Beneficios do Kefir

RENATA SPALLICCI

Dietas

05/11/2018

Kefir – Bebida que faz bem para saúde e ajuda a perder peso

Bebida fermentada que lembra o iogurte é febre nos Estados Unidos e Europa

Vocês já ouviram falar sobre o Kefir? Sabem o que é e para que serve? Talvez vocês já o tenham visto de relance, folheando uma revista, ou até mesmo em um supermercado, mas nem se deram conta a respeito. E se eu lhes falar que é uma bebida deliciosa, faz bem para saúde e que, além de tudo, ajuda a emagrecer?? Interessaram-se, né? Rs…  Ah, imaginei!! Rs… Por isso, fui conhecer mais sobre este alimento que faz tanto sucesso no exterior, e agora, conto tudinho em detalhes aqui para vocês! Vamos lá?

O que é kefir?  

O que é Kefir?

O kefir é uma bebida fermentada que tem um gosto semelhante ao iogurte, porém  ligeiramente mais picante. O leite lácteo é o ingrediente base mais comum para o kefir, mas alternativas não lácteas, como leite de cabra, leite de coco, leite de arroz, leite de soja, e até mesmo água de coco, podem ser usadas.

Como o kefir é feito

O método de preparar  kefir é uma das principais diferenças entre ele e o iogurte. O de leite tradicional usa grãos de kefir e leite de vaca integral – embora agora se possa encontrá-lo feito de leite de cabra, ovelha e leite de coco também.

Os grãos de kefir não são realmente grãos, mas pequenas contas gelatinosas que se parecem com grãos, contendo uma variedade de bactérias e leveduras.

Estes grãos são então colocados em um frasco de vidro, embebido em leite, coberto e deixado à temperatura ambiente por um período mínimo de 24 horas. Isso permitirá que as bactérias e leveduras fermentem a lactose (açúcar natural no leite) em ácido lático, ativando as bactérias para proliferar e crescer.

Após cerca de 24 horas à temperatura ambiente, os grãos são coados e transferidos para um novo lote de leite e usados ​​novamente para permitir que eles continuem reproduzindo – este ciclo pode ser continuado indefinidamente.

O kefir está agora pronto para beber. Os grãos se multiplicarão, desde que sejam mantidos em leite fresco na temperatura certa. Quando o produto é colocado na geladeira, a temperatura fria inibe o processo de fermentação.

Benefícios nutricionais

Muitos dos ingredientes do kefir são benéficos e podem fornecer uma ampla gama de benefícios para a saúde. As altas quantidades de cálcio em combinação com a vitamina K2, por exemplo, podem ser úteis para melhorar a saúde dos ossos e reduzir o risco de osteoporose. Da mesma forma, o potássio no kefir é fundamental para apoiar a saúde do coração.

Em última análise, porém, são os efeitos colaterais distintivos dos grãos especiais do kefir que dão a ele o seu mais potente benefício para a saúde.

E estes benefícios adicionais são decorrentes dos probióticos, os quais são conhecidos como “bactérias amigáveis”, que podem aliviar os sintomas de diversos problemas digestivos e intestinais.

Os grãos de kefir contêm cerca de 30 cepas de bactérias benéficas, e algumas incluem as bactérias lactobacillales – ou ácido láctico (LAB). O Lactobacillus  kefiri, que é um LAB exclusivo do kefir, pode inibir o crescimento de algumas bactérias nocivas, como salmonela, h-pylori e e-coli, e são, inclusive,utilizadas no tratamento de alguns distúrbios inflamatórios intestinais.

Kefir ajuda a perder peso?

Se estão querendo perder peso, chegamos à  parte que mais vai lhes interessar! Os muitos benefícios para a saúde dos probióticos – e existem muitos deles! – provêm de sua capacidade de trazer equilíbrio ao microbioma intestinal, uma população de trilhões de bactérias que chamam seu trato digestivo de lar.

Ao ajudar a melhorar a saúde do seu microbioma intestinal, os probióticos podem afetar profundamente a forma como o sistema processa os alimentos e, assim, altera a taxa metabólica.

E como vocês sabem, isso é fundamental para qualquer pessoa que esteja tentando perder peso. Afinal é a taxa metabólica que determina quantas calorias se  queima a cada dia.Logo, aumentar a taxa metabólica pode significar toda a diferença.

Além disso, pesquisas descobriram uma série de maneiras pelas quais os probióticos afetam o metabolismo. Por exemplo, pesquisadores do Imperial College London descobriram que os probióticos ajudam o corpo a metabolizar os ácidos biliares. Como os ácidos biliares são essenciais para decompor a gordura, aumentar a quantidade de probióticos em sua dieta pode desencadear uma reação em cadeia que diminui a quantidade de gordura que o corpo armazena. Bom, hein??

Outros estudos demonstraram que os probióticos desempenham um papel na regulação dos níveis de vários hormônios, o que, por sua vez, afeta o metabolismo e reduz o risco de obesidade.

Os cientistas até testaram diretamente os efeitos do aumento da ingestão de probióticos na perda de peso, e descobriram que os probióticos isolados podem ser capazes, sim, de aumentar a perda de peso em geral, reduzindo a gordura corporal.

Em resumo, há um crescente consenso científico de que os probióticos – seja de alimentos como o kefir ou de um suplemento probiótico diário – têm um papel fundamental a desempenhar quando se trata de perder peso e mantê-lo.

Há algum efeito colateral?

Como o processo usado para fazer o kefir pode variar entre as diversas marcas, é difícil monitorar sua força. Então, alguns produtos podem ser fontes mais fortes de bactérias probióticas do que outras.

Se vocês não estão acostumados com probióticos ou alimentos fermentados, é sensato começar com uma pequena quantidade e aumentar lentamente. Algumas pessoas relatam sintomas digestivos como inchaço, constipação ou diarreia ao introduzir probióticos na dieta.

Ah! E atenção! Pessoas com um sistema imunológico comprometido devem falar com um profissional de saúde antes de tomar probióticos, combinado?

Bom, é isso! Acho que agora o kefir não vai mais passar despercebido por vocês nas prateleiras dos supermercados ou nas folhas das revistas! Se curtiram a matéria e pretendem experimentar, depois me contem o que acharam,  tá??

 

Leia também:

Dieta do vinagre de maça funciona?

Conheça a dieta lowfoodmap

Grão-de-bico é saboroso, saudável e ajuda na perda de peso

 

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci

 

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

www.renataspallicci.com.br
www.fitdobem.com.br
www.dosonhoarealizacao.com.br