fbpx janeiro branco – conheça a campanha que convida as pessoas a pensarem sobre o sentido e o propósito de suas vidas e discute a saúde mental. - Renata Spallicci

RENATA SPALLICCI

Realização

21/01/2020

Janeiro Branco: por uma cultura da saúde mental

Campanha é dedicada a convidar as pessoas a pensarem sobre o sentido e o propósito de suas vidas.

As campanhas dos meses coloridos vieram para ficar. Outubro rosa, novembro azul, setembro amarelo… E por aí vai! Um desses meses, que é pouco divulgado, mas que, a meu ver, é igualmente relevante, é o janeiro branco, uma campanha dedicada a convidar as pessoas a pensarem sobre o sentido e o propósito de suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e  seus comportamentos.

A importância da saúde mental

Como vocês sabem, eu sou uma pessoa que dá enorme importância para o autoconhecimento e pela busca do propósito de vida. Acredito que nossa existência aqui neste plano só pode ser plena, quando temos mente e corpo em equilíbrio e quando nos conhecemos profundamente, a fim de  poder entender e controlar nossas emoções.

Por isso, fiz questão de trazer o tema da campanha do janeiro branco aqui no meu blog, por ser uma ação  dedicada a colocar os temas da Saúde Mental em máxima evidência no mundo, em nome da prevenção ao adoecimento emocional da humanidade.

O objetivo primordial do Janeiro Branco é sensibilizar as mídias, as instituições sociais, públicas e privadas, e os poderes constituídos em relação à relevância  de projetos estratégicos, políticas públicas, recursos financeiros, espaços sociais e iniciativas socioculturais empenhadas(os) em valorizar e em atender às demandas individuais e coletivas , direta ou indiretamente, relacionadas aos universos da Saúde Mental.

Uma campanha dedicada a mostrar às pessoas – e à sociedade – que os seres humanos são conteúdos psicológicos e subjetivos, que suas vidas, necessariamente, são estruturadas em torno de questões mentais, sentimentais, emocionais, relacionais e comportamentais, sendo, portanto, imperioso e necessário que a subjetividade humana possua lugar de destaque em nossa cultura e em nossos cotidianos, sob pena de sermos vítimas de nós mesmos e de quem despreza tanto  as próprias necessidades psicológicas quanto as  alheias.

Precisamos falar sobre saúde mental

Criada em 2014, em Minas Gerais, a Campanha Janeiro Branco, todo ano, traz um novo mote para a sociedade discutir e,  em 2020, o tema escolhido foi “Precisamos falar sobre Saúde Mental, um convite para que todas as pessoas e todas as instituições do mundo pensem em formas, estratégias, temas, questões, assuntos, ações, iniciativas e abordagens capazes de inspirar e de estimular as pessoas e as instituições sociais a refletirem sobre Saúde Mental e as suas variadas facetas,  suas múltiplas dimensões.

Realmente este convite é algo que não pode ser recusado! Precisamos falar sobre estresse, precisamos falar sobre depressão, solidão,  burnout,  esgotamento emocional,  ansiedade, sexualidade, alcoolismo, enfim, precisamos olhar mais para nós mesmos com mais amorosidade e carinho, valorizando aquilo que temos de mais precioso: nossa saúde mental e nossa individualidade.

E você, tem cuidado de sua saúde mental?

Sei que vivemos em um mundo megacorrido, e que a cada dia temos menos tempo para nós mesmos! Por isso é tão importante uma campanha como esta, para que possamos parar e pensar sobre como estamos nos comportando perante nós mesmos e quais os cuidados que estamos dispensando à nossa saúde mental.

Existem mil maneiras de você se cuidar mentalmente, seja com meditação, terapia, com várias técnicas de autoconhecimento, mas, para isso, é preciso colocar este hábito como algo primordial em sua vida!

Que o mês Janeiro Branco seja um bom momento para  você traçar o seu plano, a fim de cuidar melhor de sua saúde mental. E que ele desperte em todos nós a necessidade de falarmos sobre o tema com amigos, colegas de trabalho, familiares, para que, juntos,  possamos quebrar as barreiras do preconceito que ainda cercam as doenças mentais e vivermos em um mundo mais saudável emocionalmente.

Leia também:

Torne-se a sua melhor versão

Sempre cansado? Cuidado! Você pode estar com a síndrome da exaustão

Três passos para vencer o estresse

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

renataspallicci.com.br
fitdobem.com.br
dosonhoarealizacao. com.br