fbpx Renata Spallicci - coronavírus-alimentos– como uma boa alimentação pode ajudá-lo a se prevenir do pior na pandemia do coronavírus

reforce sua imunidade contra o coronavírus

RENATA SPALLICCI

Saúde

18/03/2020

Reforce sua imunidade contra o coronavírus

Alimentos e atitudes para aumentar o sistema imunológico e se fortalecer contra o coronavírus

4 min de leitura

Estamos vivendo um período único na história da civilização moderna. Nunca tivemos uma pandemia nas proporções do COVID-19 e estamos todos assustados com os efeitos que esta situação possa ter.

Enquanto não tivermos uma vacina, tudo o que podemos fazer é seguir à risca as recomendações das autoridades de saúde, ficar o mais tempo possível em casa, evitando aglomerações, e tudo mais que temos ouvido incessantemente em todos os meios de comunicação.

Mas, além dessas atitudes que são essenciais para o bem coletivo, há também algo que você pode fazer para tentar se fortalecer, caso o pior aconteça, e você entre em contato com o vírus: melhorar a sua imunidade!

Boa alimentação e hábitos saudáveis

O reforço da imunidade, por meio de uma boa alimentação e hábitos mais saudáveis, pode ser essencial para quem busca se proteger da pandemia de coronavírus.

Afinal, por se tratar de um vírus, se você for infectado, não há muito que fazer, além de deixar seu corpo se defender. E, para que ele faça isso de uma maneira eficaz é preciso que você tenha dado a ele as ferramentas corretas, ou seja: alimentação saudável, boa qualidade de sono, manutenção do exercício físico de rotina, boa hidratação e redução do estresse.

Em tempos de fake news, não acredite em receitas milagrosas para conter o vírus, porque elas não existem. O que há são atitudes que podem reforçar o seu sistema imunológico, tais como:

– Consumir frutas e vegetais em boa quantidade;
– Evitar dietas muito restritas no momento;
– Dormir e se hidratar bem;
– Evitar o estresse e o consumo de bebidas alcoólicas em excesso (podem fragilizar o sistema imune);
– Incluir alguns alimentos que talvez não façam parte da sua rotina, mas que são fundamentais: cúrcuma, alho, cebola, própolis, vegetais verdes escuros, castanhas, acerola, laranja, kiwi, limão, frutas vermelhas, gengibre, romã. 
-Caso sua vitamina D esteja baixa, pode ser uma boa hora para começar a suplementar. Verifique com seu médico se há necessidade. 

Estresse também baixa a imunidade

Sim, a situação é ruim de todas as formas: preocupação com a saúde, filhos confinados em casa sem ter o que fazer, incertezas com a economia. Eu sei! Mas esta é uma situação excepcional e mundial e não existe algo que possamos fazer a respeito a não ser esperar! Por isso, tornar este momento já tão difícil mais uma fonte de estresse demasiado e ansiedade só vai piorar o quadro.

A capacidade de combater doenças e enfermidades depende de vários fatores, alguns dos quais estão além do nosso controle, mas a maneira como reagimos ao estresse e à saúde geral do sistema imunológico são coisas que podemos influenciar. Se não conseguirmos mudar nossa resposta aos estressores, nos encontraremos em uma batalha hormonal constante que levará à imunodepressão do nosso organismo e aí…

O estresse contínuo nos torna suscetíveis a doenças, porque o cérebro envia sinais de defesa para o sistema endócrino, que libera uma série de hormônios que não apenas nos preparam para situações de emergência, mas também deprimem severamente nossa imunidade ao mesmo tempo.

Por isso, é fundamental que todos se esforcem para manter um ambiente harmônico em casa e no trabalho, apesar de todas as dificuldades.

Na próxima semana, vou trazer um artigo sobre como podemos agir para manter a sanidade em tempos de quarentena!

Até lá! E, por favor, cuidem-se!

Leia também:

Coronavírus: o que é e como se prevenir
Como as empresas estão se preparando para superar o coronavírus
Coma de forma correta para evitar inflamações

Busque seu propósito. Deixe seu legado.
Rê Spallicci

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

renataspallicci.com.br
fitdobem.com.br
dosonhoarealizacao. com.br