Realização

Como descobrir o seu propósito de vida

8 min de leitura

Como descobrir o seu propósito de vida

Descobrir seu propósito pode mudar totalmente – e para melhor! – a história de sua vida. Saiba como, conferindo as dicas de Fabiano Santana, coach especializado em propósito de vida.

 6 de outubro de 2016

Cada vez mais e mais pessoas se dão conta da importância de buscarmos um propósito de vida. Quando falamos nisso, não estamos citando objetivos efêmeros, mas sim, algo que tenha a ver com a nossa essência e nossa missão no mundo. Mas a busca por descobrir um propósito não é algo fácil, já que requer alta dose de autoconhecimento e muito foco.

Por isso, há profissionais que trabalham no auxílio às pessoas nesta trajetória. Fabiano Santana, coaching especializado no tema, é um desses profissionais. Formado em Sistemas de Informação, com especialização em Gestão de Pessoas e Coaching, Fabiano atuou em renomadas empresas como IBM, GPA, Via Varejo, Santander, Rede Itaú, entre outras, por 16 anos, até que resolveu se dedicar a esse trabalho tão fascinante e enriquecedor. Nesta entrevista, ele nos dá dicas valiosas  sobre o tema e fala um pouco sobre a experiência dele nesse trabalho. Confira:

 

Site Renata Spallicci – Como surgiu o coaching na sua vida?

Fabiano Santana –  Acredito que nada é por acaso, e tudo tem uma razão de ser e estar. O coaching surgiu na minha vida em um momento no qual eu sentia a necessidade de uma transição de carreira e, principalmente, por minha vontade de colaborar com o crescimento das pessoas. Como grande parte da minha carreira foi relacionada com gestão de pessoas, o coaching foi algo que caiu como uma “luva”.

 

SRS – E a questão de ajudar as pessoas a procurarem o seu propósito? Como você se especializou nesse tema?

FS – Esse é um tema que faz parte da minha vida desde meus 18 anos de idade, quando iniciei um treinamento de autoconhecimento em uma escola filosófica, hoje chamada Re-Una. Desde então, passei a entender que o meio é produto do homem, e não o contrário. Sendo assim, toda e qualquer mudança deve partir de nós mesmos. Quando passamos a enxergar as coisas dessa forma, nossa vida fica muito mais leve, serena, o que nos permite ter clareza de quem somos, onde estamos, de onde viemos e para onde vamos. Entendo que proposito de vida é algo que dure uma vida toda, portanto, objetivos efêmeros, como comprar um carro, uma casa, não constituem um propósito. Estamos falando de algo muito além, muito maior… Algo que dure, por exemplo, uma vida toda.

 

SRS. Qual a importância de buscar e conhecer seu propósito de vida?

FS – Imagine que você entra em seu carro, começa a dirigir e não sabe para onde vai. O que acontece? “Deixa a vida me levar, vida leva eu…”. Sem propósito, as pessoas são levadas pelos padrões sociais, não existem, não se posicionam. A sociedade diz que deve ter carro bonito, casa grande, vestir com a marca X. “Peraí”, como assim? A pergunta é: Quem é você? Até quando vai deixar sua vida ser conduzida por padrões preestabelecidos, ultrapassados, e que não levarão a lugar nenhum? Olha para a situação do país, veja a que ponto chegamos… Já falei muito em palestras, treinamentos, vídeos, etc: pode trocar o governo, pode asfaltar a rua, pode fazer o que quiser. Mas, se não melhorar o “homem”, tudo se perderá. É de dentro para fora, novamente, o meio é produto do homem.

 

SRS – Como a pessoa pode buscar o seu propósito? É algo que se pode fazer sozinho ou é necessária a ajuda de um especialista?

