios únicos enfrentados pelo setor familiar brasileiro, hoje em dia existem grandes possibilidades no futuro próximo, caso os líderes adotem uma postura proativa frente às tendênciâ globais já mencionadas neste artigo: globalização , avançou tecnológico e marketing digital .

Ao fazer isso, eles poderiam capitalizar essas possibilidades gerando crescimento sustentável na economia brasileira.