Saiba todas as tendências do mundo fitness em 2018

RENATA SPALLICCI

Fitness

09/11/2017

Conheça todas as tendências fitness para 2018

Conheça o resultado da pesquisa realizada pela Health & Fitness Journal do American College of Sports Medicine (ACSM) que define os prováveis rumos do mundo fitness para o próximo ano.

Eu sou superantenada em tudo o que acontece no meio fitness! Afinal, além de adorar este mundo, tenho o compromisso com vocês de trazer sempre todas as novidades que estão rolando por aí!

E não sei se vocês sabem, mas há 12 anos, os editores da Health & Fitness Journal do American College of Sports Medicine (ACSM) circularam uma pesquisa eletrônica para milhares de profissionais ao redor do mundo para determinar as tendências de saúde e fitness para o ano seguinte.

A ideia da pesquisa é ver quais são as práticas e hábitos esportivos que estão mais em alta e catalogá-los, servindo de referência para toda a indústria fitness e, por que não, para quem curte praticar exercícios e estar por dentro das novidades. Neste ano, o levantamento contou com a participação de cerca de quatro mil profissionais.

Perceba que a pesquisa indica tendências e não modismos, entendendo por tendência um desenvolvimento geral ou mudança na forma como as pessoas estão se comportando, enquanto modismo é algo que alcança um expressivo entusiasmo, mas por um breve período.

E aí, curiosos para saber o resultado?

Então, vamos lá! Eu separei as principais tendências para compartilhar com vocês!

As dez mais votadas

Fitness HIT

Treinamento de Intervalo de Alta Intensidade (HIIT): ele já foi o grande líder nos últimos anos, mas, em 2016, caiu para o segundo lugar e agora voltou a reinar absoluto. E, se você quiser conhecer mais sobre este treino, é só clicar no meu artigo: HIIT: o treino do momento

Treinamento em grupo

Treinamento em grupo: Os programas de grupo são projetados para serem motivadores e eficazes para pessoas em diferentes níveis de aptidão física, contando com instrutores que usam técnicas de liderança que ajudam os indivíduos a alcançarem os resultados desejados.

Tecnologia Wearable

Tecnologia Wearable: a tecnologia chegou com tudo no mundo fitness, incluindo relógios inteligentes, monitores de frequência cardíaca e dispositivos de rastreamento GPS. Dê uma conferida no meu artigo Cinco aplicativos que vão ajudar você a entrar em forma e saiba mais sobre esta tendência.

Treinamento com peso corporal

Treinamento com peso corporal: o treinamento com peso corporal usa equipamentos mínimos, tornando-o mais acessível. Não se limitando apenas a flexões e abdominais, esta tendência permite que as pessoas consigam um treinamento simples, pois é possível fazer em qualquer lugar.

Treinamento de força

Treinamento de força: o treinamento de força continua a ser uma ênfase central para muitas academias. A incorporação de treinamento de força é uma parte essencial de um programa completo de exercícios para todos os níveis e gêneros de atividade física. (Os outros componentes essenciais são o exercício aeróbio e a flexibilidade).

Profissionais especializados

Profissionais de fitness especializados e experientes: em decorrência da disseminação de academias e programas de saúde, cada vez mais os profissionais do ramo estão buscando certificações e especializações.

Mente e corpo

Yoga: : o tradicional yoga que utiliza uma série de posturas corporais específicas praticadas para a saúde e relaxamento continua em alta. Isso inclui Power Yoga, Yogalates, Bikram, Ashtanga, Vinyasa, Kripalu, Anurara, Kundalini, Sivananda, e outros.

Personal Trainer

Personal trainer: cada vez mais os alunos estão querendo treinamentos individualizados, o que torna a figura do personal mais requisitada.

Treinamento para melhor idade

Programas de treinamento para melhor idade: em virtude do   envelhecimento da população e  aumento da longevidade, investir em programas para a terceira idade vem sendo uma tendência do mercado. Afinal, mais do que ter uma vida longa, queremos ter mais qualidade de vida na velhice, não é mesmo?

