Realização

Gastronomia funcional com Tuca Iervolino

6 min de leitura

Gastronomia funcional com Tuca Iervolino

Renata Spallicci conta sua experiência em curso com a chef Tuca Iervolino, especializada em alimentação saudável.

 20 de abril de 2016

Ganhando cada vez mais espaço e conseguindo mais e mais adeptos, a gastronomia funcional cresce a cada dia no Brasil. Mas, afinal, vocês sabem o que é esse tipo de gastronomia?

Para me ajudar a responder a  esta e a  outras perguntas, conversei com a chef  Tuca Iervolino, especializada em comidas saudáveis, e que, além de promover cursos em várias cidades brasileiras, mantém uma empresa de comida saudável, a Club Life Foods que produz e entrega refeições dentro de planos saudáveis de alimentação, nas cidades de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Belo Horizonte e Fortaleza.

Eu conheci a Tuca há uns meses, quando eu e meu namorado, o Marcelo Toledo,  fizemos juntos um curso de cevicce e tartar com ela.

A história da Tuca já é daquelas que me encantam. Desde que tinha uns 8, 9 anos de idade, ela era apaixonada por cozinhar. E quando chegou o momento  de optar por uma faculdade,  não hesitou em escolher a gastronomia. Entretanto, seus pais foram radicalmente contra, e ela resolveu cursar hotelaria. “Imaginei que, fazendo hotelaria, ficaria mais próxima da possibilidade de trabalhar em uma cozinha de hotel, mas, em dois anos, vi que o curso não tinha nada a ver comigo e abandonei a faculdade”, ela me contou.

Novamente, Tuca tentou convencer os pais a fazer faculdade de gastronomia e novamente eles foram contra. “Acabaram me convencendo a fazer  o curso de publicidade e propaganda. Fiz os quatro anos e, para o meu Trabalho de Conclusão de Curso, criei uma propaganda sobre panelas, na qual eu aparecia vestida de chef de cozinha.” É, não tinha jeito, a vontade pela profissão estava em seu sangue.

Dois anos após se formar, Tuca conseguiu certa independência e resolveu, finalmente, ir atrás do seu sonho. “Entrei para a faculdade de gastronomia, dividi as mensalidades em milhões de prestações e me formei.”

Logo nos primeiros meses do curso,  Tuca  arrumou emprego na área e, ao longo de seis anos, passou por diversos dos mais renomados restaurantes de São Paulo como Arturito, Bela Cintra, Trindade, entre outros.

“Mas ainda não me sentia completa. Queria muito trabalhar com comidas saudáveis, mas o mercado ainda era muito novo no Brasil. Até que, há quatro anos, senti que era o momento. Saí do restaurante em que eu trabalhava e comecei a me dedicar a dar cursos de gastronomia funcional”, ela me disse.

E, nesses últimos quatro anos, a Tuca decolou. Suas aulas são superconcorridas, ela mantém uma equipe de profissionais que também dão aulas,  e ainda cuida de sua empresa de alimentação funcional.

Bom, mas acabei me entusiasmando com a história da Tuca e ainda não falamos sobre a tal gastronomia funcional. Vamos lá, explicando de modo simples e resumido, essa forma de alimentação leva em consideração não somente o sabor dos alimentos, mas principalmente o seu valor nutricional e a qualidade dos ingredientes.

Na gastronomia funcional, evita-se todo  tipo de alimentos industrializados e criam-se pratos que privilegiem  uma alimentação que ajude no funcionamento do nosso organismo e mente.

A Tuca explica que a gastronomia funcional não é simplesmente uma alimentação light. “É uma forma saudável de nos alimentarmos, equilibrando nutrientes e pensando não somente no sabor, mas também na textura dos alimentos, na quantidade de carboidratos e proteínas, e ainda, em levar a pessoa que adota esse estilo de alimentação a  uma vida com mais vitalidade, energia e com inúmeros outros benefícios.”

Alguns alimentos funcionais são os xodós da cozinha da Tuca: a biomassa de banana verde, que é rica em fibras e que faz superbem para o intestino, muitas castanhas e leites vegetais, entre outros. “Nós tiramos a lactose que é o açúcar do leite que entra no nosso sangue da mesma forma que o açúcar normal e trocamos pelos leites vegetais de amêndoas e castanhas, por exemplo. Usamos a  – manteiga ghee, que é também sem lactose e riquíssima em nutrientes, caldo de legumes, enfim, uma infinidade de alimentos ricos em nutrientes e supersaudáveis”, ela enumerou.

E é exatamente por essa característica da cozinha funcional que o curso que ela ministra  é megainteressante. A “brincadeira”começa desde a compra dos ingredientes, alguns dos quais eu nunca nem tinha ouvido falar, e continua na cozinha onde preparamos desde a farinha que usaremos, até o leite. Eu que não sou das mais habilidosas na cozinha (mas também não sou desastrada, não, viu, pessoal? rs) apanhei um pouco… Mas foi uma delícia! E  é um curso que recomendo para quem curte uma alimentação fitness, principalmente para fazer em casal ou entre amigos! A Tuca é uma querida, muito estudiosa e competente e aprendemos muito com ela!

Ah! E  para finalizar, a Tuca disponibilizou uma receita supersimples de trufa de cacau! Hummm… é de dar água na boca!

Espero que curtam!

Gratidão de ter vocês comigo.

 

 

receita-batata-doce

 

TRUFAS DE BATATA DOCE

1 xícara de purê de batata doce cozida

1/4 de xícara de cacau

1/4 de xícara de coco fresco ralado

1/3 de xícara de mel orgânico

Cacau extra para passar nas trufas

Misture todos os ingredientes, faça bolinhas e passe no cacau.

 

Interessada em outras matérias sobre alimentação, saúde e boa forma? Leia também:

Dez alimentos que vão deixar seu cérebro mais esperto

Atitudes e alimentos que aceleram o seu metabolismo

Nutricionista lista alimentos que aceleram o metabolismo e ajudam a emagrecer

Quinze benefícios surpreendentes da perda de peso

Conheça as principais dietas e escolha a melhor para você 

Busque seu propósito. Deixe  seu legado.

Rê Spallicci

 






Nova rede social foca na exclusividade Realização

Nova rede social foca na exclusividade
Um Natal diferente, de renúncias e amor… Realização

Um Natal diferente, de renúncias e amor…
Você sabe o que é Mansplaining? Realização

Você sabe o que é Mansplaining?
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68


Open chat
Fale comigo!
Siga nas redes sociais

Política de Privacidade   Contato   Sobre


Open chat
Fale comigo!