Vou ser bem honesto aqui. Todos sabem a resposta: está dentro e não fora. O Coach é o profissional que, por meio de perguntas, faz a pessoa encontrar essa resposta dentro dela. O Coach nunca dá a resposta, e aqui fica o alerta. Se o seu Coach é aquele que sabe tudo, e que tem uma resposta para tudo, pule fora! Isso não é Coaching.

Na prática é simples: faça para si mesmo aquelas perguntas que você nunca fez. Por exemplo: O que posso fazer de diferente hoje, algo que nunca fiz? Por que não consigo ser feliz todos os dias? Por que não consigo vencer tal medo?

A resposta vem, acredite! Tenha coragem e responda para si mesmo.

Outra dica: o foco é sempre em você, e não no próximo. Traga a responsabilidade para si.

 

Quais as perguntas-chave para se chegar ao seu real propósito?

Quem Sou. Onde Estou. De onde vim. Para onde vou.

Com toda a sinceridade, sem responder essas perguntas, fica difícil. E já dou outra dica:  isso vai muito além de técnicas e ferramentas de Coaching

 

Em sua opinião, o que muda na vida da pessoa ao ter o seu propósito claro e definido?

Uma vez que ajustei a bússola, todas as atividades diárias de uma pessoa passam a estar orientadas. Um exemplo simples e bobo… O camarada quer correr uma maratona, 42km, mas ele odeia academia. Uma vez estabelecida a meta de correr 42km, esse camarada sabe que ele terá de ir à academia praticamente todos os dias. Sem academia ele não vai correr os 42km. A partir daí, da meta definida, a academia deixa de ser chata, um peso, e começa a fazer parte da corrida de 42 quilômetros.

Com o propósito é a mesma lógica. Todas as ações e energias são direcionadas, têm foco. Não se perde tempo.

 

Em sua experiência como Coach, você percebe que as pessoas,em geral, estão próximas a seus propósitos, ou vivemos um momento no qual as pessoas estão muito desconectadas?

Para responder é só olhar para a sociedade e para o nosso planeta.  Veja o caos estabelecido. Hoje a briga é pelo dinheiro, matéria, sexo, coisas efêmeras. Faça uma pesquisa e pergunte para as pessoas qual é o  propósito de vida delas. Muitas vão dizer que nem sabem o que essa palavra significa.

 

Que conselhos daria para quem quer fazer essa busca?

Comece por conhecer a si mesmo, seus limites e virtudes. Tenha autorresponsabilidade e pare de culpar o próximo pelo seu fracasso. Cada um tem o que merece. Sendo assim, apenas agradeça! É o melhor que cabe para você no momento. Existe algo maior, existe uma força maior. Não estamos sozinhos. Existe algo cuidando e organizando tudo. Então, do fundo do coração, simplesmente agradeça.

 

renata-fabiano-1

Fabiano Santana é pai da Yasmin, casado e tem  praticamente 20 anos de experiência no mundo corporativo onde assumiu posições de gestão e liderança. Formado em Coaching e Líder Coach, executou projetos e treinamentos de Liderança, Coaching Corporativo e Life Coaching, nas modalidades presencial e on-line. Fundador da VOLV Coaching. Atua também como IT Manager em São Paulo.

 

 

 

 Leia também:

Nosso propósito de vida é um chamado da alma

Descobrir seu propósito é fundamental para uma vida plena

O poder da mente e do autoconhecimento no esporte

MIndfullness – atenção plena no presente      

Em busca constante pelo autoconhecimento 

Coaching ou Mentoring? Escolha a melhor opção para seu autodesenvolvimento     

Busque seu propósito. Deixe  seu legado.

Rê Spallicci






Nova rede social foca na exclusividade Realização

Nova rede social foca na exclusividade
Um Natal diferente, de renúncias e amor… Realização

Um Natal diferente, de renúncias e amor…
Você sabe o que é Mansplaining? Realização

Você sabe o que é Mansplaining?
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68


Open chat
Fale comigo!
Siga nas redes sociais

Política de Privacidade   Contato   Sobre


Open chat
Fale comigo!