Realização

O Poder da gratidão e a força das palavras

5 min de leitura

O Poder da gratidão e a força das palavras

A prática da Gratidão é uma máxima na vida da Renata Spallicci. Saiba por que ela dá tanto valor às palavras e ao ato de agradecer.

 16 de dezembro de 2016

“A gratidão é uma impressão de êxtase que suscita a vontade
de dar graças e saborear a vida.”
Robert Emomons

Desde pequena, meus pais me ensinaram o poder da mente e a força das palavras. Expressões negativas sempre me foram proibidas. “Fico doente de ver isso”… ou “estou morrendo de vontade…”. “Não fala isso, Renata, as palavras têm poder”, minha mãe sempre alertou.

E eu, realmente, tenho a crença da importância que as palavras e os pensamentos exercem em nossa vida. Por isso, acredito que ser grata por aquilo que alcançamos e agradecer sempre por cada coisa boa que acontece conosco, atrai energias positivas e torna nossa vida realmente melhor.

Infelizmente, vivemos em um mundo no qual as notícias ruins têm mais repercussão e espaço do que as boas. Isso faz com que as pessoas estejam constantemente reclamando de algo…  Eu sempre me afastei de energias negativas, sempre evitei ficar pensando sobre o que poderia ter sido e prefiro concentrar meus pensamentos no que de bom me aconteceu e nas coisas boas da vida!

Além disso, tenho o hábito de ser grata e demonstrar minha gratidão a todo o momento! Quem me acompanha já deve ter percebido o quanto utilizo a palavra gratidão. E mais do que uma simples expressão, esta palavrinha tem realmente muita força para mim!

Vamos plantar a semente da gratidão ?

A gratidão é uma das emoções positivas mais poderosas. Muitas pesquisas indicam que ela é parte da essência da felicidade. Os cientistas descobriram que as pessoas que praticam a gratidão: são mais entusiasmadas e determinadas, sentem-se 25% mais felizes do que as que não a exercem; têm mais propensão a serem gentis e prestativas com os outros.

“A Gratidão é um termo que engloba várias realidades aos olhos do mundo: maravilhar-se, apreciar a vida, enxergar o lado bom das coisas, tomar consciência da abundância, agradecer a alguém, dar graças a Deus, ficar feliz com o que temos. É saborear as coisas, considerar que nada está ganho, dar um jeito de se virar com o que estiver à disposição, aproveitar o instante presente.”
Sonya Lybomirsky

E eu realmente posso dizer que isso funciona! Dia desses, eu encontrei algumas pessoas que eu não via há um bom tempo e notei que muitas delas só me relataram coisas ruins que haviam acontecido com elas recentemente. E eu pensei: poxa, será que eu sou tão abençoada que nada de ruim me aconteceu? Aí, me lembrei das dores que senti no corpo por causa da minha preparação para o WBFF, de um problema que tive na boca, que me provocou dores absurdas, e de outros contratempos que tive, como todos têm!  E percebi que a diferença é que praticamente não falei e não comentei sobre essas dores. Convivi com elas e preferi valorizar e agradecer todas as coisas maravilhosas que ocorreram comigo!

O que estou dizendo não é para termos uma atitude de Poliana e simplesmente não percebermos os problemas e mazelas do mundo! Nada disso! Mas temos de pensar nas ações e não em ficar reclamando e espalhando energia negativa! Isso não leva a nada e só piora as coisas!

Por que devemos ser gratos?

E, se a gente parar para pensar e se atentar, há tantas coisas bacanas que nos acontecem e às quais deveríamos dar mais valor e sermos mais gratos! Já pensou em anotar as coisas boas que lhe aconteceram ao longo do dia e depois compartilhar com sua família? Ou ainda ter o hábito de mandar mensagem de texto, a fim de  valorizar e agradecer pessoas que o ajudaram?

“Existe apenas um pecado do qual todos os outros derivam… é a ingratidão. E existe apenas uma virtude: a gratidão. O bebezinho a celebra dormindo após sugar o seio materno, e o girassol, orientando a sua flor em direção à luz.”
Ernst Jünger

Quando começar a praticar a gratidão, vai perceber o poder que ela tem sobre você e sobre as pessoas que a rodeiam. E tenho  certeza de que não vai parar mais de agir assim! Ser grata faz bem e espalha o bem! Experimente!

Seguem dois exercícios inspirados em um livrinho gracinha que descobri outro dia e quero compartilhar com vocês!

“Caderno de Exercícios de Gratidão” de Yves Alexandre Thalmann

Energia recebida deve ser devolvida

 

Como posso aprimorar meu sentimento de gratidão?

Vamos aproveitar o final do ano e demonstrar gratidão a alguém que o ajudou em 2016? E que tal, em 2017, fazer isso ao final de cada mês, cada semana, cada dia?

 

Busque seu propósito. Deixe  seu legado.

Rê Spallicci





Um Natal diferente, de renúncias e amor… Realização

Um Natal diferente, de renúncias e amor…
Você sabe o que é Mansplaining? Realização

Você sabe o que é Mansplaining?
Hoje é dia de agradecer Realização

Hoje é dia de agradecer
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68


Open chat
Fale comigo!
Siga nas redes sociais

Política de Privacidade   Contato   Sobre


Open chat
Fale comigo!