fbpx Jornada do herói – Saiba como as histórias dos super-heróis estão interligadas com nossas histórias pessoais.

RENATA SPALLICCI

Realização

29/01/2019

A Jornada do herói e a sua própria história

Entenda como o autoconhecimento pode ajudá-lo em sua jornada por uma vida mais plena

Eu sou apaixonada pelas histórias de super-heróis. Desde pequena sempre me liguei neste mundo fantástico e até hoje adoro ler e assistir aos filmes deste universo. Hoje, em especial, e por motivos óbvios, a Mulher Maravilha é minha heroína favorita e tenho uma verdadeira coleção de itens ligados a ela!

Mas, por que as histórias dos heróis nos fascinam tanto? O que elas nos dizem sobre nós mesmos?

O mundo das histórias

Você é a sua própria história

Desde a antiguidade, a história da humanidade é acompanhada por mitos e histórias sobre os céus, a terra, o plantio, a colheita, o inverno, o verão, a luz, as trevas, as nações, a guerra, a paz, as famílias e os indivíduos.

E todas essas histórias, são, em resumo, alegorias e metáforas de nossas histórias pessoais, o que pode nos levar a dizer que nossas histórias e de nossos heróis estão e são interconectadas.

Nossas histórias individuais são narrativas que contamos sobre nossas experiências pessoais, enquanto nossos mitos culturais são aquelas que criamos sobre nossa experiência coletiva. E, em um sentido muito real, os mitos são versões mais universais de nossas próprias histórias, e nossas próprias histórias são versões pessoais de antigos mitos.

Por isso, eu sou tão entusiasta pelo autoconhecimento, porque acredito que conhecer a própria história é uma grande alavanca para o crescimento como ser humano.

 Joseph Campbell e a jornada do herói

Existem notáveis ​​paralelos entre histórias de diferentes culturas que, apesar do conteúdo muito diferente, refletem as mesmas lições.

Esses paralelos revelam semelhanças na condição humana. Joseph John Campbell, mitologista, escritor, conferencista e professor universitário estadunidense, famoso por seus estudos acerca da mitologia e religião comparada, e autor da obra O Herói de Mil Faces, publicado originalmente em 1949, identificou um tipo de história que é particularmente aplicável às nossas vidas: as histórias da Jornada do Herói.

A jornada de Herói aparece em todas as culturas e, em todos os filmes de super-heróis e seu caráter subjacente, enredo e estrutura temática são praticamente os mesmos.

A jornada do herói

Pense! Todas as histórias de heróis têm a estrutura exposta! Bruce Wayne tem uma vida confortável ao lado de seus pais. Um dia, ao saírem do cinema, seus pais são assassinados. Ele se revolta, corre sem rumo e cai em um buraco (literal e metafórico) repleto de morcegos. Então, ele emerge dessa experiência traumática e usa o próprio medo como uma arma para buscar a redenção da morte dos pais, transformando-se em Batman… E o mesmo se pode ver em Peter Parker e homem-aranha, e assim por diante!

E nossa história de vida pode também ser vista como uma jornada de herói! Para aqueles que são líderes, então, sua história de liderança é a jornada de seu próprio herói. Acompanhe:

Mundo comum – Este é frequentemente o ponto de partida da jornada. Neste ponto, o líder ou herói pode começar a se sentir inseguro em seu papel atual. É um lugar que o deixa ansioso e, por isso, busca pessoas que possam se identificar com suas lutas. Além do descontentamento, também pode haver um evento polarizador da vida que crie uma atração para algo diferente do que eles estão fazendo atualmente ou como estão fazendo.

Chamada para a aventura – É quando a atração sentida em seu mundo comum dá lugar a um chamado mais específico em relação aos próximos passos em sua jornada de liderança.

Recusando a chamada – Muitas vezes, os líderes (ou heróis)  sabem que estão sendo chamados para se moverem em direção a outra coisa, mas o medo ou a incerteza fazem com que ignorem esse empurrão.