Fitness funcional

Fitness funcional: esta é uma tendência para o uso de treinamento de força com o objetivo de melhorar o equilíbrio e facilitar as atividades da vida diária. Os programas de fitness funcional e aqueles especiais para adultos mais velhos estão intimamente relacionados.

Outras tendências destaque da lista

A lista das mais votadas da Health & Fitness Journal do American College of Sports Medicine (ACSM) inclui ainda outras tendências. Separei aqui as que têm mais a ver com a realidade brasileira. Confira:

Exercício e perda de peso

Exercício e perda de peso: programas de perda de peso têm sido uma das 20 principais tendências, desde o início da pesquisa. A combinação de exercício e perda de peso enfatiza a restrição calórica com um programa de exercícios.

Exercício é saúde

Exercício é saúde: esta é uma iniciativa de saúde global que está focada em encorajar médicos a incluírem atividades físicas aos tratamentos de seus pacientes, encaminhando-os para profissionais de educação física. O programa está comprometido com a crença de que a atividade física é essencial na prevenção e tratamentos de doenças e deve ser regularmente avaliada. A iniciativa também incentiva os profissionais de educação física a desenvolverem relacionamentos significativos com os profissionais da área da saúde, para que eles tenham a confiança necessária para encaminhar rotineiramente seus pacientes.

Treinamento pessoal em grupo

Treinamento pessoal em grupo: o treinamento pessoal em grupo continua a ser uma tendência em 2018. O treinador pessoal continua a fornecer aos clientes que esperam um treinamento individual (veja a tendência número 8), mas agora em um grupo pequeno, normalmente de duas a quatro pessoas. Além disso, oferece descontos para cada membro do grupo e cria um incentivo para que os clientes juntem grupos pequenos (em oposição ao treinamento pessoal individual, muitas vezes caro).

Atividades ao ar livre

Atividades ao ar livre: caminhadas, canoagem, surfe, corrida são exemplos de atividades ao ar livre. Também podem incluir programas de alta aventura, como tracking e alpinismo. A tendência de profissionais de fitness oferecerem atividades ao ar livre para seus clientes começou em 2010. Alguns treinadores pessoais usaram atividades ao ar livre como uma forma de treinamento pessoal em pequenos grupos.

Treinamento de circuito

Treinamento de circuito: o treinamento de circuito apareceu pela primeira vez  na lista dos 20 mais em 2013. Semelhante ao HIIT, mas com uma intensidade muito menor, o treino normalmente inclui um grupo de cerca de dez exercícios que são completados em sucessão e em uma sequência predeterminada. Cada exercício é realizado para um número especificado de repetições ou para um período definido antes de um rápido descanso.

Wellness coaching

Wellness coaching: esta é outra tendência que eu já havia comentado aqui no blog. Na matéria Wellness coaching é filosofia que inspira o autoconhecimento e vai muito além de uma técnica para emagrecer, você pode conhecer mais sobre o treinamento de bem-estar que é a integração da ciência da mudança comportamental com a promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação.

E você? Qual a tendência que vem lhe entusiasmando e que pretende seguir futuramente? Lembrando que 2018 está batendo à porta e nada melhor do que começar a planejar seu próximo ano desde já! Afinal, planejamento é fundamental tanto na vida como no esporte!

Espero que tenham gostado e, seja qual for a sua tendência, o importante é praticar exercícios regularmente! A sua saúde e a sua qualidade de vida dependem disso!

 

Busque seu propósito. Deixe o seu legado.

Renata Spallicci

 

Leia também

Projeto verão 2018: como conquistar o corpo que deseja até o verão

Crossfit: muito mais do que um amor de verão

Como ganhar massa magra e definir o seu corpo

 

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

www.renataspallicci.com.br
www.fitdobem.com.br
www.dosonhoarealizacao.com.br