fbpx metas e propósitos 2020 – saiba como definir seus objetivos para o próximo ano. - Renata Spallicci

RENATA SPALLICCI

Realização

19/12/2019

Defina metas e propósitos para 2020

O novo ano vem aí! Deixe de lado as promessas vazias e trace metas e propósitos para todos os aspectos de sua vida

Estamos caminhando para o final do ano e este é aquele momento de olharmos para trás, comemorar o que fizemos de bom e tentar corrigir para o futuro o que não saiu exatamente como imaginávamos. Porém,  mais do que isso, é a ocasião de traçarmos nossas metas para o novo ano, realizando um planejamento para nossas vidas.

Quando falo em planejar não estou me referindo àquelas promessas vazias que muita gente faz em dezembro e, em fevereiro, já nem lembra mais! Estou falando de metas paupáveis e exequíveis para, realmente, dar um rumo melhor para a nossa jornada aqui na terra. E eu garanto! Isso pode ser muito mais simples do que parece, desde que você siga os passos que vou lhe sugerir  agora.

Defina uma meta

Em 1953, os pesquisadores da prestigiosa universidade de Yale, nos Estados Unidos, realizaram um estudo intensivo, para o qual entrevistaram todos os alunos de uma classe de graduação, pouco antes de deixarem a universidade. Eles propuseram aos alunos uma série de questões, dentre elas: “Você tem um conjunto claro e específico de metas com um plano escrito para realização?” Curiosamente, menos de 3% dos alunos responderam “sim”.

Então, 20 anos depois, em 1973, os pesquisadores  entrevistaram novamente os alunos da classe de 1953, a fim de  descobrirem como andavam as suas vidas. Eles observaram que os 3% que escreveram suas metas e tinham um plano específico, pareciam estar mais felizes e mais bem organizados que os outros. Claro, isso é subjetivo. Mas eles também descobriram que o grupo de 3% estava mais bem  estabilizado em termos financeiros do que os outros 97% que não haviam definido  metas claras.

Está vendo? Por isso é tão importante definir um conjunto de objetivos para o próximo ano e, mais do que isso, para a sua vida! As metas nos dão direção, esperança e sentido!

Com traçar as metas de sua vida?

Bom … Você deve estar achando que o papo até aqui está muito cabeça e quer uma fórmula mais simples para ajudar a traçar  suas metas, certo? Ok, então, vamos a ela!

Determine seus objetivos de vida. Pergunte-se  sobre o que quer de relevante  para a sua vida – o que você quer conseguir hoje, em um ano, em uma vida? As respostas podem ser amplas, como “Eu quero ser feliz” ou “Eu quero ajudar as pessoas”…

Divida esse objetivo em metas menores. Pense em áreas de sua vida que você queira mudar, ou acha que poderia desenvolver com o tempo. Tais áreas podem ser carreira, educação, família, saúde ou finanças. Comece se perguntando o que gostaria de cumprir em cada área e como gostaria de abordar isso ao longo dos anos.

Tenha objetivos de curto prazo. Assim que você tiver uma ideia do que quer alcançar dentro de alguns anos, elabore tarefas para realizar agora. Dê a si mesmo um prazo razoável. 

Coloque seus objetivos no papel. Escrever seus objetivos tornará mais difícil ignorá-los e fará você se sentir responsável por executá-los.

Ajuste suas metas periodicamente. Você pode estar pensando em seus objetivos maiores, mas dedique-se a reavaliar as metas menores. Você está em dia com elas? Elas ainda são necessárias para que consiga chegar aos objetivos maiores? Seja flexível para adaptá-las.

Crie objetivos mensuráveis. Para percebermos nossos progressos, os objetivos devem ser quantificáveis. “Eu vou andar mais” é bem mais difícil de fiscalizar e medir do que “Vou dar a volta no quarteirão 16 vezes”. Você precisará de alguns critérios para determinar se está conseguindo.

Seja realista. É importante avaliar a situação honestamente e reconhecer quais objetivos são possíveis e quais são difíceis demais de serem atingidos. Pergunte-se se tem tudo  de que precisa para alcançá-los (habilidades, recursos, tempo, conhecimento).

Estipule as prioridades. Em qualquer momento, você terá muitos objetivos, cada um em uma etapa diferente. Decidir quais são mais importantes ou urgentes é crucial. Caso você tenha se proposto metas demais, logo se sentirá sobrecarregado e será mais difícil concretizá-las.

Fique de olho no progresso. Escrever um diário é uma ótima maneira de verificar os sucessos pessoais. Avaliar-se e perceber os progressos alcançados será a chave para continuar motivado e pode até encorajá-lo a trabalhar com mais afinco nos seus planos.

Avalie seus objetivos. Reconheça quando tiver alcançado as metas e permita-se celebrar de acordo. Use esse tempo para avaliar o processo do objetivo – da ideia à realização. Considere  se ficou feliz com o prazo, com suas habilidades, ou se a meta era razoável.

Continue definindo metas. Assim que alcançar alguns objetivos — até os maiores — você vai querer continuar crescendo e estabelecer novas metas.

Mais que metas: propósitos

É claro que todos nós temos metas, sejam elas banais, como um passeio de final de semana, ou elevados, como se tornar presidente de uma multinacional. O problema com as metas da maioria das pessoas é que elas não as inspiram a pular da cama pela manhã. É por isso que precisamos  ir além das metas, precisamos de propósitos! Propósitos mexem com o nosso interior, com a nossa emoção. Eles estimulam você a crescer e a se expandir. Portanto, mais do que simplesmente traçar objetivos para a sua vida, como por exemplo, perder peso, estabeleça propósitos:  “Quero perder peso para aumentar minha autoestima, para brincar com meus filhos, para me sentir melhor”…

Ao pensar o que aquela meta vai significar em sua vida, quando atingi-la, encontrará seu significado. E o propósito é mais forte do que o resultado. A finalidade de um objetivo não é para que você possa obter o resultado, é o que o resultado final vai fazer por você como pessoa.

Conhecer esse propósito ajudará a mantê-lo focado, e  o auxiliará  a superar os tempos difíceis. Se você criar um “porquê” forte para mantê-lo em marcha, terá o combustível para suportar qualquer obstáculo  que atravessar  seu caminho.

Bom, espero que este artigo  o  ajude a definir suas metas e propósitos para o próximo ano e a abandonar as  famosas promessas vazias de final de ano!

Lembre-se:  sua vida é só sua! E  você é quem tem de tomar as rédeas de sua felicidade!

Leia também

Procrastinação – chega de deixar para amanhã

Nosso propósito de vida é um chamado de alma

Descobrir o seu propósito é fundamental para uma vida plena

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

renataspallicci.com.br
fitdobem.com.br
dosonhoarealizacao. com.br