Encontrar ajudantes – Este é geralmente o papel do treinador na jornada. Eles estão lá para ajudar o líder a criar um plano que o ajudará a avançar. O líder também pode encontrar mentores, estrategistas de negócios e ajuda a orientação de outros líderes muito favoráveis ​​ao longo deste estágio.

Atravessando o limiar – É um ponto extremamente excitante na jornada de um líder. Também pode ser assustador e inquietante. É o ponto em que ele decide “ir em frente” e deixar o conforto de seu “mundo normal” atual, se movendo na direção de seu novo chamado.

Enfrentando testes, encontrando aliados, lidando com inimigos –

Nenhuma jornada é sem provas. Os líderes descobrirão que,

muitas vezes,  para concretizar seu objetivo, há empecilhos em seu caminho  e os que não dizem podem fazê-los duvidar. No entanto, também há aliados em sua jornada, e que podem incentivá-los a cada novo passo.

Desenvolver um plano – Não raro, um aliado (coach) que é trazido para o quadro de referência do líder ajuda a fornecer as ferramentas para criar uma abordagem sólida, à medida que busca alcançar o próximo nível em sua jornada.

A luta – Qualquer longa jornada vem com sua parcela de provações. Quase sempre esses obstáculos vêm quando os estágios iniciais da jornada estão em seu espelho retrovisor, e o destino final ainda está bem abaixo da estrada. A luta pode fazer o líder duvidar da jornada e adivinhar seu chamado. No entanto, somente quando ele for capaz de realmente enfrentar esses medos, poderá se mover através deles.

Superação – Esta etapa da jornada é quando o líder é capaz de superar as barreiras que enfrenta e tomar posse dos objetivos que está buscando.

Voltando para casa – É a parte mais emocionante da jornada do herói (líder). É o ponto em que ele volta ao seu novo “mundo comum” recriado e totalmente engolfado em sua nova história. É um ponto de conforto quando ele percebe a pessoa em que se tornou, resultado de sua jornada.

A tapeçaria da vida

Mitos e histórias pessoais são o relato simbólico e litúrgico de nossas principais experiências de vida; de nossas buscas por amor, poder e significado; dos temas profundamente experientes de nossa existência como seres humanos neste planeta. Suas jornadas de liderança, de vida em geral e de sua fase atual da vida estão intimamente interligadas. São todas variações da jornada de seu próprio herói. Essa é a sua história de vida; essa é a jornada do seu herói; essa é a sua história de liderança; e tal é a condição humana. São todas parte de um pano inteiro.

Você é a história que conta sobre sua própria vida. Com o autoconhecimento você pode ressignificá-las e descobrir o herói que existe dentro de você e a parte da jornada em que se encontra!

Para ver sua própria história atual e desejada, pergunte a si mesmo:

“Onde estou na minha jornada agora?

Qual foi meu último platô? O que me abalou?

Qual é o meu destino, meu objetivo? Quais são os principais desafios que enfrentarei para atingir esse objetivo?

Como eu procuro efetiva e humanamente para alcançar meu objetivo?

Suas respostas a essas perguntas começarão a ilustrar a jornada de seu herói e o ajudarão a navegar com mais eficiência, tornando-se protagonista e herói de sua própria vida.

Os super-heróis das telas e dos livros nos impressionam, mas os verdadeiros heróis somos cada um de nós com nossas lutas diárias, traumas, provações e superações! Aceite seus superpoderes! Aceite o seu chamado para a aventura e encare a vida como você verdadeiramente é: um herói único e especial!

 

Leia também:

Você está se fazendo as perguntas certas?

Autorresponsabilidade – você é o único responsável por suas realizações 

A difícil arte de ser você mesmo

 

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci

 

 

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

renataspallicci.com.br
fitdobem.com.br
dosonhoarealizacao. com.br