Produtividade

Disciplina e foco para o alto desempenho

Inspirada por dois vídeos de Gabriel Goffi, Renata Spallicci fala sobre disciplina, foco e como tornar sua vida muito mais produtiva.

 23 de maio de 2016
5 min de leitura



Pessoal, que correria… mas seguimos em frente. Quem me acompanha por aqui ou nas redes sociais sabe que minha vida anda ainda mais acelerada. Sou executiva e dedico boa parte do meu dia às minhas atividades profissionais, mantenho um ritmo de treinamento físico extremamente rigoroso, escrevo pelo menos dois textos por semana para este blog, mantenho nosso site com outras tantas matérias semanais… ufa! É bastante coisa!

E, se há dois fatores que muito me ajudam a conseguir dar conta disso tudo, eu diria que são disciplina e foco.

A disciplina sempre fez parte da minha vida. Desde meu tempos de bailarina até esse momento em que me encontro agora, de reta final de preparação para a competição que vou participar no comecinho de junho, foi ela que ajudou a alcançar bons resultados e atingir minhas metas. Nesse sentido, estava assistindo recentemente a um vídeo do Gabriel Goffi, um ex jogador de golfe que hoje é empreeendedor, especialista em inovação e alta performance, chamado como ter disciplina todos os dias , e vi que o que ele aborda está muito alinhado com aquilo em que eu também acredito.

Primeiramente, eu creio que, ao contrário do que muita gente prega, a disciplina não é algo nato. Não nascemos disciplinados ou indisciplinados, mas sim, aprendemos a ser de um jeito ou de outro. Claro que temos características pessoais que podem facilitar ou não o fato de sermos disciplinados, mas ter disciplina é algo que construímos diariamente, mediante nossas escolhas e atitudes. E algo que o Gabriel aborda, e que eu também reputo ser essencial para a construção de uma vida disciplinada, é buscarmos entender o porquê de realizar determinada atividade nos trará algum tipo de benefício, alinhando sempre expectativas. Hum, ficou meio complicado? Deixa eu tentar explicar melhor por meio de um exemplo.

Para que eu pudesse me sentar aqui, hoje, às seis horas da manhã para escrever este texto, eu tive que ter disciplina, certo? Larguei minha cama quentinha para poder cumprir esta tarefa. Mas o que me levou a proceder assim? O fato de, simplesmente, eu ser disciplinada e pronto? Claro que não. A disciplina está intimamente ligada aos porquês, ou seja, eu tive a motivação necessária para me levantar cedo e escrever este texto, pois me sinto bem em compartilhar ensinamentos e dicas com as pessoas, acreditando que esse “compartilhar” é parte da nosso contribuição pessoal para construirmos juntos um lugar melhor para todos nós.

Essa é a motivação que me leva a ter disciplina! E, ao conseguir levar ensinamentos e dicas para as pessoas, eu acredito que mais e mais pessoas vão acessar o meu blog, o que me proporcionará atingir cada vez  mais e mais leitoras! Ou seja, quando você olha para um horizonte maior e analisa quais são os sonhos e as  expectativas que resultarão de cada uma das atividades que desempenha, aquela ação ganhará uma nova dimensão e, consequentemente, se tornará  mais fácil você ter disciplina para realizá-la! Fascinante, não?

Colocando em prática

Bom, na teoria isso parece lindo, mas como colocar isso em prática? – você deve estar me perguntando. E é inspirada em outro vídeo do Gabriel — “O que fazer para viver em alta performance” —  que respondo a esta pergunta em uma só frase: faça listas!

“Como assim, Renata? Fazer listas vai mudar a minha vida?” Se vai mudar a sua vida, eu não posso garantir, mas que vai lhe dar muito mais disciplina e torná-la mais produtiva, disso tenho certeza!

Ao iniciar uma semana, faça listas de tudo aquilo que precisa resolver naquele novo período que se inicia. Antes de dormir, liste seus compromissos e entregas do dia seguinte, enfim, esteja sempre com sua rotina e suas prioridades listadas. Lembre-se de que nossa mente falha e, no meio do turbilhão de informações com o  qual somos bombardeados todos os dias, há coisas que podem nos escapar, se não tivermos tudo bem anotado e sistematizado! As listas nos ajudam a não nos dispersarmos, a não darmos mais foco a uma atividade, esquecendo-nos de outra igualmente importante. Em resumo, fazer listas, alinhar expectativas, programar entregas e buscar sempre ser mais disciplinada são ferramentas para uma vida mais organizada, produtiva e feliz!

Se você não faz suas listinhas diárias, que tal começar hoje e tentar fazê-las, pelo menos por uma semana? Tenho certeza de que no final desses sete dias, se sentirá muito mais produtiva e adotará este hábito para sempre em sua vida! Vamos testar?

Gratidão por ter vocês comigo!

Renata Spallicci

Leia também:

Organização é a chave para uma vida mais produtiva

De estagiária à diretora – conheça minha trajetória na Apsen

Em tempos de crise ou de glória seja transparente

Como gerir melhor o seu tempo

Busque sempre o seu propósito 

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci