Carnaval

Do carnaval ao fitness, brasileira veste as musas do WBFF

Alex Davey, designer oficial do WBFF e responsável pelo themewear de Renata Spallicci, em sua primeira competição na federação, conta de que modo entrou no mundo fitness e sobre sua carreira, desenhando roupas para as musas fitness de todo o mundo.

 30 de junho de 2016
7 min de leitura

WBFF - Do carnaval ao fitness

Que brasileiro é especialista em carnaval, isso ninguém duvida! Mas que esse talento e criatividade para fantasias ditam moda em um dos maiores eventos de fitness do mundo, o WBFF, é ainda novidade pra muita gente.

A responsável é a designer paulistana radicada em Londres, Alex Davey, que, nos últimos anos, integra o time do WBFF, sendo considerada pela federação a designer oficial dos biquínis e fantasias do evento. E imaginar que o caminho de Alex e WBFF se cruzaram quase que por acaso!

Nascida em São Paulo, Alex é formada pela Escola Pan-americana de Arte de São Paulo e começou sua carreira no mais famoso carnaval do mundo, o do Rio de Janeiro. Até que, em 1996, ela resolveu se mudar para Londres para estudar moda. Mas o sangue do carnaval já pulsava alto em suas veias, e logo Alex se viu envolvida um dos mais famosos carnavais da Europa, no bairro londrino de Nothing Hill,.

E após anos trabalhando nesse setor e em fantasias para shows e eventos, um pedido de uma amiga, a hoje quatro vezes campeã mundial do WBFF, Andreia Braizer, mudou os rumos de sua carreira. “Eu e a Andreia já éramos amigas e, por coincidência, íamos casar no mesmo ano. Combinamos de nos encontrar para trocar figurinhas sobre como seriam nossos casamentos e, no papo vai, papo vem, sabendo ela do meu envolvimento com moda e carnaval, me pediu para fazer-lhe a maquiagem  para um dos eventos do WBFF. E, além do makeup, ela pensava em inovar e usar como themewear asas no estilo das angels da Victoria’s Secret”, relembra.

Alex topou o desafio de fazer a roupa para a amiga, e Andreia foi um verdadeiro sucesso na competição. “Ela revolucionou, porque até então as mulheres iam de Mulher Maravilha, Batgirl, e aí ela chegou lá com asas enormes, numa mistura do nosso carnaval com Victoria’s Secret, e arrasou. Foi campeã, e o WBFF começou a se interessar por mim”, relembra.

Percebendo o interesse da competição em sua técnica e criatividade, Alex resolveu trabalhar duro e, em uma edição da competição na Dinamarca, vestiu mais de 20 competidoras. “Foi meu xeque-mate. Fiz fantasias cheias de plumas, bem Carnaval, e encantamos a todos. Mas não consegui nenhum contato com o Paul Dillet, presidente do WBFF, e voltei para Londres bem frustrada.”

Mas, no mesmo dia em que chegou a Londres, vindo da Dinamarca, o telefone de Alex tocou e, do outro lado, estava justamente Paul Dillet, e melhor, ele estava em Londres exatamente para falar com ela! “Foi assim que ele me convidou para ingressar nesse mundo maravilhoso do WBFF”, conta.

Logo a demanda de costumes e biquínis começou a aumentar consideravelmente e Alex convidou uma outra brasileira também radicada em Londres, Renata Massacessi, para  ajudá-la na produção. Desse modo, as  duas se tornaram  designers oficiais do evento, em todo o mundo.

 

De designer à instrutora de palco

Mas a parceria de Alex com o WBFF vai além da criação dos themewears. Alex tornou-se também stagecoach, ajudando as atletas a desfilarem de acordo com o estilo criado pelo WBFF. “Não queríamos que as atletas fizessem poses como atletas de fisiculturismo, queríamos algo como uma caminhada normal, mas com feminilidade, graça. Foi essa técnica que ajudei o WBFF desenvolver e passo para as atletas”, revela.

Alex dá coaching, a distância,  para diversas atletas,  por meio de vídeos. Ela manda as dicas para as alunas que têm que gravar suas performances e compartilhar com Alex que vai dando suas dicas e corrigindo as posturas e poses. “É um trabalho que exige das atletas muito empenho e cuidado com os detalhes. Fazer com que consigam  tudo o que exigimos e, em cima do salto, é um desafio e tanto”, comenta.

E, se a palavra é desafio, o assunto é com Alex mesmo! Afinal, não é nada fácil fazer roupas para diversas competidoras, seguindo os padrões do WBFF e respeitando a individualidade de cada atleta. “Haja criatividade”, brinca Alex.

 

O trabalho com Renata Spallicci

 

Renata Spallicci fantasia WBFF

 

E foi exatamente a criatividade e a competência de Alex que fizeram com que Renata Spallicci escolhesse a profissional, tanto como designer quanto  stagecoach para o seu primeiro desafio no WBFF.  Alex a acompanhou desde o começo do seu preparo e vibrou muito com o terceiro lugar alcançado pela Renata logo na sua primeira competição. “Quando a gente vê uma atleta nossa premiada, esse é o momento de glória e de maior recompensa para nós! E ver o esforço, a dedicação e a evolução da Renata foi muito gratificante”, confessa.

 

Renata Spallicci Diva Fitness WBFF

 

Sempre de olho no futuro, ela já faz planos para as próximas competições da Renata, visando pontos onde a atleta pode melhorar para ter uma performance cada vez melhor. “Mas isso é segredo, um assunto entre mim e ela”, finaliza a sempre bem-humorada estilista.

Alex Davey é mais um exemplo do que a competência e criatividade do brasileiro podem fazer quando aliadas  à dedicação e à busca pela melhoria constante! Da passarela do samba para as mais importantes passarelas fitness, o talento de Alex vai continuar brilhando por muito tempo, assim como as suas belas fantasias.

Quer conhecer mais sobre o WBFF? O que é, quais as categorias e detalhes do maior show fitness do planeta? Confira o vídeo que eu fiz, explicando tudinho para vocês!

https://www.youtube.com/watch?v=HfAi1Q1csz0&feature=youtu.be

Leia também

Pronta para um novo desafio

Vida de bodybuilder: como manter a dieta em viagens de longa distância

Minha rotina para o WBFFComo identifiquei pontos que poderia aprimorar no meu corpo e me preparei para competir

Desfile e Themewear para o WBFF

WBFF – cheguei ao meio do caminho

Jaqueline Khury, em entrevista exclusiva, fala sobre WBFF, planos e sua vida fitness

Minha primeira competição no WBFF: uma jornada inesquecível

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci