fbpx como criar conteúdo blog - Renata Spallicci

RENATA SPALLICCI

Realização

15/08/2019

Realização

Nove dicas de ouro para você fazer do seu blog um sucesso.

Quando eu resolvi iniciar meu blog, há quase quatro anos, eu não tinha ideia do quanto complexo e ao mesmo tempo apaixonante seria este mundo de criação de conteúdo. E como sou perfeccionista e gosto de mergulhar de cabeça em tudo o que faço, fiz um verdadeiro intensivão sobre tudo o que eu precisaria conhecer para que tivesse sucesso em minha empreitada. Mas mesmo assim, sentia, muitas vezes, que os assuntos que eu gostaria de abordar iriam se esgotar e que talvez não houvesse fôlego para manter o blog por muitos meses!

Hoje, quase quatro ano depois, descobri na prática que pautas interessantes não faltam e manter o blog só depende de mim. E assim tem sido por todo este tempo: toda a semana, dois novos conteúdos semanais, sem pular uma semana sequer, e mais de 2 milhões de leitores! E nesta jornada, adquiri um conhecimento que me possibilita hoje contar alguns segredos para você que quer começar ou incrementar o seu blog. E é isso que vou fazer a partir de agora. Vamos lá?

Invista tempo e conhecimento

Renata Spallicci Executiva

Escrever um ótimo conteúdo é uma escolha. Você pode optar por dedicar o tempo e o trabalho necessários para criar um ótimo conteúdo ou por seguir o caminho fácil e escrever conteúdo insatisfatório – um caminho que, certamente, acabará levando você a lugar nenhum.

Seja qual for a sua razão para ter um site de conteúdo, seja para negócios ou para um hobby pessoal, é importante fazer isso direito. Por isso, seguem agora as minhas oito dicas de ouro para um ótimo conteúdo!

1. Crie o conteúdo original

O conteúdo original é muito útil para o Google, para seus visitantes e para você. Copiar o conteúdo de outras pessoas, além de ser plágio, resultará em uma punição do Google, que não vai considerar seu site em mecanismos de busca, o que pode prejudicar seus resultados.

2. Concentre-se, sempre, em criar títulos fortes

Um bom título desperta interesse e convida os leitores a entrar. Considere estas excelentes estatísticas do Copyblogger:

  • 80% das pessoas vão ler suas manchetes.
  • Mas apenas 20% dessas pessoas lerão o resto do seu conteúdo!

E é por isso que o título é tão importante quanto o artigo ou a postagem em si.

Por isso, tire um tempo para suas manchetes. Se possível, faça algumas e selecione qual delas você mais gosta. Os títulos são a primeira coisa que as pessoas leem, e são a base que essas pessoas usam para decidir se vão ler seu artigo ou não.

3. Torne seu conteúdo útil

O melhor conteúdo dá ao usuário uma noção de como aplicar as informações. Ele não diz ao leitor o que fazer, mas oferece caminhos que podem ajudar o leitor.

4. Seja capaz de fornecer respostas

Qual é o objetivo final de um mecanismo de pesquisa? A maioria das pessoas diria: “para dar respostas”. O Google é ótimo nisso. Digite uma consulta no Google e você verá links, fotos e vídeos.

Quando as pessoas usam um mecanismo de pesquisa, o que desejam é uma resposta, e é o trabalho do mecanismo de pesquisa que fornece essa resposta.

É o mesmo quando as pessoas estão lendo uma postagem no blog, visualizando um infográfico ou assistindo a um vídeo. Elas querem uma resposta para que possam obter conhecimento. Uma dica adicional é: as pessoas não querem apenas respostas, querem respostas rápidas. Portanto, faça com que seu conteúdo seja fácil de escanear para que as pessoas possam pegar rapidamente os pedaços mais importantes.

5. Seja preciso nas informações que fornece

Pense nisso: você escreve um artigo e milhares de pessoas o leem. Você pode imaginar o dano que uma informação imprecisa pode causar? Tenha em mente que o seu blog é a sua imagem. Se houver algum problema com o blog, isso afetará a maneira como as pessoas lhe enxergam e credibilidade neste ramo é tudo!

6. Crie conteúdo envolvente e estimulante

Um público engajado se apega a todas as suas palavras e absorve tudo o que você escreve ou diz. Mas a única maneira de conseguir um público engajado é criar um conteúdo atraente. Tudo começa com você e o que você escreve.

Veja algumas dicas para ajudar você a escrever um conteúdo interessante para o seu blog:

Ideias para criar conteúdos convincentes para seu blog

7. Abuse de imagens

Você já sabe que cada pessoa aprende de uma maneira diferente, certo? Algumas pessoas aprendem melhor vendo, enquanto outras aprendem melhor ouvindo. Fotos, vídeos ou infográficos, podem ajudar a ilustrar seu ponto de vista. Abra qualquer livro moderno e você encontrará fotos usadas para melhorar a experiência de leitura e reforçar a lição do autor.

No entanto, adicione apenas imagens que ajudem ou agreguem valor.

8. Faça atualizações contínuas no seu site ou blog

Começar um blog ou site é um compromisso. Não apenas isso, mas os mecanismos de busca não favorecem sites que não são atualizados regularmente.

Se você tem um blog ou site de conteúdo, você precisa atualizá-lo regularmente com ótimo conteúdo. Muitos dos melhores sites de conteúdo são atualizados regularmente.

Com que frequência seu blog ou site deve ser atualizado? Isso é contigo. Todo mundo tem diferentes recursos e prioridades. Você deve fazer um esforço para atualizar pelo menos duas vezes por semana. É um site de conteúdo que você está construindo, afinal.

E lembre-se, por mais que um blog possa ter uma linguagem mais livre, ele deve usar a norma culta da língua portuguesa. Por isso, seja atento às regras gramaticais, ortografia e escolha as palavras de forma correta!

Espero que tenham curtido e que este artigo tenha sido útil para você que pretende escrever ou que já tem um blog. E aí, mãos à obra? Depois, não deixe de voltar aqui pra compartilhar com a gente a sua experiência!

Leia também

Escrever bem e com clareza é fundamental no mundo corporativo

De olho na língua portuguesa

Três anos de blog, aprendizados e crescimento

Busque seu propósito. Deixe seu legado.
Rê Spallicci

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

renataspallicci.com.br
fitdobem.com.br
dosonhoarealizacao. com.br