x

Localizar no site




Carreira

Como gerir melhor seu tempo

Planejamento, organização e disciplina são comportamente decisivos para uma gestão adequada do tempo e impactam diretamente na sua produtividade e qualidade de vida.

 4 de fevereiro de 2016
3 min de leitura

Como gerir melhor seu tempo

Nesta semana, publicamos em nosso Portal uma matéria descrevendo  os vários aplicativos que podem nos ajudar a organizarmos melhor nosso dia a dia pessoal e profissional.

E, como eu sou superadepta de várias daquelas tecnologias citadas (confira a matéria aqui http://renataspallicc.wpengine.com/business/10-apps-que-voce-precisa-conhecer-e-ter/, este tema me inspirou a comentar com vocês um pouco do que eu faço para conseguir me organizar em uma rotina que inclui meu trabalho como executiva, os  treinos e todas as  atividades pessoais (isso sem contar aquela infinidade de compromissos que uma mulher vaidosa como eu tem, né? Cabeleireiro, manicure, depilação, tempo para me arrumar pela manhã, etc. , etc. E olha que nem sou mãe!).

Em primeiro lugar, aprendi que o grande segredo para conseguir dar conta de cumprir com todas as suas atividades está centrada em três princípios: organização, planejamento e disciplina.

Quando eu estava cursando meu MBA de CEO, na FGV, tive aula com o Maércio Rezende, um prestigiado executivo que liderou negócios no Brasil e no exterior. E ele nos disse algo que me marcou muito: a principal ferramenta de um CEO é a sua agenda! Pode parecer uma afirmação simples, mas, na verdade, por trás disso está o princípio de tudo. Porque, afinal, se você não conseguir gerir a sua agenda, como vai querer administrar  um negócio?

Quanto mais atividades você assume, mais organizado e planejado você precisa ser. E minha dica para isso é que você divida o seu tempo, de acordo com as prioridades e demandas, e cumpra rigorosamente aquilo que planejou. Quanto mais você se organiza, mais assertivo fica em suas demandas e mais compromissos consegue cumprir, fazendo o seu tempo render mais e mais.

Hoje a nossa rotina é repleta de reuniões, e-mails, participação em comitês, conferências telefônicas, relatórios… E, se você não souber estabelecer uma organização e rotina adequadas, poderá facilmente se perder em meio a essa profusão de compromissos.

Por isso, pensando em termos práticos, listei algumas condutas  que eu sigo e que, quem sabe, poderão ajudar você a se organizar melhor.

  • Ao final de cada período, planeje as atividades do próximo dia. Faça isso também com relação a sua semana e ao seu mês.
  • Determine o tempo que vai gastar em cada atividade e cumpra-o.
  • Faça primeiro os trabalhos mais difíceis, enquanto você está mais disposto.
  • Estabeleça prazos finais para todas as tarefas.
  • Lembre-se de anotar prazos para tarefas de rotina, como ler e responder e-mails, conversar com a equipe e atualizar relatórios.
  • Ao começar um trabalho, termine-o. Se deixar para depois, correrá o risco de perder muito tempo para retomá-lo. Aprenda a dizer não. Pergunte a você mesmo: eu sou a pessoa certa para essa tarefa?

E lembre-se: estresse e fadiga raramente são causados pelas atividades realizadas. Geralmente, são consequências daquilo que deixamos de fazer.

Espero que tenham gostado das dicas e até a próxima!

Busque seu propósito. Deixe  seu legado.

Rê Spallicci