fbpx Dia da coragem – Como esta capacidade é essencial para a busca por uma vida mais plena e cheia de propósitos.

Dia da Coragem!

RENATA SPALLICCI

Realização

06/05/2019

Coragem é essencial para alcançar a felicidade

Ter coragem para tomar as rédeas da própria vida é fundamental para uma vida mais plena

Hoje, 6 de maio, é o Dia Internacional da Coragem! Uma data criada para celebrar este atributo humano tão essencial em nossa jornada existencial. E eu quero aproveitar a data para falar sobre este valor que, muitas vezes, nos parece algo tão distante, mas que é uma característica essencial para cultivarmos.

Como sabem, meu mote é: busque seu propósito, deixe o seu legado! Muitas vezes as pessoas me perguntam: “mas como fazer para buscar nosso propósito de vida, como conseguir ter foco e persistência nesta luta?” E uma das respostas está exatamente neste atributo: na coragem!

Ter coragem é ser verdadeiro

Como honrar o dia da coragem!

Todos nós já ouvimos histórias sobre coragem. Quando  crianças, a coragem vem dos super-heróis derrubando bandidos e salvando o mundo. E à medida que envelhecemos, ouvimos falar das realizações de pessoas corajosas que lutam em guerras, estimulam expressivas mudanças sociais e salvam vidas.

Todos esses são atos corajosos, mas, às vezes, essas narrativas fazem com que a coragem nos pareça algo inacessível, e somos incapazes de perceber que também temos a capacidade de sermos corajosos todos os dias.

Eu acredito que um ingrediente-chave para a busca por nosso propósito e, consequentemente, pela felicidade é ser corajoso, tanto nos grandes como nos pequenos atos. Afinal, todos nós temos a capacidade de viver corajosamente.

E o primeiro passo para isso é ser proativo, fazer as coisas acontecerem, tomar o destino em suas mãos, e ser líder da própria vida. Em suma, ser autêntico e falar a sua verdade. Sua verdade é apenas isso – a sua. Defina seus valores e crenças pessoais e viva por eles. Há tantas opiniões no mundo quanto pessoas, e isso significa que há uma tremenda quantidade de oportunidades de se desviar de seus objetivos. Lembre-se de estar sempre aberto à beleza das experiências e insights dos outros, mas mantenha sua voz forte. Definir sua verdade exige que você seja honesto sobre o que o impulsiona, sobre qual é o seu propósito.

E isso é um ato de coragem! Em um mundo cada vez mais padronizado, onde todos esperam que sigamos padrões de comportamento, ser fiel àquilo em que acreditamos e sermos firmes em nossos propósitos é ser, acima de tudo, corajoso!

Ter coragem é superar medos

Mas, para isso, temos de superar os nossos medos: medo da rejeição, medo do fracasso, medo da mudança… E a coragem é o molho secreto que permite que você aja, apesar de seus medos. A coragem lhe dá a capacidade de deixar de lado o medo do fracasso e dar os primeiros passos. A coragem ajuda você a superar o medo da rejeição e a engajar todos que o cercam. A coragem permite que você tente coisas que não tentou antes, apesar do medo de parecer tolo.

O medo é um segredo que todos compartilham e de que ninguém quer falar. Todo mundo está com medo de alguma coisa, até mesmo as pessoas que vemos como as mais fortes em nossas vidas têm, em um momento ou outro, medo. Você pode transformar seu medo em algo que o impulsione, em vez de um obstáculo, tudo dependendo de como você o usa. O primeiro passo para vencer o medo é enfrentá-lo. Transforme seu medo em um motivador para alcançar seus objetivos.

Para tanto,  é essencial que você tenha coragem para ser o que verdadeiramente é e para fazer acontecer!

Lembre-se sempre de que você é o único responsável pelos seus atos e suas ações. Claro que o ambiente onde estamos inseridos, as pessoas que estão ao nosso redor e as circunstâncias da vida exercem influência sobre nós, contudo, quando temos total consciência daquilo que somos, quando realmente tomamos as rédeas de nossas vidas, quando temos autorresponsabilidade, nada disso nos desvia daquilo que pretendemos atingir.

Pois cabe exclusivamente a nós decidirmos nossas ações e omissões e a mais ninguém. A vida adulta é exatamente isto:  assumir responsabilidades perante nossos atos, mas, muitas vezes, continuamos agindo como crianças que nunca assumem suas decisões.

Não pense que é necessário ser um herói com superpoderes para alcançar aquilo que deseja. Você tem dentro de si toda a coragem do mundo que necessita para buscar o seu propósito e  sua felicidade.

E, ao acreditar nessa coragem, você passará a ter a certeza de que ninguém além de você é responsável por todas as suas experiências de vida e pelo futuro que você cria. Em outras palavras, o seu futuro é de sua responsabilidade. E cabe somente a você mesmo criar a  própria jornada.

Leia também:

Psicologia positiva: saiba como transformar sua vida

Acreditar é o primeiro passo para o sucesso

Supere as crenças limitantes e viva melhor

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

renataspallicci.com.br
fitdobem.com.br
dosonhoarealizacao. com.br