Com que cor eu vou?

RENATA SPALLICCI

Realização

27/10/2020

Com que cor eu vou?

Colorimetria ajuda a definir melhores cores para usarmos nas roupas, a fim de harmonizá-las com nossos tons de pele, olhos e cabelos

9 min de leitura

Há algum tempo, fiz um trabalho com um profissional de estilo que me ajudou a definir as cores que combinam mais comigo. E é impressionante como depois de conhecê-las, a gente percebe qual são aquelas que mais nos iluminam e nos favorecem.   

Mas você não precisa contratar um consultor de imagem para descobrir as cores que combinam com você. Existem vários métodos que nos permitem, por nós mesmas, encontrarmos as cores que mais nos convêm. Um processo simples é usarmos tecidos de cores diferentes, colocando-os perto de nosso rosto.

O teste colorimétrico

O teste colorimétrico

Ao percorrer as diferentes cores na frente do espelho, podemos notar imediatamente quais delas iluminam ou estragam nossa tez. Mas existe outra maneira de determinar as cores que mais se adaptam a você: o teste colorimétrico.

Ele é simples de conduzir, acessível a todos e baseado em três aspectos bem definidos: cor dos olhos, tom da pele e cor natural do cabelo. Para desenvolver um estilo coerente, deve-se estar atento a esses três critérios e certificar-se de que ele sabe a qual “estação” você pertence.

Na verdade, todas as cores não são usadas da mesma maneira e, portanto, é importante saber se você prefere cores que sejam quentes ou frias, suaves ou brilhantes, sóbrias ou flamejantes.

Cores e Estações

A temperatura da cor é dividida em quatro estações. As cores do verão e do inverno são de temperatura fria, enquanto as cores da primavera e outono são consideradas de temperatura amena. As cores que melhor combinam com cada pessoa são definidas de acordo com a cor do cabelo, pigmentação da pele e cor dos olhos.

A estação da primavera

A tez da pele é um critério definidor e muito importante para a sua estação. Se você tem uma pele clara, rosada, porcelana, cor de pêssego e creme ou marfim com possíveis sardas, e tem dificuldade para se bronzear, então, você pertence à estação da primavera. Da mesma forma, se seus olhos são azuis, azuis acinzentados, verde-claros, castanhos ou castanho-dourados, a primavera é definitivamente sua estação.

positivo

As cores que realçam o seu perfil

Cores frias como tons de azul, turquesa, lavanda, lilás e pastel ou cores brilhantes.

negativo

As cores que precisam ser evitadas

Azul marinho, cinza, vinho, fúcsia e branco.

Azul marinho, cinza, vinho, fúcsia e branco

A estação do verão

Se sua tez é pálida, entre a pele clara e rosada, seu cabelo é loiro-escuro, castanho- claro ou cinza prateado para idosos e seus olhos são verdes acinzentados, azuis ou verdes, então você pertence à estação do verão.

positivo

As cores que realçam o seu perfil

Opte por tons de azul e conte também com tons de rosa roxo: malva, framboesa, bordô, lilás ou vermelho cereja.

negativo

As cores que precisam ser evitadas

Não use tons de amarelo e cores com tons de verde-amarelo, laranja-vermelho ou bege-dourado.

A estação do outono

A estação do outono

Se sua pele for cor de pêssego e creme, bege-dourado, ou se você for levemente bronzeada com possíveis sardas, se seu cabelo for ruivo, ou castanho com reflexos acobreados e seus olhos forem castanhos ou verdes, então sua estação é outono.

positivo

As cores que realçam o seu perfil

As cores que mais a agradam são ocre, açafrão, caramelo, vermelhão, bronze ou tijolo. Você também precisa levar em consideração os diferentes tons de bege, pois essas cores destacam sua pele.

negativo

As cores que precisam ser evitadas

Evite a todo custo cores frias como azul-cinza, branco, cinza ou verde-azulado.

A temporada de inverno

A temporada de inverno

Se o seu tom de pele for bege, ligeiramente rosado ou pálido e você dificilmente se bronzear sob o sol, ou se sua pele for negra e seu cabelo for castanho escuro, preto, então sua estação é inverno.

positivo

As cores que realçam o seu perfil

Opte por cores como fúcsia, amarelo-limão, azul vintage, verde-mar ou rosa brilhante.

negativo

As cores que precisam ser evitadas

Esqueça o cáqui e as cores semelhantes ao laranja, como mostarda amarela, laranja-avermelhada ou damasco.

