Realização

Hoje é dia de agradecer.

6 min de leitura

Hoje é dia de agradecer

Já que importamos a Black Friday que tal importar também o sentimento de gratidão?

 26 de novembro de 2020

Não é só nos Estados Unidos que se comemora hoje o dia de Ação de Graças. No Canadá, em algumas Ilhas do Caribe, e até no Brasil, também é lembrado. E existe um porquê bastante interessante desse dia ter sido instituído, e  que vale a pena ser contado.

Vamos à história:

Vamos à história:

Em 1620, alguns ingleses chegaram à região de Massachusetts e fundaram a Vila de Plymouth. A metade do grupo morreu no primeiro inverno rigoroso da região. E os que restaram foram ajudados pelos povos indígenas que já viviam ali. Além de receberem suprimentos para continuar a viver, os ingleses também aprenderam a caçar e a plantar com eles. E a primeira colheita com a ajuda dos nativos foi um sucesso. Resultado: três dias de banquete de agradecimento dos ingleses aos indígenas, que ficaram marcados na história como exemplo de união desses povos.

Esse dia de “graças”, dia de agradecer, passou a fazer parte da vida dos americanos alguns anos depois, quando o presidente Franklin Roosevelt o decretou em 1941.

Como muitos de nós não podíamos imaginar nada além daquele peru recheado sobre a mesa (que com certeza você já viu em alguns filmes) para celebrar o Thanksgiving, a data é assim carinhosamente chamada pelos americanos do norte, em cada quarta quinta-feira de novembro. Mas, como muitos de nós também estamos adotando a palavra “gratidão”, como forma de retribuirmos atitudes ou situações que nos agradam, o dia de Ação de Graças pode ser também  tempo de reflexão sobre o alcance dessa “graça”, cuja origem latina é “gratia”.

Muito além da tradição

E, praticando um pouco mais profundamente esse desejo de reflexão, penso que gratidão vai muito além de agradecer, sabia? Você não acha que gratidão deve ser um estado de espírito constante, porque diz respeito ao privilégio de estarmos vivos, inclusive? Nesse sentido, o Thanksgiving tem um significado bastante emocionante para a história americana, e todos os cidadãos daquele país agradecem nesse dia tudo o que lhes aconteceu de bom durante o ano. Acho isso lindo! E espero que cada um deles tenha conhecimento da origem desse sentimento compartilhado nesse dia.

Agradecer é sempre bom. Ser grato é fundamental para a nossa alma. É algo que nos preenche, nos completa. Receber é muito gostoso, claro, mas a experiência de agradecer conscientemente pelo que recebemos gera um prazer e um sentido de pertencimento à humanidade, de ser parte de algo maior, de estar num lugar comum a todos e de ter um grande significado para as nossas vidas. Penso que, na verdade, gratidão deve nos remeter a tudo isso, quando paramos pra pensar um pouco no quanto esse sentimento é vital para a nossa felicidade. A palavra gratidão pode parecer piegas muitas vezes, em outras, soar quase banalizada de tão usada, mas ela é imprescindível para a nossa sobrevivência.

Agradecer é fundamental para a saúde.

Mas agradecer o que exatamente? A tudo, eu diria. À vida que nos foi concedida, ao tempo que temos para usufruir dela, aos mecanismos de sobrevivência, a tudo o que aprendemos e a quem nos ensina, a quem nos protege e nos ama. Aos amigos por serem amigos, aos parentes por serem parte de uma mesma família (os indígenas de tribos diferentes só se chamam assim, sabia?), à natureza tão pródiga e merecedora do nosso respeito, às pedras no caminho porque elas nos fazem parar e pensar antes de seguir, à ciência que nos permite viver mais e melhor, ao ser humano em constante evolução, à fé que nos ampara,  enfim, precisamos saber agradecer ou sermos gratos a tudo o que nos cerca. Incluindo o que pensamos em só repelir e maldizer. Esse exercício é valioso e faz parte do aprendizado.

Sem apelar para nenhuma corrente religiosa ou filosofia de botequim, mas pensando junto com você um pouco mais sobre esse assunto, a gratidão é algo tão grandioso que devemos fazer uso dela, sim, também em horas não tão felizes. Porque reconhecer em algo que nos faz mal uma oportunidade para melhorarmos e evoluirmos é um sinal de grandeza. É um sinal de não desistência, de perseverança, de resistência, de resiliência. De crescimento.

Estamos aprendendo o significado dessas palavras a duras penas, principalmente neste ano. Mas, ser grato a essa possibilidade e a tudo o que nos garante vivê-la, é o que devemos praticar a cada dia. Penso que daqui até o final desse 2020, temos tempo o suficiente para agradecer, agradecer, agradecer. Temos tempo para pensar exercitar esta prática tão necessária para a saúde de nosso corpo e de nossa alma.

Um ótimo Thanksgiving pra todos nós.

E uma excelente prática pra você!

Leia também:

O poder da gratidão e a força das palavras

Psicologia positiva – saiba como transformar a sua vida

Mude a sua vida com a reprogramação mental positiva

Busque seu propósito. Deixe o seu legado

Rê Spallicci






Nova rede social foca na exclusividade Realização

Nova rede social foca na exclusividade
Um Natal diferente, de renúncias e amor… Realização

Um Natal diferente, de renúncias e amor…
Você sabe o que é Mansplaining? Realização

Você sabe o que é Mansplaining?
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68


Open chat
Fale comigo!
Siga nas redes sociais

Política de Privacidade   Contato   Sobre


Open chat
Fale comigo!