Cores também afetam humor

Cores também afetam humor

Nossa percepção de cores diferentes é determinada por costumes, tradições culturais e, de muitas maneiras, pela própria natureza. Por exemplo, a cor vermelha é conhecida por aumentar nossa pulsação. Portanto, quando se trata de escolher seu guarda-roupa, além de selecionar as cores certas para você, é essencial que tenha em mente também como as cores podem afetar o humor e até a forma como as pessoas nos olham.

Confira algumas informações úteis sobre a gama de emoções que diferentes cores podem gerar.

Vermelho

Esta cor não é tão simples quanto pode parecer. Vestir vermelho requer ousadia e julgamento. Você precisa selecionar um matiz que combine com a cor de sua pele. Uma roupa vermelha pode aumentar sua autoconfiança e fazer você se destacar na multidão. Em muitas partes do mundo, a cor vermelha possui a aura de paixão e sexualidade perigosas. A menos que você esteja na Índia, é claro, onde é a cor tradicional dos vestidos de noiva!

Uma combinação de vermelho e preto há muito se tornou um clássico da moda. Você também pode usar vermelho com branco ou bege para um efeito mais equilibrado e suave.

Amarelo

De acordo com o conhecido especialista em estilo, Jeannie Mai, esta cor alegre e afirmativa pode ajudá-la a encontrar uma reaproximação até mesmo com os personagens mais presunçosos e pudicos. No entanto, assim como a cor vermelha, você deve ter cuidado para selecionar um matiz que combine com sua pele. Se não tiver certeza sobre o tom que escolheu, experimente primeiro com acessórios ou saias – itens que não afetarão o esquema de cores da parte superior do corpo.

Azul

Sendo um antípoda do vermelho, o azul afeta nossa fisiologia ao reduzir a pressão arterial. Esteja você planejando relaxar após um dia árduo de trabalho ou se preparando para um primeiro encontro muito importante, usar azul é a opção infalível. Esta cor certamente a ajudará a relaxar e a criar uma primeira impressão positiva!

Se a tonalidade ficar muito escura, você deve suavizar a imagem combinando seus itens azuis com roupas neutras ou de cores claras.

Verde

Outra cor que pode acalmar e revigorar ao mesmo tempo. O verde tem muitos tons, o que o torna adequado para todos os tipos de pele. Se você quiser acentuar seus itens verdes, use acessórios de cores neutras. Ao usar um tom suave, você pode brincar combinando itens verdes com joias ou um chapéu de cores vivas. Seja qual for sua escolha, tente não exagerar!

Violeta

Esta cor é essencial para criar uma impressão experiente e autoconfiante. Por exemplo, recomendamos que você use violeta para uma entrevista de emprego. “Itens violeta podem fazer um rosto jovem parecer mais maduro”, observa Jeannie Mai.

Preto

A cor que combina com todos! Quando se trata de roupas, o preto é famoso por criar um efeito visual elegante. De  modo geral, os itens de cor preta podem criar uma impressão dupla de tristeza e elegância exacerbada. Para garantir que sua roupa preta a faça se sentir glamorosa em vez de mórbida, recomendamos compensá-lo com um único detalhe ou ornamento de cor brilhante!

Laranja

Uma cor que combina a qualidade ensolarada do amarelo e a profundidade do vermelho. O laranja é considerado ideal para estimular a atividade e despertar a criatividade. Mas você deve compensar essa cor tão autossuficiente com algo discreto. Tente usá-lo em combinação com cores frias ou neutras.

E aí, que tal dar uma espiada em seu guarda-roupa e ver se as suas roupas realmente combinam com você e com aquilo que quer demonstrar? Caso isso não aconteça, não se estresse. Lembre-se dessas dicas para as próximas peças que for comprar e pouco a pouco vá adaptando o seu guarda-roupa. Lembrando sempre que a melhor roupa é aquela com a qual a gente se sente bem, certo?

Leia também:

Protagonistas – moda é diversidade e inclusão

O guarda-roupa da nova executiva

Movimento body positive luta para quebrar estereótipos

Busque seu propósito. Deixe o seu legado.

Rê Spallicci

Renata Spallicci

Empresária, escritora, palestrante, coach e influenciadora digital, empreendedora, rainha de bateria da Barroca Zona Sul e campeã de fisiculturismo, Renata é inspiração para que as pessoas busquem, sempre, se autoconhecer e assim superar os desafios e trilhar a jornada rumo à realização dos seus sonhos.

renataspallicci.com.br
fitdobem.com.br
dosonhoarealizacao. com.br